7 de fevereiro de 2013

TRATADO DE NUMEROLOGIA CABALISTICA VI

14- Arcano XII
O ENFORCADO
Um homem suspenso pelos pés, tendo as mãos amarradas,representa uma condição de sofrimento e sacrifício. Devemos nos sacrificar por nossos semelhantes, fazer caridades materiais e espirituais; levar conhecimentos da Alquimia Sexual, da Morte do ego e da importância de repassá-los para os outros.

‘‘ Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não a junta ,espalha .(Lucas 12:21)’’.

Quanto à sua composição, o doze pode ter sido formado tanto pela multiplicação do quatro por três (três vezes cada um dos quatro elementos – fogo, terra, ar e água – que constituem os signos astrológicos) quanto pela multiplicação do três pelo quatro(quatro vezes cada uma das três modalidades dos signos –cardinal, fixo e mutável – ou, em outros termos, pelas três forças:positivo, negativo e neutro). Ele representa, de todo modo, a íntima aliança entre a dinâmica do três e a completude do quatro.

As diferentes manifestações do doze – tribos, apóstolos ou signos zodiacais – foram muitas vezes colocadas em relação recíproca por autores cristãos:

“Os doze apóstolos têm na Igreja o lugar que os doze signos do zodíacos ocupam na Natureza, visto que, como os signos governam os seres sublunares e presidem sua geração, os doze apóstolos presidem a regeneração das almas”
(São Clemente de Alexandria, citando Teodato, o Gnóstico).

Outro exemplo:
“o Cristo é o dia verdadeiramente eterno e sem fim que tem a seu serviço as doze horas nos Apóstolos e os doze meses nos Profetas.” (Zenon de Verona, Tractatus).

E Santo Agostinho, não teme escrever nas Enarrationes in Psalmos:
“Existem doze apóstolos porque o Evangelho devia ser pregado aos quatro cantos do mundo em nome da Trindade: ora, quatro e três dão doze”. Os 12 apóstolos.

A missão dos discípulos era dar prosseguimento aos ensinamentos de Jesus, e trazer para o mundo material o lado espiritual da natureza; trazer a Trindade ( 3 ) para o mundo material ( 4).

O zodíaco divide a esfera celeste em 12 casas mostrando que a regência do universo é feita por uma trindade sobre as quatro direções do mundo material .Climatologicamente são quatro as estações e cada uma de três meses.

4 x 3 = 12

Jacó teve doze filhos, de onde derivaram as doze tribos de Israel. Ele usava um peitoral sobre o qual haviam incrustadas doze pedras, que, segundo a Tradição, são os suportes de doze poderes cósmicos: Esmeralda, topázio, sardônica, diamante, safira,carbúnculo , ametista jacinto, ágata , jaspe coralina e crisólito.

Doze filhos, doze tribos simbolizando o espiritual no desenvolvimento material do povo judeu.Doze era o número das principais divindades do Olimpo.

Em Sânscrito o Sol tem doze nomes que são utilizados com mantras:

OM MITRAYA NAMAH OM RAVAYEH NAMAH OM SURYAYA NAMAH OM BHRNA VEH NAMAH OM KHGAYA NAMAH OM PUSHNE NAMAH OM HIRANYA GARBHAYA NAMAH OM MARICHAYE NAMAH OM ADITYAYA NAMAH OM SAVITRE NAMAH OM ARKAYA NAMAH OM BAHSKARAYA NAMAH..

Diz a mitologia japonesa que o Criador está sentado sobre doze almofadas sagradas e segundo a Tradição coreana o mundo está divido em doze regiões.

No Antigo Testamento contam-se doze "profetas menores": Oseias, Joel, Amos, Abdias, Jonas, Miquéis, Nahum, Habacuc, Sofronio, Ageu, Zacaris e Malaquias.

Note-se que os mensageiros entre o mundo espiritual de alguma forma ligam-se ao número doze.

Após a multiplicação dos pães encheram-se doze cestos com a sobra.

As doze chaves do alquimista Basílio Valentim:

CHAVE 1
Que a esposa pudica seja unida a seu esposo. A coroa do rei, feita de um metal flavo. Livra a continuação o rei ao homem de um lobo vivaz. Faz isto três vezes e consume ao lobo (ego) por um fogo( sexual) muito violento. O rei sairá com ele puro de mancha e de seu próprio sangue (Sêmen) te poderá renovar (nascerá de novo).

