5 de outubro de 2010

RODA ASTROTAROLÓGICA-CABALÌSTICA V

LUA:
De acordo com este segmento configurado na análise do livro do esplendor, este arcano comumente chamado de “A Lua ” é representativo das “dificuldades”. Enquadra-se seu nome científico “crepúsculo” no sentido dado a esta misteriosa carta que vislumbra a condição sinistra e desfavorável com que o homem sem visão interior pode-se deparar, e no perigo oculto das trevas para aquele que falsamente se sustenta na matéria e nas suas paixões, sendo o ponto final do espírito totalmente materializado.


Nas sua manifestação evolutiva a letra TZADE que corresponde a uma inteligência ou espírito arquétipo da criação, simboliza o pensamento fixo em algum propósito, vontade, ordem, sugestão.

Neste mundo visível, regido pela divina sabedoria é que nesta letra hebréia se encontra uma ordem de anjos protetores, tendo como atributo divino o “Justo”.

O valor numérico é 90, seu significado hieroglífico, casa, ou teto: uma protege, outra limita astrologicamente este arcano.Quando escrita no último lugar o valor numérico da letra vale 700.

Corresponde ao signo aéreo de Aquário, aquele que torna uma decisão determinada, dominando sua emoções em prol do bom futuro. Seu governante é Saturno, o maléfico das energias concentradas, onde o esforço de uma nova era se sustenta na influencia de Urano (aquele que produz as mudanças positivas).

Estes dois planetas tem influência definida sobre os seres humanos, sendo que, se a fatalidade nos reserva o futuro, a vontade individual pode modificar o que ela preparou através da força oposta, a Providência Divina.

Dentro da quadriplicidade deste arcano maior se encontram os seguintes arcanos menores:

- o cavaleiro de espadas ou ar de numero 53 e
- os arcanos menores 3-6-9 do mesmo naipe, que corresponde aos seguintes números de arcanas menores: 57/60/-63.

O caminho da árvore é o 12 (10 de esfera mais 2 na ordem numérica alfabética).

Entre o caminho de BINHAH e GEBURAH foram criados a Deglutição, o Esôfago e a Sombra. Este caminho de coloração laranja no mundo material.

Encontra-se situado entre as esferas 1 e 5, sendo da luz e da imagem da magnificência e o lugar onde precedem as visões.

Quando pronunciado o nome sagrado e mentalizada sua coloração no caminho 18 , atua na pituitária posterior.

Aquário 21/1 a 19/2 - Ar Significado do Arcano Maior
Individualista / rígido (18) Dificuldade / Problemas Físicos
Livre / solitário
Saturno (antigo regente) Significado do Arcano Menor
Resistência (57)3 de espadas – deglutição - sufoco
Urano ( novo regente ) (60) 6 de espadas – esôfago / obstáculos
Inovação (63) 9 de espadas – sombra / perigo oculto
Cavaleiro de Espada ( 53 )
Imposição / Inesperado

SOL:
A décima nona carta do tarô é comumente chamada do “Sol” e representa o nome científico “Luz resplandecente”.


Este arcano representativo da “felicidade” ao mundo não contaminado pela queda, aquele que através das descobertas obtém a felicidade do casamento com o bem, a iluminação.

Deixa de ser a luz refletida do arcano anterior e passa a ser a luz criadora de Deus que se espalha no mundo dos elementos, no corpo dos homens e no reino mineral.

Transcendência evolutiva depositada na sabedoria do escolher da vida e no ouro dos filósofos é a verdadeira pedra filosofal.

Na evolução, este Arcano se exprime no caráter da letra KOPH que simboliza o “instrumento cortante ou machado” aquele que divide o mundo material da queda do mundo da ascensão, esta letra simboliza a compreensão, a arma, a voz, a lei.

Seu valor numérico no plano da encarnação 29 ( dez de esfera mais dezenove de ordem alfabética ) é quando escrita em ultimo lugar vale 500.

Astrologicamente este arcano está abaixo do signo de peixes, signo aquático que corresponde à substância astral, aquele que influencia, desprende-se das dependências do passado, objetivando o futuro.

Seu governante planetário é Júpiter aquele que com a confiança e a crença se associa a algo maior que o eu.

Na nova era seu regente é Netuno,que impulsiona o ser a livrar-se das limitações do próprio eu e do mundo material, necessitando libertar-se e sentir-se unido em fusão completa com o todo. O caminho pelos quais podem os homens chegar aos centros ocultos se fundamenta na Inteligência natural dos arcanos e a perfeição da natureza.

O fundamento da santidade está situado entre a esfera vencedora da morte NETZACH (7) e MALKUTH (10) esfera do Reino da Natureza Sua colocação no transito é verde esmeralda.

Este arcano enquadra dentro de sua quadriplicidade o Cavalheiro de Copas e também os arcanos menores 3,6 e 9 de copas, correspondente aos Arcanos Menores 71,74,77, do elemento água. Nestes arcanos são criados o Riso,o Baço do Corpo e da Luz.

Quando pronunciado o nome divino atua sob o sistema locomotor do lado esquerdo, sua cor é o vermelho púrpura.

Esta carta fecha o círculo externo das clavículas zodiacais de Salomão correspondentes às doze letras simples do alfabeto hebraico.

A partir deste Arcano teremos os sete arcanos planetários fundamentados das sete letras “duplas” do alfabeto. Esta denominação do ponto de vista etimológico é devido a sua pronuncia dupla.

