13 de outubro de 2009

ASTROLOGIA: A LUA



A LUA está relacionada ao frio, à umidade e à intuição.

Em boa parte dos livros sobre o assunto, informa-se que as vibrações lunares tornam a mente sensitiva e receptiva; excitam a imaginação, as sensações e as emoções. Parece-nos - e nisto vai algo a merecer uma reflexão - que o mais importante está na possibilidade de a Lua proporcionar sonhos interessantes, às vezes proféticos.

Determinam uma natureza romântica, sentimental, afetiva e emotiva; dão amor pelas aventuras mas, ao mesmo tempo, fazem o nativo apegar-se ao lar e à família.

Relacionemos isto ao mito da deusa grega da Lua, Seléne. Devemos pensar nas reais ou possíveis motivações que levaram os gregos antigos à construção de tal mito. A astrologia nada mais é que uma chave - muito pequena, aliás -, para abrir portas de outros estudos.

Se possível, aceite a sugestão de pesquisar mais sobre Seléne e olhar (com cuidado) o texto aqui. Veja lá, bem ao final, algumas frases que parecem enigmáticas, sobre aquilo que um adivinho deve aceitar fazer se quiser ir muito, muito adiante. Pode não ser o seu caso, naturalmente, mas nunca é demais refletir a respeito.

O mito de Seléne esconde, por trás das cortinas do palco, o mito que, de fato, interessa saber: o de Endímion, jovem por quem a deusa apaixonou-se perdidamente.
Não há como entender Endímion, sem refletir sobre Seléne; assim como não há meio de reverenciar a deusa, sem pensar em seu amante Endímion.

Portanto, a Lua determina uma natureza romântica, sentimental, afetiva e emotiva; logo, ela favorece sentimentos pelas aventuras mas, ao mesmo tempo (num horóscopo negativo), faz do nativo apegado ao lar e à família.

Ocupando o Ascendente, a Lua pressagia uma vida movimentada e dá ao nativo uma natureza inquieta e curiosa; confere inclinação para as mudanças e viagens, para o constante câmbio de profissão ou emprego e para as atividades que exigem muitas viagens e deslocamentos; oferece possibilidade de riqueza e popularidade, mas o indivíduo terá que mover-se nas várias camadas sociais, principalmente nas camadas médias, que são as mais influenciadas pela Lua; nas classes elevadas, suas possibilidades serão menores.

Como vimos, a natureza feminina da Lua é crucial. Mas, a pergunta aqui é a seguinte: por que “natureza feminina”? Note a Tábua de Domicílios e Exílios, para responder.


Observe que a Lua tem seu domicílio em Cancer e seu exílio em Capricornus. Além do mais, a Lua pertence aos signos da Água, ao passo que Taurus, Virgo e Capricornus pertencem aos signos da Terra. Se a Terra é feminina, isto é, no sentido de que acolhe as sementes, então a água é o que lhe dá vida. Por isso a Lua é fria-úmida, plástica, emocional e fecunda.

Vamos ver:
1) A Lua em Cancer (começamos por Cancer, porque aqui é o domicílio da Lua, local onde ela tem sua maior influência):

Aplique o que você leu acima sobre a Lua e verá como é possível extrair dali algumas suposições.

Em Cancer, a Lua faz o nativo sobressair-se sobre os demais, ele terá muita sensibilidade e, é claro, inclina-se para estudos esotéricos ou que exijam profundidade de pensamento. Daí sai que o nativo também pode vir a ser destaque em música, literatura e outras artes, mas, sobretudo, gozará de admiração de todos (ou quase todos).

2) A Lua em Scorpio (que é um dos signos da Água - pois, primeiro, veremos estes signos da água; em seguida os da Terra, que é onde está o exílio da Lua). Para tirar dúvidas, veja a figura abaixo:

Como você já deve saber, Cancer, Scorpio e Pisces são os signos da Água; ao passo que Capricornus, Taurus e Virgo são os da Terra - Olhe bem a figura. Estamos estudando a posição da Lua nos signos da Água (onde ela tem influência positiva), e depois estudaremos os signos da Terra (onde a Lua, passa por maus bocados…), restando, enfim, os demais seis (como fizemos com o Sol).

Seguindo… a Lua em Scorpio: Está “deprimida” aqui, mas trata-se de uma “depressão” um tanto paradoxal. Isto é: aqui em Scorpio, ela promete fortuna, harmonia, paz e generosidade. Veja, portanto, que a palavra “depressão” tem a ver com a idéia daquele nativo que, de certa maneira, aparenta ser um solitário, que mais pensa no bem estar do outro, que atua sem “aparecer” nem buscar honrarias.

Eu, pessoalmente (e devo estar errado), penso que Scorpio “retira” da Lua (e do nativo) aquele aparecer social que lhe confere honrarias e admiração, de sorte que ele possa transitar mais à vontade para levar harmonia aos ambientes. Traduzido em miúdos, eu preferiria a Lua em Scorpio!

3) A Lua em Pisces : Dá ao nativo muita bondade e um dom apreciável: aquele de fazer do nativo um ser gregário. Por conseqüência, alguém assim sempre será afeto às artes, à beleza e às criações humanas que se voltam para o bem de todos.

Vamos, agora para o signo do exílio da Lua, isto é, Capricornus (e seus amigos da Terra, que são Virgo e Taurus).

4) A Lua em Capricornus:
Este é o exílio da Lua. Ela, aqui, está enfraquecida. Vamos “inverter” o que se diz da Lua em Cancer (no domicílio). Veja só:

Em Cancer
Em Cancer, a Lua faz o nativo sobressair sobre os demais, ele terá muita sensibilidade e, é claro, inclina-se para estudos esotéricos ou que exijam profundidade de pensamento. Daí sai que o nativo também pode vir a ser destaque em música, literatura e outras artes, mas, sobretudo, gozará de admiração de todos (ou quase todos).

Se lá, em Cancer, o nativo se sobressai aos demais, aqui não. Se lá ele tem habilidade com as pessoas, aqui não. E assim, por diante.

5) e 6) A Lua em Taurus e Virgo:
Proceda como fizemos acima e você terá uma boa idéia do que ocorrerá com a Lua nessas posições.

Falta, portanto, analisar a Lua em seis outros signos, que são os do Fogo e do Ar. Use o “truque” de fazer a análise de anteriores e posteriores: UM SIGNO ANTES e UM APÓS. Tome, por exemplo, a análise para Câncer e subtraia um signo e você terá Gemini. Aqui, “retire” um pouco do que Câncer confere à Lua. Tome, também, por exemplo, a análise para Câncer e some um signo, e você terá Leo. Aqui, “adicione” um pouco do que Câncer confere à Lua.

Faça o mesmo para a Lua em Scorpio (tire um e veja o que ocorrerá em Libra - some um e veja o que ocorrerá em Sagitarius). Faça a mesma coisa para a Lua em Pisces (tire um e veja em Aquarius - some um e veja em Áries). Com isto, você terá analisado a Lua nos 12 signos.

É claro que você precisará pensar um pouco para entender isto; “brincar” com o zodíaco, girá-lo para todos os lados, olhar a figura acima, pensar e pensar. Mas, afinal de contas, qual é o problema nisso?

Lembre-se: nem de longe estas análises são completas; lembre-se mais ainda: você está apenas começando e, neste sentido, nada como o básico. Se você quiser mesmo melhorar, leia mais. Mas uma coisa é certa, volto a dizer: a “genialidade” do astrólogo depende da sutileza, de saber “retirar” e “adicionar” qualidades e aspectos negativos em cada situação. Portanto, só depende de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!