5 de julho de 2010

ASTROLOGIA BÁSICA


Todos os planetas percorrem aparentemente a roda do zodíaco, e a duração desse percurso é a que determina o ciclo particular de cada um deles, sendo claros os dos dois chamados “luminares”, o Sol e a Lua, que produzem os ciclos anuais e mensais. As influências que estes planetas exercem na terra variam, segundo se encontrem numa ou noutra casa zodiacal, pois as qualidades destes signos podem ser afins, indiferentes ou hostis aos diversos influxos planetários.

Seguindo o modelo cíclico solar sobre o qual trabalhamos, o primeiro gráfico, representado mais adiante, é a roda dos signos no céu tal como se vê olhando para o norte: Capricórnio corresponde ao inverno e à meia-noite, Áries à primavera e ao amanhecer, etc.

O movimento da roda celeste (em sentido oposto aos ponteiros do relógio) é inverso ao do sol, que se desloca sobre ela em sentido contrário (retrógrado), tal qual o podemos ver na seguinte figura, de uso corrente para efetuar os horóscopos. O movimento do sol é sempre retrógrado, porque se move em sentido contrário ao das estrelas.


Capricórnio se encontra no extremo norte da eclíptica (de onde se deslocará durante 30 dias, até deixar lugar para o signo seguinte) ao meio-dia do dia que corresponde ao solstício de inverno, bem como à meia-noite do correspondente ao solstício de verão, como pontos especialmente destacáveis do ciclo anual, posição celeste que é a que correspondem estas figuras.

Entre os demais dias do ano e, portanto, no simbolismo que expressa dito ciclo, assinalam-se igualmente os momentos do amanhecer no equinócio de primavera e o do crepúsculo no equinócio do outono, ainda que sempre há um momento do dia em que se dá esta posição das constelações pois, como sabemos, a roda zodiacal dá uma volta completa em 24 horas.

Já fizemos a advertência de que, para nossos estudos e cálculos astrológicos, unicamente utilizaremos os sete planetas tradicionais, com exclusão de Urano, Netuno e Plutão, já que estes três últimos foram introduzidos recentemente e os estudos sobre os mesmos são incompletos.

Cada planeta tem um ou dois signos zodiacais que constituem seu domicílio, e se diz que eles regem ou governam nestas casas e que suas influências são complementares. Segundo se depreende do seguinte esquema, os luminares têm um só domicílio, enquanto os outros cinco planetas têm dois, um diurno e outro noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!