31 de agosto de 2009

A Natureza Humana do Elemento Terra


Facilita a nossa compreensão a respeito do elemento terra saber que tudo o que diz respeito a este elemento tem forma, tamanho e peso. Isto se reflete na personalidade da pessoa de forma evidente. Assim é que a pessoa predominantemente terra é pesada, lenta, um tanto avesso às mudanças. Assim é que demonstram propensão por profissões que exigem pouca mobilidade, poucas mudanças. Como expressão de arte, preferem a esculturas e confecção de artesanatos. Grande tendência a se tornar colecionador, museólogos, arquitetos.

Não gosta de mudar, vive "presa" a um local por isso é uma daquelas pessoas que gosta de passar as férias todos os anos num mesmo lugar. Não gosta muito de mudar e por isso muitas vezes vive a vida inteira numa mesma cidade, muitas vezes preferindo ficar sempre numa mesma cidade apegada aos bens materiais, à uma casa, objetos antigo, e coisas assim.

Qualquer situação nova lhe causa ansiedade ou mesmo irritação. Tendência a manifestar ansiedade de antecipação diante de qualquer evento. Se vão vai viajar não consegue dormir na noite anterior e em muitas situações pode isto chegar a causar algum distúrbio físico ( vômitos, diarréia ). O lado da fixidez faz com que ela tema as mudanças tornando-se uma pessoa econômica, exatamente o inverso da pessoa fogo e da pessoa ar que muitas vezes gastam até o que não tem.

A pessoa terra é lenta, adora os vegetais, e como profissão prefere a agricultura e outras ligadas ao próprio elemento ar. Tem grande amor as arvores. É bem afeita ao trabalho pesado, responsável, e dotada de sentimentos com fortes raízes. Sente-se bem com o contato com a terra por isso sente necessidade de, pelo menos, numa parte, do dia ficar descalça.

Quando uma pessoa necessita recompor energia, como já falamos, ela pode captá-la na natureza, especialmente no que diz respeito à energia sutil. Assim sendo visando restaurar ou ampliar o índice pessoal de energia sutil mais facilmente pode-se fazer isso bem mais facilmente a partir do elemento ao qual está mais ligado.

Assim sendo uma pessoa fogo, por exemplo, se recompõe mais facilmente sua energia mantendo-se ao lado de uma fogueira, pela exposição ao sol e especialmente deixando que os raios solares penetrem em sua boca e se projetem sobre o véu palatino. Se a segunda predominância for ar é um bom momento para praticar algum tipo especial de respiração, até mesmo o respirar lenta e profundamente lhe beneficia de forma marcante. A pessoa ar recompõe a energia caminhando ao ar livre, expondo-se à uma brisa suave, e assim sente-se refeita das energias perdidas.

Prefere os medicamentos vegetais, alimentos vegetais, por isso tem tendência ao vegetarianismo. As pessoas do elemento terra geralmente são comilonas e quando nelas o segundo elemento é o fogo está sujeito a serem pessoas insaciáveis. Prefere alimentos pesados e têm tendência a engordar. O processo de assimilação é lento mas mais lento ainda é o de desassimilação por isto é que tendem a engordar. Sente-se bem à sombra de uma árvore ou mesmo se por em contato com uma árvore, admira os penhascos, as montanhas; gostam de alpinismo pois especialmente quando tem forte influência do elemento ar.

Sexualmente forte, mas não dada a aventuras amorosas, nisto difere muito da grande necessidade sexual de fogo e da voluptuosidade erótica de ar. Uma pessoa terra facilmente recarrega-se de energia sutil quando se recosta à uma pedra, a um rochedo, ou mesmo à uma árvore, assim como o contato com o sol recarrega a pessoa ar e o contato com a água a pessoa água. Terra não exige muito liberdade na sua maneira de viver e adaptam-se bem aos regulamentos. É naturalmente uma pessoa ponderada e que não explode fácil, resiste muito às transformações sociais, morais e religiosas. O fixo é o seu forte. Prefere os esportes como atirar dardos, levantar peso e coisas assim. São as pessoas que correspondem ao denominado BIÓTIPO PULMONAR = Tai Yin
(Os japoneses denominam de "Tipo Vaca").

