18 de agosto de 2010

SÍMBOLOS III

O símbolo Oroboros, significa a eternidade e o ciclo da vida. No desenho abaixo aparece em volta do Selo de Salomão (Signo de dualidade dos planos), é em parte um selo alquímico, porém, no caso, da chamada "alquimia espiritual".


Esse é um selo de transmutação, mostrando, por meio dos símbolos astrológicos, e com os dois dragões (um com asa e outro sem asas) como o ser humano acessa outro plano de existência e, principalmente, como as outras entidades chagam ao plano físico.

Vemos que o selo mostra o caminho para ambos os lados devido à presença do hexagrama (tudo que esta em cima é como o que esta em baixo).

Cada um desses símbolos representa um planeta. O símbolo astrológico que se encontra no centro do selo de Salomão representa mercúrio. Mercúrio representa o aspecto masculino, entre tantas outras coisas. Entre outras coisas esse símbolo faz parte de uma equação que visa a vida eterna.


O símbolo acima é o Vésica-Piscis, símbolo que representa o estado de equilí¬brio perfeito entre as forças, é a imagem dos mundos que se interpenetram, o mundo da matéria com o mundo espiritual e, com o seu conteúdo simbólico através do número oito na horizontal que representa também o principio e o fim.

Esse símbolo tem uma série de outros significados embutidos, uma vez que é muito matemático.É uma das bases da magia e da matemática.

Abaixo, O outro símbolo de Vênus, que também é a representação planetária utilizada por cientistas e ocultistas. Ele possui a chave para entender o caminho de Nun através da Mão Direita (somente através do amor e do sacrifício pela humanidade é que se consegue atingir a Iluminação).


Examinemos o símbolo de Vênus por um momento: um círculo sobreposto a uma cruz. A cruz representa o Plano Material e o Microcosmos, enquanto o círculo representa o Espírito e o Macrocosmos. A cruz representa o ciclo de reencarnações, os quatro elementos que precisam ser dominados para se chegar até o estado de Iluminado, enquanto o círculo representa o ciclo divino, já fora da Roda de Samsara. O ponto central do símbolo é a esfera de Tiferet - O Sol."

Abaixo, A Chave dos Grandes Mistérios. Chave absoluta das ciências ocultas dada por Guilherme de Postel e completada por Eliphas Levi;


Abaixo símbolo utilizado na Fé Bahá'í¬ é uma estrela de nove pontas que significam as nove religiões monoteístas: Sabeismo, Hinduísmo, Judaísmo, Zoroastrismo, Budismo, Cristianismo, Islamismo, Fé Babí¬ e Fé Bahá'í¬.


Símbolo celta que representa os quatro elementos:


Esse é o sigilo mágicko dualístico de Salomão, que ilustra a representação do significado do hexagrama de forma detalhada:


"Tudo o que esta em cima, é como tudo o que está embaixo." Ou se preferir a metáfora erroneamente utilizada "assim na terra como no céu".

Mas os praticantes da Arte sabem que ha bem mais do que isso, assim como mostra esse sigilo. Vemos principalmente os conceitos herméticos como a dualidade, por exemplo.

Se você analisar a imagem melhor perceberá que o círculo que a contorna na verdade é Oroboros, a cobra que come o próprio rabo, cujo significado já explicamos.

Vemos escritos os conceitos, mundo inferior embaixo e mundo superior em cima. Além disso, seguindo essa linha, ainda vemos representado o conceito do macrocosmo (escrito em cima) e do microcosmo (escrito embaixo). O macrocosmo e o microcosmo fazem parte desse todo, e o homem é formado por ambos, ele está entre o mundo superior e o mundo superior.

No centro vemos o símbolo da Cruz de Pátea (como Morpheus comentou), que foi inspirada na Cruz de Malta, representa o equilíbrio e que tudo vem de todos os pontos de forma igual para o centro, e que tudo sai do centro e vai para os quatro pontos de forma igual (ou seja microcosmo e macrocosmo e que da união dos mundos superior e inferior, do macrocosmo e do microcosmo, forma o hexagrama, que também representa esse equilíbrio.







(continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!