9 de julho de 2010

A TÁBUA ESMERALDA


Os alquimistas afirmaram que a fórmula universal contida na Tábua Esmeralda foi a base de toda a tecnologia espiritual, introduzida 10000 anos atrás, no Egito antigo.
Esta fórmula consiste em sete operações sucessivas executadas seja no plano físico, psicológico ou espiritual.

Uma das ferramentas para nos guiar através deste processo, usado também pelos alquimistas, são os símbolos contidos nas mandalas.

A mandala meditativa acima foi publicada, pela primeira vez, em 1759, como uma ilustração para o livro Azoth dos Filósofos, pelo alquimista alemão Basil Valentine. Esta mandala apresenta o ciclo completo do processo alquímico, ou como os alquimistas chamavam, ‘A Grande Obra’.

Nela, também está apresentada a união dos opostos como o caminho da transformação, que leva à integração do ser humano. Estes opostos estão simbolizados pelo rei e a rainha, relacionados aos pensamentos e aos sentimentos. Ela também envolve os sete primeiros números místicos.

Inscrito ao redor da mandala está o acróstico da palavra VITRIOL (Vitríolo) o qual está composto pelas palavras: ‘Visita Interiora Terra Rectificando Invenies Occultum Lapidem’, que querem dizer, ‘Visitando o Interior da Terra, em Purificação, você Descobrirá a Pedra Oculta’.

Na parte central da mandala está o rosto do alquimista barbudo, prestes a iniciar a grande obra, e é ai onde o Iniciado coloca sua atenção para começar seu trabalho meditativo visando integrar o simbolismo ao redor deste centro.

Esta mandala trabalha a integração do ser humano levando ao encontro com a sua parte divina, libertando-o das próprias amarras impostas pelo externo e aceitas por ele mesmo.

Trecho da Tábua de Esmeralda:

"É verdade, correto e sem falsidade, que o que está em baixo, é como é em cima, para cumprir-se a Grande Obra.

Como todas as coisas derivam-se da Coisa Única, pela vontade e pela palavra daquele Único que as mentalizou, assim também tudo deve a sua existência a esta Unidade, pela ordem Natural, e tudo pode ser aperfeiçoado por adaptação àquela Mente.

Seu pai é o Sol; sua mãe a Lua, o Vento a transporta em seu ventre, sua nutris é a Terra.

Este ente é o pai de todas as coisas do Mundo.

Seu poder é imenso e perfeito, quando novamente separada da Terra.

Separas pois o Fogo da Terra, o sutil do denso, mas com cuidado, com grande habilidade e critério.

Ela sobe da Terra ao Céu e novamente desce à Terra, renascendo e assim tomando para si o poder de Cima e o poder de Baixo.

Desta forma o esplendor do mundo será todo teu, possuirás todas as glórias do universo e quaisquer trevas afastar-se-ão de ti.

Nisso consiste o poder poderoso de todo poder; capaz de vencer todo o sutil e penetrar tudo o que é sólido.

Do mesmo modo o universo é criado.

De lá vem as realizações maravilhosas, e seu mecanismo é o mesmo.

É por isso que sou chamado Hermes Trimegisto, possuindo poder sobre os três aspectos da filosofia universal.

O que eu disse da obra-mestra da Arte Alquímica, a Obra Solar, aqui está dito e encerra tudo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!