12 de agosto de 2009

A Natureza Humana do Elemento Ar

No plano astral existem todos os elementais que correspondem aos elementos da natureza sob as suas mais diversificadas formas e também uma imensa quantidade de elementais artificiais, aqueles gerados pela mente das pessoas. Na realidade esses são formas relativamente efêmeras.

Muitas culturas do mundo inteiro incluem os quatro elementos nas suas tradições filosóficas, religiosas ou mitológicas. A maioria dessas tradições postula uma energia primaria que então se manifesta como correntes de "reduzida", conhecida como elementos, um processo que se assemelha ao funcionamento de um transformador elétrico. Esta energia primaria recebeu muitos nomes: prana força vital, QI e outros. Em todas as culturas desta energia têm sido idênticas, muito embora os nomes dados para a força primaria e para as próprios elementos tenham variado.

Vejamos agora como é uma pessoa do elemento ar. Este elemento retrata pessoas que preferem esportes como, por exemplo, o pára-quedismo. São pessoas que se sentem bem em lugares altos e que por isso, em parte, como profissão dão preferência a atividades de piloto de aviões, aeromoças, equilibristas, trapezistas e coisas assim. Também gostam muito de pescar especialmente enquanto paralelamente têm como segundo elemento a água. Correspondem ao BIOTIPO HEPÁTICO - Tai Yang - ( que os japoneses costumam chamar "tipo sardinha ") .

São pessoas progressistas, revolucionárias, pioneiras, sendo muitas vezes não bem compreendidas pela sociedade convencional. Têm idéias que sensibilizam as pessoas facilmente, são simpáticas e envolventes. Têm dificuldades de aceitar as limitações do corpo. Como acontece com Fogo as pessoas ar tem olhos muito vivos e brilhantes. Em esportes gostam de asa delta e quando criança gostam de brincar com aviões de papel pipas de papel, aero-modelismo e coisas assim. São pessoas que adoram a brisa, as correntes de ar por isso não toleram bem ambientes confinados, trabalho em salas fechadas, etc. Por outro lado são tendentes às doenças respiratórias, que pioram em lugares fechados, abafados. No tratamento da saúde, mais que remédios, preferem exercícios respiratórios ( Hatha Ioga, por exemplo) como forma de tratamento. Tem excesso de energia no pulmão e pouca energia no fígado. Geralmente são pessoas que pensam muito, são inteligentes, por isto bastante criativas, com forte dose de autoconfiança naquilo que fazem mas sem grande poder de decisão naquilo que pretendem. Dotadas de orgulho e amor próprio embora que via de regra sejam um tanto fúteis, facilmente influenciáveis, sem vontade muito definida. Quando em exagero corresponde aquele tipo de pessoa que o povo chama de " Maria vai com as outras". Quando recebem a devida atenção são dóceis, fáceis de ser conduzidas, mas quando são atingidas além de um determinado limite elas podem explodir em cólera violenta ( É o tufão, o furacão ). Nesta situação chegam a dominar o elemento água e terra, e mesmo fogo. Não suportam o sofrimento nem em si e nem nos outros, quando se machucam dizem sopra, sopra... São criativas, tendem a estimular a inspiração e a criatividade. A sexualidade não está no topo da lista de prioridades. Admiram os seres alados, dos pássaros e não suportam vê-los maltratados ou presos. As faculdades mentais estão muito ligadas a esse elemento.

Sintomas mais comuns: tensões nas costas, principalmente na região cervical. Grande tendência a gazes, flatulência, e acidez. Apresenta falta de energia no fígado e excesso no pulmão. Fazem-lhe bem as frutas ácidas em doses moderadas pois nutrem o fígado, porém em doses excessivas agridem. Quando em desarmonia as pessoas ar tendem a o suicídio pulando de lugares altos. Também têm tendência para doenças respiratórias. Têm tendência à expansão, por isso uma pessoa ar possa se tornar facilmente um idealista, um "visionário", um ideólogo, filósofo, pensador, ou seja, quando não fazem o corpo voar os fazem a mente. São pessoas ágeis no pensar, tendentes ao teorismo ( o inverso do que acontece com uma pessoa terra que tendem ao lado prático e objetivo das coisas ).

São pessoas que vivem no reino abstrato do pensamento, e para eles um pensamento é simplesmente tão real, ou, mesmo ainda mais real, ou pelo menos mais importante que um objeto material ( exatamente o oposto de "terra"). Vivem em seus sentimentos e, mais do que qualquer outra coisa, o estado emocional deles, é que determina o padrão de comportamento. Comparando-se com "fogo": vemos que este vivem uma atividade inspirada e altamente excitadas mas que não vivem no mundo abstrato como "ar". Os silfos facilitam a compreensão e promovem a inspiração, por isso as pessoas ar têm tendência para as artes, especialmente para a música, a poesia, e a pintura.

