13 de setembro de 2009

ASTROLOGIA: O SOL I


Aqui veremos apenas o caso do SOL, e deixaremos os demais para outro dia. Acho que você começa a ver como um astrólogo estuda: ele monta passo-a-passo um quebra-cabeça. Ao fim, com todas as anotações à mão, conclui com certa margem de certeza.

Eis um astro poderoso. Ele é de natureza quente e, portanto, pertence ao elemento Fogo.

Você já pode tomar algumas conclusões, unindo o que será dito sobre o SOL e o que já foi dito sobre o FOGO. Juntando nisso o SOL, você já sabe:

- Se o SOL estiver num dos signos do FOGO, ele (o SOL) atuará no rumo de reforçar, de dar peso, às coisas.

1) SOL está muito bem situado, se estiver em LEO, onde rege sobre tudo. Se o SOL estiver em LEO e, ainda mais, LEO estiver no Ascendente, você terá pela frente um nativo poderoso.O SOL confere força, resistência e grande poder de recuperação. Tem a ver com o sangue, o coração e os princípios da vida no corpo humano.

2) O SOL em Áries:Em Áries o SOL tem alto grau de influência, salvo se MARTE não estiver em oposição. Quem tem o SOL aqui neste signo, é sempre alegre a agradável.
Imagine alguém brincalhão e disposto a realizar grandes projetos. Mas, por outro lado, gosta de ser elogiado. Se, por acaso, você ler o livro O Leviatã, da filosofia de Thomas Hobbes, verá, nos capítulos 10 e 11, a descrição do indivíduo que gosta de honrarias e de muito poder.

É o próprio, num horóscopo negativo - ou positivo - (e, neste caso, depende muito da interpretação, pois há que julgue ser esta uma face positiva do sujeito, e há quem julgue o contrário - o critério é seu, pois todo cuidado é pouco)! Lembre-se que você não está a fazer juízo de valor, mas, antes, procurando entender como “funciona” o nativo que você estuda. Deixe os juízos para depois, ou para nunca.
Mas, o nativo, nestas condições de SOL EM ÁRIES, sempre luta e não costuma dar meias voltas.

Se o SOL, em ÁRIES, está em bom local, então em um signo à direita (isto é, em TAURUS), aponta para o EXCESSO e, conseqüentemente, em PISCES, aponta para a “DEFICIÊNCIA”.

c3) O SOL em Taurus:Gosto de imaginar a relação dos astros como se estivesse diante de uma balança. Explico-me: imagine uma balança com suas três partes principais, a saber - o FIEL, o PRATO DIREITO e o PRATO ESQUERDO.

Agora, pense que o FIEL da balança é a QUALIDADE, que o PRATO DIREITO representa uma espécie de A MAIS e o PRATO ESQUERDO é uma espécie de A MENOS (mas entenda deficiência como “retirada” da “qualidade”).

Se você já estudou a filosofia ética de Aristóteles, em seu livro Ética a Nicômaco, saberá do que falo sobre Virtudes e Vícios (não sobre Astrologia!). Se não, leia Aristóteles!

Pois bem, pense assim: se o SOL, em ÁRIES, está em bom local, então em um signo à direita (isto é, em TAURUS), aponta para o EXCESSO e, conseqüentemente, em PISCES, aponta para a “DEFICIÊNCIA”. Cuidado com as palavras, mas veja o que se segue.

SOL em Taurus implica em um nativo que vai além, excede as “qualidades” vistas em Áries. O nativo é, portanto, mais que corajoso e empreendedor: chega a ser TEMERÁRIO.

4) O SOL em Pisces: Se vimos o SOL em ÁRIES e TAURUS, agora é a vez de PISCES. Em PISCES, o SOL dá ao nativo afetividade, sensibilidade, fineza, cortesia.

Observe bem a “balança” a que me referi anteriormente. Veja o que chamei de “deficiência”, ou “a menos”.

Se você olhar para as características que o SOL confere em ÁRIES, logo vê que há uma certa “retirada” de “qualidades” se o SOL estiver em PISCES. O nativo é muito corajoso, em Áries? Aqui, em Pisces, o nativo usa sua coragem não para si, mas para os outros.

Ao passo que há um certo “incremento” se o SOL estiver em TAURUS.

Este manejo, por assim dizer, é algo muito sutil. Por isto, convém você ter sempre em mente a composição dos signos do zodíaco e seus elementos.

Volte ao texto passado sobre os Elementos e observe agora:
- FOGO engloba Áries, Léo e Sagitarius.
- Note que SOL é Fogo, simbolicamente.
- Note mais, que o SOL tem seu “trono” em Léo.
- Note que estamos tratando da “balança” de SOL em Áries, seguida de um signo após (Taurus) e um signo antes (Pisces).
- Perceba agora, o seguinte: tudo dito sobre SOL em Áries, Taurus e Pisces, até agora, também valerá para outra conformação, a saber - para SOL em Léo e para SOL em Sagitarius (isto, porque o FOGO engloba Áries, Léo e Sagitarius).

O Universo fala, a todo instante! Ouça!
(Ramiro Corrêa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!