SATURNO
Saturno, no lado de cima simboliza o lado restritivo da vida. Ele é o pórtico da morte (esquerda) pela qual entra a matéria bruta (a terra à direita).
Ele, o princípio sólido, segura também o caduceu de mercúrio, principio volátil. Isto indica que nesta etapa os princípios opostos cooperam entre si.
"Reconstrói o dragão morto com sangue para que ele reviva"
JÚPITER
Depois das restrições saturninas, Júpiter promete felicidade e bem-estar. Os seus filhos são os altos dignitários da sociedade.
A luta das aves, cuja penugem tem as três cores da obra, indica que a substância dentro da retorta se encontra agora num estado transitório de ebulição.
"Progride-se através da busca e descoberta"
MARTE
A matéria foi agora sublimada três vezes, como sugere o número de cabeças da ave, e encontra-se num estádio gaseiforme. Aproxima-se o bélico Marte.
O seu atributo, o gládio, e as lanças dos guerreiros são símbolos do fogo, agora intensificado para condensar a matéria e 'separar o puro do impuro e , desse modo, renovar o elixir'.
"Os corpos libertos são reconduzidos ao verdadeiro espírito".
SOL
O sol é o regente do signo zodiacal do Leão, ao qual, segundo a inscrição na base do pedestal, deve ser atirada a matéria como forragem.
As asas verdes do monstro, na versão original de Glockendon, confirmam a tese de Hartlaub de que se trata aqui de uma representação do vitríolo verde, um ácido sulfuroso fortemente corrosivo, conhecido sob o nome código de 'leão verde'.
"Dai ao dragão vivo o leão feroz para que o devore".
VENUS
O surgimento de Vênus no céu traz consigo uma voluptuosa alegria; torna-se visível um magnífico jogo de cores, ao que se dá o nome de 'Cauda de Pavão'.
Diz Basilio Valentin que esta aparição, tal como um arco-iris, indica 'que a matéria ira em breve passar do estado úmido ao seco'
"A conclusão está iminente"
MERCÚRIO
Mercúrio puxado por dois galos, os arautos da aurora. A donzela pura que encarna a fase do Albedo é também portadora de uma mensagem feliz.
Ainda dominada pela Lua e pela noite, traz consigo o embrião do filo do Sol. Como diz Pernety: a matéria atingiu agora um tal grau de densidade que não há nenhum fogo capaz de destruir.
"Nasceu o filho, ele é maior do que eu".
LUA
A Lua, que rege todo o que é úmido, envolve o rei imaculado num manto de púrpura: a tintura vermelha, o remédio universal, que cura todas as enfermidades.
'Cessa aqui a labuta do obreiro'. Chega-se a um ponto que suprime a passagem do tempo.
O poder dos demônios planetários é deste modo aniquilado.
"Agora a morte foi suprimida e o nosso filho rege com o seu rubor".
(Extraído do livro: 'O Museu Hermético - Alquimia e Misticismo')
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!