1 de outubro de 2009

PLEXO SOLAR



Como sabemos, o homem possui centros psíquicos que correspondem à contraparte psíquica de uma determinada glândula, de um plexo ou de um órgão do corpo físico.

Estes centros têm consistência anatômica etérea, por isso, não podem ser comprovados por radiografia ou qualquer outro tipo de exame médico. Porém, emitem cores diferentes, de acordo com a respectiva vibração.

São doze os centros psíquicos, porém os principais são sete: solar, suprarrenal, tímico, cardíaco, tireoidiano, pituitário e pineal.

Nos tratados de yoga, os chakras são descritos como os centros de energia psíquica sutil que esta sempre fluindo dentro do nosso organismo através de três naris (canais) principais, que se chamam Ida, Pingala e Sushmna e se estendem, envolvendo a coluna vertebral.

Os canais vinculam nosso corpo físico com os corpos sutis. Sabemos que o homem possui vários corpos que não funcionam separadamente, mas em conjunto na nossa consciência cotidiana. É devido aos centros psíquicos que nossos corpos funcionam integralmente como um só organismo e a consciência pode fluir através de todos, transitando de físico para emocional, emocional para espiritual ou mental etc. Estes centros psíquicos acumulam a energia cósmica contida no ar e a encaminha para cada célula do corpo físico.

A harmonia entre os centros psíquicos principais é responsável pela expansão da consciência.

Falaremos hoje sobre o Plexo Solar, que não é uma glândula, como muitos pensam. Ele é constituído de conjunto de nervos, veias e vasos linfáticos. Ele é ligado aos aparelhos digestivo e renal, sendo responsável pelo influxo às atividades física e psíquica desses órgãos.

Este centro reage às emoções e pensamentos negativos, como o medo, por isso, é necessário manter-nos harmonizados. Reage favoravelmente à cor vermelha.

Na yoga, o exercício do Pranayama Plexo Solar combate insônia, ansiedade, distonia nervosa: Deitar em Shavasana (com o abdômen para o alto), palma da mão direita apoiada sobre o estômago, com o polegar fazendo uma leve compressão no mesmo. Inspirar e expirar quinze vezes.

Também existem mudras que atuam na área do plexo solar, adequado para aliviar estados gerais de esgotamento, vertigens, transtornos cardíacos e para recuperar as energias, conforme figura abaixo:


Faça este mudra unindo as pontas dos dedos anular, indicador e polegar. Mantenha o restante dos dedos estendidos e relaxados (a postura é a mesma para as duas mãos). Pratique entre três a sete vezes ao dia durante pelo menos cinco minutos. A respiração deverá ser profunda e pausada.

Mantendo-se em harmonia com as Leis, nas práticas meditativas, exercícios respiratórios, alimentação saudável, contribuirá para a atividade dos centros psíquicos e para a saúde do corpo e da alma.

“Não crie sofrimento, pratique virtude e seja senhor de sua mente.”

OM MANI PADME HUM


Paz Profunda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!