5 de julho de 2010

ASPECTAÇÕES


Para realizar os cálculos astrológicos, além de observar as influências que exercem os planetas nos distintos signos zodiacais, é importante também tomar em conta as relações que eles têm entre si, segundo as distâncias em que se encontrem uns dos outros. Isto determina o que se chamam os “aspectos”, entre os quais se destacam os seguintes:

– Conjunção: dois planetas estão em “conjunção”, quando se encontram juntos, no mesmo grau de longitude na eclíptica. Em geral se considera uma influência construtiva.

– Oposição: quando estão separados 180º, dividindo o círculo pela metade, o aspecto é inverso ao da “conjunção” e se chama “oposição”, aspecto que em geral se considera “maléfico”, produtivo de fricção.

– Trígono: este aspecto é o que produzem dois planetas separados entre si por 120º, (dividindo ao círculo em três partes, os dois planetas ocupam duas destas partes). Considera-se como o mais favorável de todos e junta dois planetas em signos que correspondem ao mesmo elemento.

– Quadratura: se a separação entre ambos os planetas é de 90º, diz-se que estão fazendo quadratura, aspecto que se julga como o mais desfavorável, ainda que muitas vezes se trata nada mais que de uma prova severa cuja superação se faz necessária.

– Sextil: é o aspecto que se produz quando estão separados 60º, considerado “benéfico”, gerador de atividade e mudanças. Os planetas, neste caso, se encontram em signos harmônicos.

– Quincúncio: a 150º de separação se produz este aspecto, considerado em geral inconexo e contraditório.

Existem também outros aspectos de menor importância, que evitamos mencionar no momento. As distâncias que se dão aqui indicam o aspecto em seu ponto exato e ideal. A influência pode produzir-se ainda que as distâncias difiram um pouco da indicada (às vezes até 5 e 10 graus de diferença).

Deve-se entender que as qualificações que se outorgam aos distintos aspectos, de “benéfico” ou “maléfico”, são-no de maneira geral, e que para determiná-los precisamente é necessário observar o mapa zodiacal em conjunto Um aspecto “maléfico” pode redundar em “benefícios” e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!