16 de setembro de 2009

A NATUREZA HUMANA DO ELEMENTO FOGO


" O Fogo é essencial à vida. Só existe vida onde há Fogo, desde o coração do homem ao coração do Universo ".

A antiga filosofia grega também estava baseada na doutrina dos quatro elementos, que eram equacionados como as quatro faculdades do homem: moral (fogo ), estética e alma ( água ), intelecto (ar) e física ( terra ).

A Medicina Galênica que floresceu na Idade Media na Europa, e que até hoje ainda serve de base para o pensamento médic filosófico e que ainda constitui a base da medicina alopática, está diretamente correlacionado com os quatro humores que por seu turno, falam dos quatro temperamentos humanos, que são citados em todos os antigos livros de medicina da Europa, e também nas obras de Shakespeare e de outros literatos.

No Japão há muitos exemplos da importância dos elementos. Num tratado zen-budista sobre a Bodhidharma, escrito em 1004 A. C. os elementos tradicionais são representados como as quatro qualidades que compõem a criação: Luz ( fogo ), ar, fluidez e solidez.

Os elementos também estão intrinsecamente contidos nas diversas mitologias desde a mais remota antigüidade. Já na antiga Suméria, onde a religião regia cada aspecto e cada atividade da vida, as divindades mais importantes correspondiam aos elementos: Anu , o céu (ar), Enlil, a tempestade (fogo) ; Ninhursaga, a terra; e Enki, as água.

O elemento fogo induz características bem marcantes em muitas pessoas dando-lhes personalidade fortes e dominadoras.

Genericamente o elemental do fogo é conhecido pelo nome salamandra. Diz a Tradição que nenhum fogo é aceso sem o seu auxílio.

Os elementais do fogo estão presentes não apenas entre as chamas mas também em todos os meios, mesmo dentro do elemento terra e do elemento água. Onde quer que exista calor esses elementais se fazem presentes. Em tudo aquilo que estiver acima de zero grau absoluto os elementais do fogo ali se fazem sentir também. Muitos fenômenos ligados à matéria dependem da presença deles como os vulcões, por exemplo os fogos internos, os vulcões e todas as demais formas de calor inerentes.

Quando no indivíduo há predominância do elemento fogo ele se apresenta com temperamento explosivo. As pessoas fogo são emocionais, impulsivas e impetuosas.

O Fogo é um princípio transformador mas pode agir em dois sentidos. A predominância fogo pode transformar uma pessoa em líder, em condutor de outras pessoas, governantes e coisas assim. Mas, por outro lado, os indivíduos fogo quando desajustados, com facilidade tornam-se revolucionários, guerrilheiros, incendiários, extremistas, etc.

O elemento fogo intensifica a espiritualidade, a sua energia promove a destruição do que e velho e a edificação do que é novo, por isso as pessoas com predominância fogo constituem a maioria dos inovadores, daquelas pessoas pouco conservadoras, e que quando conseguem controlar a pressa e a impaciência que lhes são peculiares podem se tornar grandes pesquisadores.

Os elementais do fogo trabalham com o homem e com o mundo por intermédio do calor quer se trate da chama de uma vela quer a de um vulcão.

O indivíduo fogo prefere tratamentos por irradiação, pelo uso das cores, pelas compressas quentes e frias. Gosta do sol, por isso alegra-se nos dias ensolarados e muitos gostam de ficar horas a fio ao sol. Quando em desarmonia a pessoa fogo tende a piromania, quando crianças gostam de fazer fogueiras, e estando em desequilíbrio estão sujeitos a se tornarem piromaníacos, incendiários, fazedores de bombas e coisas assim.

Tendência a comer muito e engordar pouco, pois os processos de assimilação são rápidos. Prefere alimentos leves. Metabolismo acelerado, o inverso da pessoa terra que dá preferência a alimentos pesados.

