3 de outubro de 2010

SÍMBOLOS V

Abaixo, uma das formas de representar o enxofre alquímico (símbolo do volátil e expansivo). Já vi por aí este símbolo ser usado por alguns como a cruz de satã.



A Cruz na Coroa:


É um símbolo ocultista, um emblema da Loja Maçônica "Cavaleiros do Templários", também utilizado com frequência pela Sociedade Watchtower, entre outras.

Segue alguns símbolos utilizando a cruz e a coroa, usados na Maçonaria:



O símbolo abaixo é a representação da cobra alquímica de Flamel:




A figura abaixo era um símbolo mitológico do Titan Cronos, o tempo, o início e o fim.


Foi, também, um tipo de monograma usado pelo imperador romano Constantino para simbolizar o cristianismo. Antes, somente as figuras do peixe e da cruz tinham essa representação. Os símbolos S, O, G, I, PX sobrepostos formam um cristograma, pois as letras gregas XP (Chi-Rho, são as primeiras duas letras de Χριστός, "Cristo").

Os cristogramas eram empregados pelos cristãos antigos em moedas, lábaros, espadas, escudos, vestes, pinturas, esculturas e outros.

Levando em consideração que CRONOS e CRISTO começam com as mesmas letras, por isso o PX(Chi-Rho) pode servir como símbolo dos dois nomes, sendo que o símbolo de Cristo geralmente vem com as letras alfa e omega, que representam o Deus apocalíptico (..."Eu sou o inicio e o fim, o alfa e o omega)...(fig. acima)

Não podemos esquecer de que um mesmo símbolo tem vários significados para as diferentes religiões e ceitas. Um exemplo disso é o pentagrama, o cotolicismo adotou-o como proteção das 5 chagas de Jesus!

Quanto ao mencionado Cristograma , não signfica que se ele estiver sem o alfa e o omega deixa de simbolizar Jesus (pelo menos para um católico).
(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!