CHAVE 2
Deixadas suas vestes, que o Sol (homem) com Diana (mulher)sejam desnudos um e outro, para o himeneu desejado, que dois lutadores se faça o precioso banho da esposa, para que ela lave em seu corpo em atenção ao esposo os combatentes combaterem (combate contra a luxúria na prática sexual), e quando seu ardor marcial tenha cessado( após a prática), terão um belo troféu de sua luta.( a energia não desperdiçada, a transmutação em fogo sagrado)

CHAVE 3
Proveniente da rocha (pedra filosofal - sexo), que o dragão alado(Sabedoria e virilidade masculina) seja unido à águia (Perspicácia e harmonia feminina): Um queimará suas plumas, e o outro fundirá suas neves (se tornaram Um). Preserva bem teu enxofre com o sal celeste (sêmen) para que o galo (potencia sexual)devore a raposa maliciosa (luxúria). O pássaro (Espírito Santo) afogado na onda (águas seminais) retomará vida ao fogo ( da kundalini).

CHAVE 4
Toda carne aqui embaixo provém da terra, ao fim de pouco tempo retornará a cinzas; o sal sairá daí, por meio do qual reaparecerá ao dia da carne assim dissolvida, tu que desta maneira queres ver as formas passadas, entrega ao sal em vem do enxofre e o mercúrio.

CHAVE 5
A terra por ela mesma não produz nada, é o espírito quem abastece e sustenta a vida.

Toma sua origem dos astros luminosos. Daí todos os metais extraem suas qualidades.

A pedra Hercúlea se une com amor ao ferro, assim, nosso leão ama a nosso mercúrio.

CHAVE 6
Fêmea e macho unidos fazem germinar a semente. Que então Netuno prepare os banhos requeridos depois que o macho duplo devore um nervoso cisne a fim de que dois percam e recobrem sua vida, quatro ventos soprarão e o rei, pelo fogo, se unirá cheio de amor, a sua esposa querida.

CHAVE 7
Primavera, verão, outono, água, sal dos Sábios Compõe nosso caos a acalentar ao sol.

Se sem embargo dos astros não há posto pesos justos, nenhuma propicia brisa cumprirá teus desejos.

Do firme selo de Hermes, fecha o vidro, por temor a que tua matéria não seja presa do errante vento.

CHAVE 8
Para apodrecer-se as sementes à terra se confiam.

Nossos corpos são postos na tumba, mas para voltar a sair. Assim, todos os elementos se encontram em cada um, se podes, como convém, de um extrair os outros. É isto o fim da obra, a meta de todos os trabalhos; se o tem bem ajustado, obterás dele a chave.

CHAVE 9
Faz que de um triplo coração cresçam três serpentes vivas, depois encerrá-las juntas em um vaso de cristal.

Vênus faz admirar a graciosa cauda do pavão, e alegra teus olhos com um cisne branco como a neve.

Favorito de Saturno, um corvo negro seguirá, e depois dele a asa da águia apresentará suas plumas.

CHAVE 10
A lua ajuda a Hiperión com seus raios. Mercúrio sofre o dano e ele perceberá se não lhe der prontamente seu Jamsuf.

Tú que compreendes este verso dá graças a Jehovah de que um tal entendimento seja outorgado aos mortais.

CHAVE 11
Como Orfeu a Eurídice, o irmão desposará a irmã, e de seus corpos se verterá o sangue. Juntá-lo ao humor cálido do pai e da mãe, depois fecha com cuidado o globo dos Adeptos. Então o feroz leão de prolífico corpo contemplará feliz, sua numerosa prole.

CHAVE 12
Se o leão generoso devora a serpente Mercúrio te dará flores a milhares.

A pedra sem fermento não pode produzir ouro, porém terá muito unida a ele por ingresso. Por ela verá que tudo o que está oculto e Deus será propício a satisfazer teus desejos.

Som relacionado: Sol sustenido

Letra hebraica:Mem

Vigésimo terceiro caminho, de Hod a Geburah:

O vigésimo terceiro caminho é a Inteligência Estável por que tema virtude da consciência entre todas as numerações.

Características positivas: Sacrifício e auto sacrifício, Dedicação, Abnegação, Perfeição moral.

Características invertidas: Egoísmo, Desligamento, Escolha errada, Abandono, Excesso de confiança.

(Livro: Tratado da Numerologia Cabalística, de Lucas de Souza Teixeira - Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!