13 de agosto de 2009

OS QUATRO MUNDOS DA CABALA



Segundo a cabala, DEUS é desconhecido e pouco se sabe DELE, ou melhor, ELE é de uma natureza onde o ser humano não consegue entender. Por esse motivo ele recebe o nome AIN (nada).
AIN decide criar e no processo de criação ELE cria 4 mundos que são regidos por uma lei, por uma força, por um Deus ou hwhy. São eles:
• Mundo das emanações – Aziluth – IOD – y | Abstrato
• Mundo da criação – Briah – HE – h | Abstrato
• Mundo da formação – Yetzirah – VAU – w | Abstrato
• Mundo da ação – Asiah – HE – h | Físico

Conforme a energia desce como um raio, 4 mundos ou planos hierárquicos são formados e considerado pela Cabala como “universos particular”.

1 - ATZILUTH- MUNDO ARQUETÍPICO, dá a luz aos três mundos posteriores. Cada um dos 4 mundos possui uma repetição da Sephirot (em cada um há uma completa Árvore da vida), mas em escala descendente de brilho. Em aspectos gerais engloba apenas a Sephira Kether.

2 - BRIAH OU MUNDO DA CRIAÇÃO-, aqui as Sephirot se encontram num estado mais limitado, mas ainda puras, sem alguma mistura adicional de matéria. Engloba Chockmah e Binah. No Mundo da Criação ou plano mental chegam nossos bons pensamentos, mas lá não podemos chegar, pois é um plano muito sutil, de energias muito delicadas. No Mundo da Criação estão o Arcanjos, os Mestres da Luz. O trabalho dos Arcanjos é qualificar a Luz Divina e direcioná-la para que tenha uma correta distribuição para o Anjos. Quando uma pessoa faz meditação, ela só pode no máximo levar seu desejo até este mundo..

3 - YETZIRAH OU MUNDO DA FORMAÇÃO, mundo dos anjos. Embora menos refinado em substância, é ainda sem matéria. Engloba o Pequeno rosto ou: Chesed, Geburah, Tiphereth, Netzah, Hod e Yesod. Tudo o que existe na matéria tem seu molde nesse plano astral. Não podemos chegar neste mundo, pois os nossos sentidos não nos permitem perceber sua realidade, que é mais sutil que a nossa realidade material.

No Mundo da Formação estão os Anjos, os Mensageiros da Luz. Mas lá também estão os Anjos sem luz. Quando precisamos mudar nossa realidade material, temos primeiro que mudar o molde energético que cria essa realidade. Muitas das práticas cabalistas estimulam a mudança do molde energético, pois elevam e sutilizam o nível de vibração material, conduzindo uma boa energia até o Mundo da Formação. Os grandes ajudantes para que essa modificação aconteça são os Anjos, por isso, invocá-los é sempre útil. Quando uma pessoa faz um ritual, ela só pode no máximo levar seu desejo até este mundo.

4 - ASSIAH OU MUNDO DA AÇÃO, também chamado o mundo das cascas, OVLM HQLIPVTh, Olahm Ha-Qliphoth, que é o mundo da matéria, o plano físico, feito de grossos elementos de outra árvore. Este também é a residência de maus espíritos que são chamados "as cascas" pela Qabalah, Qliphoth, cascas materiais. Os demônios também estão divididos em dez classes, e têm habitações apropriadas.Nós vivemos no Mundo da Ação e aqui somos limitados pelos sentidos.


MacGregor Mathers o classifica Assiah como o Mundo das Cascas ou Qlipoth, mas não é bem assim. Na verdade Assiah é o Mundo Material, onde todas as dualidades estão afloradas. Então dependendo das ações do homem, ele pode mergulhar tanto na Árvore da vida quanto na Árvore da Morte, pode pender tanto para bem quanto para o mal. Então Assiah não é o mundo de Qlipoth, mas o único dos quatro mundos onde se tem passagem ao Reino das Qlipoth.

Lembrem-se que cada um dos quatro mundos tem sua própria completa Árvore da Vida, então é a completa Árvore da vida, sob a vibração de Assiah, a única das digamos 4 árvores que possui toda uma Árvore da Morte em oposição a si mesma. É fácil: o mundo material implica vida material, a vida material cessa com a morte (diferente do mundo espiritual onde há vida eterna); então havendo vida e morte, há a Árvore da vida e a Árvore da Morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!