5 de julho de 2010

CARTAS DE ELIPHAS LEVI

O Ser é. Isto é incontestável e absoluto. A idéia exata do Ser é a verdade, seu conhecimento é a ciência; sua expressão ideal é a razão; sua atividade é a razão e a justiça.

Dizeis que desejais crer. Para tanto basta conhecer e amar a verdade. Porque a verdadeira fé é a adesão inquebrantável às deduções necessárias da ciência no infinito conjetural.

As ciências ocultas são as únicas que dão a certeza, porque tomam por base as realidades e não as ilusões.

Permitem discernir em cada símbolo religioso a verdade e a mentira. A verdade é a mesma em qualquer lugar e a mentira varia, segundo os lugares, os tempos e as pessoas.

Estas ciências são em número de três: a Cabala, a Magia e o Hermetismo.

A Cabala, ou a ciência tradicional dos Hebreus, poderia ser chamada a matemática do pensamento humano. É a álgebra da fé. Resolve com suas equações todos os problemas da alma, isolando as incógnitas.

Dá as idéias a sensatez e a rigorosa exatidão dos números; seus resultados são a infalibilidade da mente (sempre relativa na esfera dos conhecimentos humanos) e a paz profunda do coração.

A Magia , ou a ciência dos Magos, teve como representantes na antiguidade os discípulos e talvez os mestres de Zoroastro. É o conhecimento das leis secretas da natureza que produzem as forças ocultas dos ímãs naturais ou artificiais , e dos que podem existir ainda fora do mundo dos metais. Numa palavra e para empregar uma expressão moderna, é a ciência do magnetismo universal.

O Hermetismo é a ciência da natureza oculta dos hieróglifos e dos símbolos do mundo antigo. É a investigação do princípio de vida pelo sonho (para os que ainda não chegaram a ele) , a realização da grande obra , a reprodução pelo homem do fogo natural e divino que cria e regenera os seres.

Eis aí, senhor, as coisas que desejais estudar : seu círculo é imenso, porem seus princípios são muito simples e estão contidos nos números e nas letras do alfabeto. “ É um trabalho de Hércules semelhante a um jogo de crianças”, dizem os mestres da santa ciência.

Os requisitos para se sair airosamente deste estudo são uma grande retidão de juízo e amplo ecletismo. Não se pode ter preconceitos e razão por que Cristo dizia: “ Se não tiveres a simplicidade da criança , não entrareis em Malkuth”, isto é , no reino da ciência.

Começaremos pela Cabala, cuja divisão é: Bereshith, Mercavah, Gematria e Temura.
Vosso na sagrada ciência.

A proposição que deveis fazer-vos ao estudar a Cabala é chegar à paz profunda, através da tranqüilidade do espírito e paz do coração.

A tranqüilidade do espírito é um efeito da certeza; o sossego do coração deve-se à paciência e à fé.

Sem a fé, a ciência conduz à dúvida; sem a ciência , a fé conduz á superstição. As duas unidas produzem a certeza e, para juntá-las, não é preciso confundi-las. O objeto da fé é a hipótese e chega a converter-se em certeza quando a hipótese exige a evidência ou as demonstrações da ciência.

A ciência é comprovada por fatos. As leis são inferidas das repetições dos fatos. A generalidade dos fatos em presença de tal ou qual força demonstra a existência das leis. As leis inteligentes são necessariamente desejadas e dirigidas pela inteligência. A unidade das leis faz supor a unidade da inteligência legisladora. A esta inteligência, que estamos obrigados a supor segundo as obras manifestas, mas que não é possível definir que chamamos Deus.

A minha carta chegou as vossas mãos; eis aqui um fato evidente, a minha escrita foi reconhecida, bem como meu pensamento, e deduziste disso que fui eu quem vos escreveu. É uma hipótese razoável, porém a hipótese necessária é a de que alguém escreveu a carta. Poderia ser apócrifa, porém não tendes razão para supô-lo. Se pretendêsseis que a carta tivesse caído do céu, estaríeis beirando o absurdo, estabelecendo uma hipótese absurda.

Não saindo deste método, o espírito adquire uma verdadeira infalibilidade, posto que afirma o que sabe, crê no que deve necessariamente supor, admite as suposições razoáveis, examina as suposições duvidosas e afasta as absurdas.

Toda a Cabala está contida no que os mestres chamaram as trinta e duas vias e as cinqüenta portas.

As trinta e duas vias são trinta e duas idéias absolutas e reais unida aos dez números da aritmética e às vinte e duas letras do alfabeto hebraico.

Eis aqui estas idéias:

Números
1-Supremo Poder , 2- Sabedoria Absoluta , 3-Inteligência Infinita, 4-Bondade,5-Justiça ou rigor, 6-Beleza, 7-Vitória, 8-Eternidade, 9-Fecundidade, 10-Realidade

Letras
Aleph- Pai,
Beth- Mãe,
Guimel - Natureza,
Daleth - Autoridade,
Hé-Religião,
Vau- Propriedade,
Dzain- Liberdade,
Sheth- Repartição,
Theth- Prudência, Iod- Ordem,
Caph- Força,
Lamed- Sacrificio,
Mem- Morte,
Nun- Reversibilidade,
Samech- Ser universal,
Snain- Equilíbrio,
Phé- Imortalidade,
Tsade- Sombra e reflexo,
Koph- Luz,
Shin- Providência,
Tau- Síntese

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!