A consideração esotérica das influências planetárias são polarizadas em virtudes ou defeitos, exemplo disto é Júpiter e sua benevolência positiva e seu orgulho negativo.

Peixes 20/2 a 21/3 – Água Significado do Arcano Maior
Bondoso / Manso (19) felicidade / Casamento

Júpiter ( antigo regente ) Significado dos Arcanos Menores
Confiante / Direito (71) 3 de copas – Riso / Falsas Ilusões
Urano ( novo regente ) (74) 6 de copas – Baço / Lembranças
(77) 9 de copas – Luz / Desejo de Fugir
Cavalheiro de Copas (67)
Nova Amizade / Abuso de Confiança

Este vigésimo Arcano maior comumente chamado “O Julgamento” e cientificamente de Juízo Final , onde a espada de dois gumes dá a vida a quem se torna espada ; ou a morte, a quem não entra em sua justiça. Cada ser deverá um dia medir forças com ela, nisto consiste o julgamento.

Os significados nos planos do Arquétipo, do homem e da natureza são; “o movimento”, “a respiração” e o” reino vegetal”.

Este arcano impera a letra RESCH que significa hieroglificamente “A cabeça do homem”. Cabeça que contém a unidade psíquica, a faculdade de escolha, do pensar, de sentir, de querer e dos sentidos neurológicos.


Vejam que o estado vegetativo de um ser humano resume-se basicamente em perder a cabeça, os seus sentidos neurológicos e seus movimentos periféricos; face do julgamento no poder que nos impulsiona para o caminho da evolução, das lições cármicas aprendidas no tempo e da transcendência, fonte de atração divina. Este é um dos caminhos do retorno é da transformação astral.

O regente planetário deste arcano é “Saturno”, o planeta maléfico, aquele que por seu próprio impulso precisa defender sua estrutura e a integridade do Eu, sendo responsável em seu disciplinado esforço da aceitação, dos deveres em sua rigidez e frieza.

Esta letra com valor numérico de 200 foi criada por Ele no plano cósmico, predominando em sua combinação uma com a outra (isto é próprio da emanação de todas as letras da primeira (IOD) criou a Paz, o Sexto dia do ano e a Narina esquerda do ser humano.

O caminho na árvore da vida é 30, sua coloração é laranja, encontrando-se situado entre as esferas 8 (HOD), esfera da glória e repouso e 9 (YESOD), esfera do fundamento e fecundação.

Este trigésimo caminho é chamado Inteligência coletiva. Desta é que se fazem as análises astrológicas e suas especulações.

Quando devidamente observada a posição da árvore no corpo humano, este caminho percorrido no nome e cor atua na cura do sistema reprodutor especificamente a vesícula seminal, o ureter, o testículo e o ovário direito.

A letra hebraica do Arcano é ”RESCH”, seu peso numerológico é 200 e na representação dos sentidos material e espiritual.

A vigésima segunda carta do tarô em forma seqüencial, já que sua antecessora não tinha peso numérico por ser o Louco, o 0 (zero), representa o ponto mais elevado de todo o ar. Este grande arcano comumente chamado “O Mundo.

” O símbolo de Deus e a criação, representação absoluta do macrocosmos e do microssomos No macro com os quatro elementos da natureza e suas derivantes fogo-água, terra e ar.

“A coroa dos magos” nome científico desta carta se revela pela mais alta elevação que se obtém através das honras e o êxito da suprema fortuna, na graça e na reciprocidade.


Mas quando consultado o livro da criação, criou a letra e fez predominar a beleza e quando a coroou e combinou uma com a outra formou Júpiter no mundo. É o sétimo dia do ano. Claro que para os cristãos este dia seria o Domingo, mas para a tradição judaica (precedente a cristã), esse dia é o sábado.

Este sétimo dia da criação se confirma na língua portuguesa que certamente chama domingo ao primeiro dia e segundo dia, a “Segunda feira”. Comumente o espanhol considera o domingo o dia do descanso e do culto, o último dia no mundo ocidental, seu calendário reserva o primeiro dia lavoral ao (Lunes – Segunda feira – Monday). A Tradição cristã impera no dia a dia, mais não é a lógica demonstrando cabalisticamente seu erro numérico.

A letra hebraica do Arcano “TAV” é última do alfabeto, seu peso numerológico é 400 e na representação dos sentido material e espiritual da lógica língua de Moises. Significa a Abundancia, Proteção e a Cruz, o sinal dos sinais.

O símbolo é Júpiter, planeta da expansão e da benevolência, da confiança e da fé num poder superior.

Em alguns tratados herméticos este arcano tem a representação astrológica do sol, mais quando consultado o livro da criação Ele criou a letra a fez predominar na beleza e quando a corou e combinou uma com a outra formou Júpiter, no mundo o sétimo dia do ano e a vida do seu humano.

O caminho cabalístico deste arcano é 32 (10 de esfera e 22 de carta) corresponde a uma ordem de espíritos ou Inteligência adjuvantes dirigindo todas as operações e divisões dos sete planetas.

Quando devidamente mentalizado atua no sistema reprodutor , na medula sacra, ventre, bexiga, próstata, útero, anus, uretra (pênis-vagina) ilíaco.

Sua coloração vermelha escarlate e em conjunto com o pronunciamento do nome divino produz o milagre da cura nos centros emocionais e órgãos sexuais, este caminho encontra-se entre as sephira de YESOD (9) esfera do justo fundamento e MALKUTH (10) esfera da soberania do reino.
(Texto de Juan Carlos Cruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!