Pessoas do elemento ar gostam de expandir a sabedoria e geralmente são muito curiosas. Necessitam de canais de expressão através dos quais possam dar vazão à livre expressão de idéias e liberdade intelectual. Preferem, por isto, profissões ligadas à comunicação, são os radialistas, jornalistas, comunicadores em geral. Nas ruas os vemos geralmente "camelôs" e divulgadores de produtos e coisas assim. Não suportam os ambientes confinados, querem o ar livre parra o exercício profissional. As profissões que devem ser exercidas dentro de salas, presas a escrivaninhas e balcões as entediam muito.

As mulheres ar são as mais volúveis de todas, pois têm sentimentos pouco presos às coisas concretas. Gostam de futilidades, de festas e exibições. São excessivamente ligadas a modas, aos desfiles de modas, querem sempre novidades no vestir, muito afeitas às maquilagens e mudam de aspecto tão facilmente quanto o faz um camaleão. São pessoas que se amoldam com facilidade às situações, mas que não permanecem assim por muito tempo ( O ar amolda-se facilmente a um recipiente mas sempre está tendendo a escapar pelo menor orifício), na primeira oportunidade tomam uma outra forma qualquer. São perdulárias, gastam muito, não pensam muito no futuro. As mulheres do elemento ar não são muito afeitas a cuidar de crianças, preferem mais participar de festas e passeios do que ficar cuidando dos afazeres do lar. Não são muito de cuidar dos filhos, mas, por outro lado, são bem amigas e carinhosas com os filhos, e com todas as pessoas. Apaixonam-se facilmente, mas de igual maneira esquecem.

Ar, são pessoas que gostam de toques físicos, são afetuosas, adoram ser acariciadas. São pessoas que têm grande atração pelo elemento fogo, as mulheres ar levam os homens fogo a situações passionais que podem atingir uma grande intensidade e vice-versa. Os homens ar também são muito volúveis, os seus sentimentos não têm fortes raízes, por isso traem com grande facilidade. Não permanecem por muito tempo numa mesma classe de emprego, de trabalho, sentem a necessidade de mudar constantemente. Geralmente não são aqueles pais muito ligados ao lar, deixam as responsabilidade de lado, preferem sair de casa, visitar lugares, pessoas, farras e coisas assim. Por serem pessoas volúveis magoam facilmente os entes queridos mas quando tomam consciência disto sofrem pois são essencialmente amorosas; apenas não compreendem o quanto uma ato pode atingir uma pessoa. A liberdade é o seu forte, agora aqui, um instante depois ali, não lhes interessa muito os lugares, o importante é mudar. Assim, podemos dizer que são pessoas que não toleram, por exemplo, passar duas férias seguidas num mesmo lugar. Tem grande tendência ao novo, às renovações, quer sejam elas físicas, ou no trabalho, assim sendo hoje estão aqui e amanhã acolá. Gostam de viajar, por isso são os vendedores viajantes, caminhoneiros, guia de turismo e coisas assim.

O ar não para, assim também é a pessoa ligada a esse elemento vive em constante movimentação. Pessoas que gostam de mudanças em tudo, mudam de residências, mudam de amores, mudam de profissões, mudam de preferencias, com a maior facilidade.

O conhecimento sobre a natureza elemental de uma pessoa serve como teste vocacional, através disso pode-se saber quais as profissões mais adequadas para ela, qual o melhor campo de atuação; pode-se saber o como ela reage ante as diversas situações da vida.

O conhecimento elemental da pessoa até mesmo oferece um índice, com boa margem de segurança, para indicar o tipo de pessoa com quem é ela compatível para os negócios, sociedades, e para o matrimônio. Conhecer a influência dos elementais na natureza humana é bem importante porque isto facilita a compreensão da pessoa sobre si mesma, a compreender as outras pessoas e até mesmo a compreender o mundo como um todo.

Diz Carter:“ Se os psicólogos, psiquiatras e conselheiros de vários tipos, ao menos aprendessem classificar as pessoas segundo o elemento predominante, constituindo os tipos de personalidade, dariam um grande passo à frente nos seus esforços para deslindar as forças infinitamente complexas que atuam na motivação e no comportamento do ser humano ”.

“Exercendo uma atividade paralela em seu próprio elemento uma pessoa pode ‘recarregar as baterias’ para poder suportar uma atividade fora do seu elemento ”.

(José Laércio do Egito-FRC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!