São pessoas com corpo gelado, friorentas, pescoço bem desenvolvido, pernas curtas, muito transpirantes. Tratam-se de pessoas persistentes e teimosas, que mesmo sabendo que estão erradas não mudam.

O indivíduo "terra" sempre está em contato com os sentidos físicos e com o aqui e agora do mundo material, por isto raramente é preciso dizer a eles de que modo devem-se adaptar ao mundo para ganhar a vida, como suprir as necessidades básicas, ou como devem persistir até que um objetivo seja alcançado. Estão sempre sintonizados com o mundo das formas que os sentidos e uma mente prática, encara como real.

Têm compreensão inata a respeito de como o mundo material funciona, e isto lhes dá mais paciência e autodisciplina do que têm os outros elementos. Tentem a confiar mais nos sentidos e no próprio raciocínio do que nas inspirações, nas considerações teóricas, ou na intuição.

São pessoas interesseiras e com facilidade de relacionamento. O elemento terra tem muita objetividade nas cosias, têm os "pés no chão", que acreditam mais nos sentidos, nas razões praticas das coisas; mais ligadas aos elementos da subsistência, do suprir necessidades básicas. São receptivas como a terra, mas de decisão forte e grande força de vontade. Têm muita persistência, eficiência e que falam e agem de forma objetiva e cautelosa. Como se ligam nas coisas materiais elas podem facilmente apegarem-se à rotina e à ordem. Geralmente não gostam do lado abstrato das coisas, da filosofia e da metafísica.

Geralmente escolhe atividades e trabalhos diretamente ligados à terra como agricultura, criação de animais. Na trabalhos sedentários em gabinetes fechados, escritórios, vida sedentária por excelência. Não gosta de caminhar pois é ou sente-se pesada. Quando está em desequilíbrio tem tendência para doenças dos ossos e dos músculos. Gostam muito de sais minerais e vitaminas. Prefere tratamentos à base de massagens, pressão local, cataplasma, ungüentos e coisas assim. É mais de fazer do que de mandar, o inverso de fogo e de ar. Fogo manda mas administra e se faz presente incentivando e resolvendo situações, enquanto ar manda mas não estimula, por assim dizer, ar manda e sai de perto. Isto é o que se pode ver observando o próprio elemento. O fogo embora apresente-se em chamas irrequietas, um tanto livres mesmo assim sempre está ancorada em alguma outra coisa, especialmente no elemento terra ( mineral, vegetal, etc.).

O comportamento sexual de terra embora não seja muito intensamente praticado ele o manifesta de forma um tanto brutal. Gosta de muitos filhos, de prole numerosa e a mulher terra geralmente é uma dona de casa eficiente por ser bem apegada ao lar e aos filhos, por ser caseira e firme nos propósitos. A pessoa terra não tende a ter temperamento colérico, explosivo, mas, por outro lado, está sujeita a ser rancorosa o que não acontece com o ar e o fogo que são explosivos mas não rancorosos.

Dificilmente se envolve com os outros, Medem e pesam todas as conseqüências, são comedidos. Gostam de colecionar pedras, fósseis, adoram pedras preciosas, por isso mesmo quando não as possuem gostam de trabalhar em oficinas, de jóias, ou serem avaliadores de jóias. Tendência a mestres a artesão, gostam de construir coisas, escultores, joalheiros /são ótimos ferreiros e metalúrgicos.

Uma pessoa do elemento terra gosta muito de contos, estórias e lendas. Tem propósito firme e não desiste facilmente, muito obstinada, pouco impetuosa, não intempestiva. Tendência a engenharia, as construções de edifícios, estradas, barragens. Engenharia civil é o seu estudo predileto.

Vemos que todas as coisas se interdependem, que de alguma forma estão unidas em algum nível, que as coisas embora não estejam unidas em totalidade mesmo assim estão interrelacionadas como decorrência de elos comuns que existem em um nível diferente. Seja em que nível for coisa alguma está isolada, pois que há sempre algum tipo de vinculo entre elas. Até mesmo na personalidade aquele vínculo se faz presente. Vemos isso nitidamente quando comparamos a personalidade de uma pessoa com as características dos elementos da natureza. Assim é que na personalidade de uma pessoa há o reflexo dos elementos da natureza, em maior ou menor grau de conformidade com a maior ou menor relação com os elementos.
(José Laercio do Egito)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!