São pessoas irrequietas e hiperativas pelo que facilmente estão sujeitas a um desgaste físico, a um estado de stress.

Outra grande característica de fogo é a inquietude e a falta de paciência, tudo quanto faz tem que ser rápido, não suporta esperar, não gosta de voltar, de passar por onde já passou antes, quer sempre seguir em frente, não gosta de recuar e têm preferência por lugares altos, mas ainda mantém vínculos com o meio em que vive.

O elemento ar geralmente tem essa característica, mas não mantém vínculos. O fogo sempre está ligado à algo o que não acontece com o ar. Por outro lado enquanto o elemento fogo é dificilmente contido em algum recipiente o mesmo não acontece com o ar que pode ser contido em determinados objetos tal como o elemento água.. Por sua vez o elemento terra não necessita continente para ser mantido, mantém por si mesmo.

Os indivíduos do elemento fogo são denominados por algumas escolas de BIÓTIPO CARDÍACO - Shao Yang - ( Os japoneses chamam de biótipo porco ). São pessoas com muito brilho nos olhos, geralmente espontâneas e bastante extrovertidas, muito ativas, agitadas, impacientes, mas pouco persistentes. Embora sejam de natureza alegre, caem facilmente em depressão. Mesmo que sejam impulsivas, explosivas, mesmo assim podem ser consideradas de índole mansa, não guardam raiva.

Por ser o fogo uma força radiante e universal, uma energia excitável, as pessoas fogo têm em si mesmo entusiasmo e força inesgotável. Precisam de muita liberdade para se expressar e têm grande capacidade de insistência para obter o que desejam. Uma de suas falhas é o não perceber a sensibilidade alheia porque estão muito envolvidas com a própria sensibilidade.

O elemento fogo foi relacionado por Jung com o núcleo dinâmico da energia psíquica, aquela energia que flui espontaneamente, de maneira inspirada e automotivada. As pessoas de "fogo" são dominantes, egocêntricas e, normalmente bastante impessoais. Elas sentem que são canais de "vida" e não podem esconder facilmente o seu orgulho a respeito disto.

O elemento fogo intensifica a espiritualidade, a sua energia promove a destruição do que e velho e a edificação do que é novo, por isso as pessoas com predominância fogo constituem a maioria dos inovadores, daquelas pessoas pouco conservadoras, e que quando conseguem controlar a pressa e a impaciência que lhes são peculiares podem se tornar grandes pesquisadores.

Quando em desarmonia a pessoa fogo tende a piromania, quando crianças gostam de fazer fogueiras, e estando em desequilíbrio estão sujeitos a se tornarem piromaníacos, incendiários, fazedores de bombas e coisas assim.

Os elementais do fogo trabalham com o homem e com o mundo por intermédio do calor quer se trate da chama de uma vela quer a de um vulcão. As salamandras são os elementais mais difíceis de ser controlados e compreendidos, o mesmo acontecendo com as pessoas de fogo. Não e fácil se compreender os propósitos, as intenções da pessoa fogo, e assim se prever as suas decisões. O fogo não tem forma própria por isso a pessoa também apresenta um perfil pouco definido, são de atitudes inesperadas e bruscas.

É uma pessoa que tem tendência para a música, executar e ouvir. Muitas vezes fica horas mirando o bruxulear do fogo e nessa condição tem muitas vezes visões e percepções. São inflamáveis e por isso metem-se muito nos problemas alheios e quando agem muitas vezes não medem as conseqüências dos seus atos.

Grande tendência a mudar de profissão, de divertimentos, de residência, de médico, de professor, de dentistas, de fornecedores, de amizades, e coisas assim, pois a mudança, exatamente o contrário de terra. ( = transformação) é o seu forte)

Não são pessoas muito presas aos familiares, porém não tanto quanto a pessoa ar. Embora não muito apegadas mesmo assim são pais exigentes daqueles que não admitem aposições.
(José L.Egito-FRC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!