1 de outubro de 2009

MISTÉRIOS DO NÚMERO CINCO

O número cinco por certo é o que mais diretamente está ligado à vida no plano material. É considerado desde remota antigüidade como sendo o símbolo da humanidade. É o número que geralmente tende a ser positivo, não é fácil a negatividade penetrar pelo número cinco, como veremos depois. Preside todas as manifestações da vida, especialmente a animal, e com mais intensidade a vida humana na matéria.

Diz a Tradição que o mundo material é constituído por quatro elementos: Terra, Água, Ar e Fogo, mas em se tratando dos seres vivos tem que ser considerado um quinto elemento Akash que é equivalente à luz. Sem a luz a matéria orgânica não se constitui, haja vista que o mundo animal depende dos vegetais que sintetizam os compostos orgânicos pelo processo de fotossíntese a partir da luz solar.

A estruturação inorgânica do mundo está diretamente ligada ao mistério quatro enquanto que a estruturação orgânica pertence ao mistério cinco.

Um quaternário muitas vezes pode se apresentar com uma estrutura de 3 + 1. Quando isto acontece ocupa uma posição especial, ou é dotado de uma natureza diferente das outras. O mesmo acontece com o cinco, muitas vezes uma coisa é constituída de 5 elementos de uma mesma natureza, mas há vezes em que é constituído de 4 elementos de uma natureza e 1 de natureza diversa (4 + 1).

Assim acontece no que se refere à natureza orgânica. A matéria orgânica tem em sua constituição os 4 elementos básicos; o sólido (terra = minerais); água (líquidos orgânicos, humores); ar (em todos os compartimentos do organismo existe ar); o fogo (calor orgânico - calor dos processos metabólicos, reações exotérmicas, reações de substancias que desprendem calor à calor animal).

O que estabelece a diferença entre o inorgânico (sem vida•) e o orgânico (com vida) é a energia luminosa. Esse quinto elemento unindo-se aos 4 elementos básicos (4 + 1) faz com que a natureza das coisas se modifique, apresente-se a manifestação vital.

Quatro elementos de nível mensurável unem-se a um quinto não medível por vias comuns. O quinto elemento confere ao quatro características especiais, determinando outro tipo de manifestação da criação.

Toda vida orgânica na terra depende da fotossíntese que ocorre no reino vegetal. O reino animal não existiria sem a fotossíntese que se processa no reino vegetal.

Vimos que no quaternário constitutivo do mundo material quando a ele se soma mais um elemento, transformando-o em quinário, há mudança de natureza. Isto é valido para todos os números, quando uma unidade é acrescida à natureza de uma manifestação há mudança de natureza.

Quando o inconscientizavel recebe um segundo valor (polarização ) se torna conscientizavel gerando o três. Se ao conscientizavel ( três ) for adicionado algo que o torne quatro surge o mundo denso, a matéria inorgânica. Por sua vez, quando ao quatro adiciona-se mais um surge a matéria orgânica (cinco); com mais uma adicionado o cinco surge o seis que é o mundo das transformações que opera sobre o cinco. Mais uma unidade e teremos a natureza constitutiva do universo, a vibração com suas leis.

Mais uma unidade e surge o oito representativo da orientação. A natureza em sua manifestação requer direcionamento, orientação, campo expresso no mistério oito, como veremos num tema futuro. Veremos que tudo aquilo que diz respeito à orientação está ligada ao oito. Mais uma unidade e chegaremos ao mistério do nove que rege a manifestação da vida como um todo.

São cinco as funções básicas do organismo - Respiração, digestão, circulação, excreção e reprodução assim como também são cinco as funções psíquicas básicas e os sentidos físicos. Esse elemento está presente em praticamente todo reino, animal e humano.

Desta maneira, no organismo o número cinco está manifesto em 3 grupos essenciais:

FUNÇÕES ORGÂNICAS: Respiração, Digestão, Circulação, Excreção, Reprodução
SENTIDOS: Visão, Olfação, Audição, Paladar, Tato
PSIQUISMO: Inteligência, Razão, Intuição, Memória, Sentimento

O templo interior de cada um tem nos sentidos instrumentos através dos quais a pessoa registra todas as impressões recebidas do mundo exterior.

Já dissemos que para se desenvolver o espírito requer como meta reconhecer o Superior. Para tanto ele tem que saber separar o mal e o bem, em outras palavras, através de encarnações sucessivas ele aprende a reconhecer a escala do mal e do bem e assim sentir necessidade de se posicionar na polaridade do bem. São precisamente os sentidos físicos que dão as sensações do desagradável e do agradável e assim sendo através de sucessivas encarnações na escala animal o espírito em grande parte levado pelos estímulos dos sentidos físicos começa a entender que há uma escala de mal e de bem, do que é desagradável e do que é agradável. Os sentidos fazem com que o sentido da caminhada se faça do desagradável ao agradável, do sofrimento ao prazer, do mal ao bem, da trela à luz.

Vemos que os sentidos físicos não só tem uma função material, eles têm também função espiritual, por isso como são cinco, este número serve com símbolo do desenvolvimento espiritual.

