3 de agosto de 2009

ELEMENTO ÁGUA NO HOMEM


Em geral tudo guarda estreita relação com os quatro elementos básicos e assim sendo podemos dizer que todos os elementos da natureza entram na constituição do corpo dos seres que habitam a terra. " O homem acredita constituir-se um único ser mas na realidade ele não passa de uma coleção de bilhões de seres ( cada célula é um ser tanto ou quanto independente). Ele crê possuir um total livre-arbítrio e não o tem, crê agir por conta própria e no entanto sofre a influência de todos os que estão dentro e for de si. Quando crê possuir uma coisa essa coisa é também propriedade de outros seres que ele nem ao menos consegue ver" - Mestre Philippe.

Toda pessoa é formada pela matéria dos quatro elementos, portanto sujeito a força dos quatro elementais que a constitui. Uma pessoa, ou mesmo um animal qualquer, sempre mantém estreita relação com algum dos elementos e este lhe é particularmente favorável. Isto é o que faz com que freqüentemente vejam-se pessoas que apresentam qualidades especiais para determinadas atividades que algumas vezes refletem-se em condições que o vulgo atribui ao acaso, à "sorte". Diz-se, por exemplo, que uma pessoa tem "mão boa" para plantas; outras para acender fogo, outras para achar água, localizar lençóis de água no subsolo, para encontrar minerais e coisas assim. Isto é verdade e acontece exatamente em decorrência da relação predominante entre a pessoa e um dos elementos. A pessoa pode ser predominantemente ou terra, ou ar, ou água, ou fogo e isto é o que estabelece as afinidades pessoais, mas como em todo organismo sempre estão presentes os 4 elementos da natureza consequentemente nunca se encontra uma pessoa que seja, por exemplo, somente água, ou somente ar, etc. Na realidade há o predomínio de um elemento mas como um todo a pessoa é uma miscelânea de atributos dos elementos.

Uma montanha, por exemplo, não é constituída somente de terra, nela há também cavernas onde se apresenta o elemento ar, há veios e depósitos de água, assim como o fogo está presente sob a forma de calor das rochas e muitas vezes formando rios de lava e vulcões. O fogo ( calor ) está presente em todos os átomos e mesmo entre os átomos há espaços preenchidos por algo que algumas pessoas chamam de éter que também é considerado um dos sete elementos básicos da natureza. Assim, podemos dizer que uma montanha está ligada aos 4 elementos. O mesmo se pode dizer da água, quer seja uma fonte, um rio, um lago ou um oceano. Nestes há sempre a presença do elemento terra ( minerais), do elemento fogo ( calor ) de do elemento ar ( gases em dissolução).

No Japão uma das religiões predominantes é o Xintoísmo, onde há muitos mistérios ligados às forças da natureza. Há, por assim dizer, um séquito imenso de elementais, que são chamados de Kamis, reverenciados em toda tradição. Há os kamis dos rios, das montanhas, dos lagos, das arvores, da agricultura, enfim uma plêiade imensa deles inerentes a cada coisa que existe. Em decorrência da influência xintoísta no Japão as pedras são respeitadas e até mesmo veneradas, a muitas delas são atribuído qualidades ocultas ligadas exatamente aos Kamis.
O fogo é de suma importância na Tradição Xintoísta, onde se diz que o universo nasceu do fogo que depois, em parte, se transformou em água. O fogo se penetrou na terra onde se escondeu. No Japão fala-se do deus do fogo, o qual é um deus muito temido por ser responsável pelos vulcões e incêndios, mas que, por outro lado, também é venerado por ser ele que purifica o mundo e destrói o mal. Os kamis dos ventos são os responsáveis pelas modificações atmosféricas. Seria necessário um livro grande para descrever a relação do xintoísmo com os elementos da natureza, e dizem que esse conhecimento é muito antigo e procede da Atlântida.
Nas religiões baseadas na Cabala os elementais sob alguma forma estão presentes e até mesmo citados os, mas mais elevadas expressões angelicais, tanto é assim que é dito que Miguel governa o vento do leste, Rafael, o vento do oeste, Gabriel , o vento Norte , e Uriel, o vendo sul.
"Nosso sentimento da realidade neste mundo material é totalmente ilusório. Nada conhecemos da verdadeira natureza dos objetos e dos seres, mas apenas as impressões que produzem sobre nossos sentidos, e deduzimos conclusões, quase sempre errôneas, do conjunto dessas impressões." Annie W. Besant. A água é a fonte da vida, a mãe de todas as coisas, por isso a mulher "água" é muito maternal e dotada de muita sensualidade.

