10 de julho de 2010

GEOMANCIA

A Geomancia é um dos oráculos mais antigos existentes. Suas origens remontam à África, embora tenham MUITAS semelhanças com o I-Ching chinês.

O próprio Mestre Jesus(Yeshua) é retratado em diversos Apócrifos como tendo “escrito nas areias” antes de responder aos questionamentos de alguns homens que o procuravam. Como Essênio, é muito claro que ele era também um Mestre de Geomancia.

Da Geomancia originaram-se os Ifás e as Runas; e de seus estudos aprofundados com a Kabbalah e o Livro de Toth, os mamelucos desenvolveram no Egito o “Tarock Mamluk”, que posteriormente deu origem às 78 lâminas do Tarot.

O princípio pela qual este oráculo funciona é relativamente simples. O consulente entra em um estado alterado de consciência (recomendo o exercício da Vela, que já postei aqui no Blog, para exercitar este estado do “não-pensar” necessário em diversos exercícios esotéricos) e vai traçando pontos sobre um papel (ou fazendo marcas na areia com um bastão).

Faz quantos pontos quanto sentir necessários, sem contar, passando para a linha seguinte, e repetindo o procedimento por 4 vezes, até formar quatro linhas de pontos.

Quando sair da meditação sobre o problema, o consulente vai riscando os pares de pontos em cada linha, até chegar a uma última fileira apenas, que terá 1 ou 2 pontos.
Estas combinações fazem 16 tipos de imagens possíveis, exemplificadas no desenho que abre este tópico.

As combinações estão ligadas diretamente aos Planetas da alquimia, e por correspondência, aos Planetas e Signos da Astrologia. Assim sendo, temos Sol (Fortuna Major e Fortuna Minor), Lua (Populus e Via), Mercúrio (Albus e Conjuntio), Vênus (Puella e Amissio), Marte (Puer e Rubeus), Jupiter (Acquisitio e Laetitia), Saturno (Tristitia e Carcer) e o Dragão, representando a própria Árvore da Vida (Caput Draconis e Cauda Draconis).



Os traços eram feitos para quatro aspectos da vida do Consulente:
Fogo (tratando de questões espirituais),
Água (tratando de questões emocionais),
Ar (tratando de questões intelectuais) e
Terra (tratando de questões materiais).

A combinação de todas as 16 linhas dá ao consulente uma visão clara de como estãos as luzes astrais ao seu redor no momento da consulta.É um mecanismo simples e muito prático, que pode ser consultado em qualquer local e originou praticamente todos os Oráculos conhecidos. Para dominá-lo, é necessário ter bons conhecimentos sobre Astrologia Hermética e Kabbalah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!