Queremos salientar, cada sentido se apresenta em cinco aspectos:

- as sensações gustativas, (cinco sabores básicos): salgado, amargo, ácido, picante, e doce.
- as sensações táteis: temperatura (quente/frio), densidade (mole duro), maleabilidade (rigidez/flexibilidade/fluidez), aspereza (macio/rugoso) textura (fofo / não fofo).
- os odores básicos, mas na língua portuguesa não existem palavras bem especificas para eles. Usam-se mais termos de analogia, como sejam: odor azedo, adocicado, almiscarado, acre (acido) e pútrido.
- as percepções visuais básicas: cor, dimensão (tamanho), forma, (amorfo / não amorfo), simetria (relações comprimento, largura, altura), proporcionalidade.
- as sensações auditivas (aqui também em português faltam palavras que definam bem os tipos de percepção auditiva): Intensidade (fraco/forte), timbre (rouco/ estridente)......... (suavidade/ rudeza), harmonia, e melodia.
- as formas de respiração patológicas, segundo alguns sistemas orientais: Respiração cavernosa, estertorosa, estridulosa, anfórica,
- os tipos de respiração não patológicos: Respiração padrão (normal), pulmonar alta, pulmonar baixa, abdominal, diafragmática. Os orientais, cultores da Ioga citam também cinco tipos especiais de respiração.
- as vísceras do organismo: rins, pulmões, baço, fígado, coração.
- as qualidades do homem perfeito: Bondade, justiça, amor, sabedoria, verdade.
- os tipos de bondade, de justiça, de amor, de sabedoria e de verdade.

O organismo só possui cinco funções orgânicas básicas, assim como funções psíquicas básicas. Por sua vez cada função se apresenta em cinco níveis. Não vamos citá-las todas para não prolongar muito, mas apenas mencionar os sentimentos: cólera, prazer, alegria, dor, amor. Por sua vez existem cinco formas de amor, cinco de prazer, cinco de alegria, cinco de dor e cinco de amor.

Vale salientar que sem relação com o indivíduo as direções num plano (superfície) superficiais são quatro: Norte, sul, este, oeste, mas quando diz respeito à pessoa acrescenta-se mais uma o centro. Para a pessoa não são apenas quatro as direções possíveis numa superfície e sim cinco: para frente, para trás, para a direita, para a esquerda e também para o centro. Norte, sul, este, oeste e centro.

Já se pode perceber que praticamente todas as funções do organismo baseiam-se segundo o mistério cinco.

Jesus, o ideal de perfeição, tem um nome com cinco letras e é curioso que na quase totalidade das línguas acontece o mesmo. No próprio hebraico nome JESUS é escrito: Iod, hé, shin, vav, hé.

Com 5 pães Jesus saciou a fome de 4 mil pessoas.

Os celtas citavam cinco elementos na natureza, Lasa, matéria dura; Gwyar, matéria úmida; Fun, matéria gasosa; Ufel, matéria ígnea; Nwyvre, éter, matéria astral.

A Bíblia inicia com o Pentateuco: Gênese, Êxodo, Levitico, Números e Deuteronômio atribuídos a Moisés.

Como dissemos antes, o quatro é o numero do mundo material, inorgânico ao passo que cinco é o número da matéria orgânica e da matéria liquida, em especial a água.

Linus Pauling, prêmio Nobel de Química, e Bernal, evidenciaram que as moléculas de água são "agrupadas" segundo uma simetria da ordem 5, isto é, segundo uma estrutura pentaédrica o que explica a razão pela qual a água "escoa". Os cientistas Piccardi e Giao estabeleceram que essa estrutura peculiar da água é a razão pela qual as moléculas são sensíveis aos campos de forças do universo, o que faz da água, em relação ao número cinco, o intermediário entre as forças cósmicas e os seres vivos.

Não existe qualquer cristal que tenha simetria cinco, enquanto isto somente a matéria viva e os líquidos que contêm água estão particularmente ligados ao número cinco, enquanto os sólidos e matéria morta[5] apresentam relações com os números inferiores ao cinco.

Em física nuclear jamais evidenciou núcleos atômicos estáveis possuindo cinco partículas, enquanto existem núcleos, mesmo que instável para todos os números até 275. Os núcleos de hélio ou de lítio com cinco partículas explodem quase antes de se terem formado. A ciência não sabe porque. Por outro lado a natureza biológica é muito pródiga na simetria 5. Há numerosas formas vivas com essa simetria cinco, a estrela do mar é uma delas, mas existem inúmeras outras assim como muitas flores.

No universo só existem quatro dimensões, falam-se em N dimensões, mas até agora somente 4 foram conhecidas. Nunca se teve idéia da xistência da quinta. Isto é decorrência de uma lei universal, o cinco é o numero dos líquidos e do orgânico. Mais uma vez evidenciamos que no universo existem 3 dimensões que tem uma mesma natureza, a quarta é de natureza diferente, é o tempo.

Continuaremos mais adiante.
(José L.Egito-FRC)

Um comentário:

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!