As pessoas do Elemento Água correspondem ao chamado BIOTIPO RENAL - Shao Yin - Fisicamente têm pouco brilho nos olhos, têm pele macia , e pouca transpiração, são basicamente introvertidas, tímidas, sensíveis e responsáveis. São pessoas racionais, lógicas, pensativas, organizadas e aplicadas, e que apegam-se muito a detalhes. São artistas, temperamentais, ciumentas, que guardam mágoas e rancores passando a serem até mesmo muito vingativas. São muito egocêntricas, mas gostam de agradar àqueles de quem gostam.

Nelas prevalece o reino das emoções profundas e das reações dos sentimentos, indo desde paixões compulsiva e temores irresistíveis , até uma aceitação e um amor que abrange toda a criação.As pessoas de água ( renais ), como a própria natureza dela nos mostra, não têm solidez nem formas próprias. Ficam mais felizes quando a sua fluidez é diretamente direcionada por outrem. Especialmente pelos de "terra", que possuem a solidez na qual a água pode se apoiar. São pessoas que por fora apresentam calma, mas em níveis mais profundos esconde-se um temperamento nervoso e muitas vezes violento.

Um sábio chinês do século XI, diz: " Entre todos os elementos, o Sábio tomaria a água como seu preceptor. A água é submissa mas conquista tudo. A Água extingue o fogo, ou, vendo que pode ser derrotada, escapa como vapor e toma nova forma. A água carrega a terra macia, ou, quando desafiada pelas rochas, procura um caminho em torno... Satura a atmosfera de modo que o vento morre. A água é humilde mas não submissa, ela cede passagem para os obstáculos com uma humildade enganadora, pois nenhum poder pode impedi-la de seguir o seu caminho traçado rumo ao mar. A água conquista submetendo-se , nunca ataca mas sempre ganha a última batalha.
Os elemento de alguma forma sempre se refletem na personalidade da pessoa. Assim sendo é fácil se compreender como é uma pessoa "água". Ela apresenta propensão para a arte de curar; em esportes preferem os esportes aquáticos; admiram os seres da água, gostam de decoração com aquários e coisas assim, preferem profissões ligadas à medicina ou ligadas a mares, rios e meios aquáticos em geral. Por outro lado, quando em desequilíbrio emocional, quando entram em desarmonia com os elementais da água afogam-se em paixões sensuais e tendem a manifestar distúrbios circulatórios e doenças circulatórias. Quando em profundo desequilíbrio tende ao suicídio por afogamento.
As fadigas, cansaços, em todas as situações em que haja perda de energia a pessoa água se recompõe facilmente na beira de um rio, na margem de um lago, numa praia , ou mesmo com u banho refrescante. Quando há predominância água/fogo curam-se muitas vezes com banhos termais, escalda-pés e algo assim. Os elementos da natureza têm características próprias, um tem poder sobre os outros, um controla outro tornado resultando disto o equilíbrio da natureza. A água, por exemplo, pode ser detida até certo limite pelo elemento terra. Com o elemento terra se faz uma barragem capaz de controlar a água, se faz um recipiente, um vaso que pode conter a água, mas esta pode amolecer a terra, dissolve-la. A água apaga o fogo, mas por sua vez o fogo transforma o estado físico da água ( evaporação). A terra apaga o fogo, mas o fogo pode transformar o estado da terra, derrete as rochas gerando os vulcões; transforma as rochas em lava. O ar tanto pode intensificar o fogo quanto apaga-lo; ele movimenta a água criando as ondas. O fogo ( calor) aquece o ar gerando diferenças de pressão atmosférica que ocasiona os ventos, que e que mobilizam a própria água. Com terra pode-se provocar ( atrito entre duas pedras gera faiscas) ou apagar o fogo.
Pelo que acabamos de dizer entende-se que vendavais, ventanias, tufões, furacões, ciclones, maremotos tudo isto resulta da interação dos elementos. Vimos alguns exemplos da interação dos elementos da natureza mas outras situações podem ser imaginadas relativas às interferências elementais que formam o sistema auto-controlador da natureza.
" Assim como é em cima é em baixo". Em obediência a este princípio hermético o comportamento dos elementos da natureza refletem-se nas pessoas caracterizando-as sob os mais diversos tipos comportamentais.
(José Laercio do Egito-FRC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!