18 de agosto de 2010

NOMES DIVINOS II


Existem dez nomes divinos, que são encontrados em todos os talismãs e em todas as fórmulas de evocação. A seguir vou enumerá-los e ao lado colocar os correspondentes em português.

01. Ehieh ( Aeie)
02. Iah (Ia)
03. Ieovah (Ieve)
04. El (Al)
05. Eloha (Eloe)
06. Elohim Gibor (Aleim)
07. Tetragrammaton (Ieve)
08. Elohim Sabaoth (Tsbaoth)
09. Shadai (Sdi)
10. Adonai (Adni)

Existe uma lei básica do ocultismo, que é a nomeação.

Este Ieve, seria Yaweh/Iave/Javé? Ou seria Yod-He-Vau-He? Para esclarecer essa dúvida, vamos falar sobre cada nome:

1 - IEOVAH

Este nome, um dos mais misteriosos da teologia hebraica, exprime uma das leis naturais mais assombrosas que conhecemos. Para se ter idéia de sua importância, é graças à descoberta de algumas das propriedades desses nome que se tornou possível obter a explicação completa do Tarot.

Vamos começar a análise pela palavra cabalística. IEVE, escreve-se em hebraico com quatro letras, as letras chamadas "iod-he-vau-he". Cada uma dessas letras possui um significado. Vamos então ao significado de cada uma dessas letras:

Iod: o princípio ativo por natureza; o Eu. (a propósito, todas as letras do alfabeto cabalístico são combinações resultantes de diferentes reuniões da letra Iod).

He (o primeiro): o princípio passivo; o Não-Eu.

Vau: Marca a passagem de um mundo a outro; a Transição.

He (o segundo): o segundo He representa o ser completo que encerra numa Unidade absoluta os três termos. Ele indica a passagem que transcende o ser de uma escala a outra.


Então na verdade, analisando Ieovah (Ieve) dessa forma, é só levarmos ao pé da letra a análise da representação de cada uma dessas letras, e juntar para entender o que o nome saignifica e representa. Logo, "Iod"-"He"-"Vau"-"He"= "Eu"-"Não-Eu"-"Passagem"-"Transcedencia". Agora junte todos esses quatro termos em uma idéia só e dá para ter várias interpretações, certo?

Há ainda o fato da gematria (cada nome representa um número). Cada letra do alfabeto cabalí¬stico possui um valor numérico específico. Sabe-se que o nome impronunciável de deus é composto por 72 números.

Na cabala:
a letra Iod (I), representa o numero 10
a letra He (E), representa o numero 5
a letra Vau(V), representa o numero 6
a letra He (E), representa o numero 5

O cálculo gematrico funciona da seguinte forma: como numa pirâmide, coloca-se uma letra a mais em cada linha e dessa forma é provado que Ieve é um dos nomes de Deus.


I = (10) 10
IE = (10+5) 15
IEV = (10+5+6) 21
IEVE = (10+5+6+5) 26
____________________
10 + 15 + 21 + 26 = 72


Para concluir o assunto, o IEVE (ou IOHA), para não ser jamais pronunciado pelos profanos, é substituído pela palavra Tetragrammaton, ou pela palavra Adonai (Senhor).

Como deu para ver, o assunto fica mais complicado conforme nos aprofundamos e por isso prefiro ir devagar e falar aos poucos em cada assunto. Então vemos que a cabala trabalha muito com a matemática e simbologia. Em próximos textos falaremos sobre o significado dos outros nomes.

2 - "EHEIEH"

Acho que o estudo desse nome é um dos mais interessantes, porque influencia diretamente no que conhecemos, em outras palavras, em tempo espaço e matéria. Esse nome escreve-se ás vezes pela simples letra Iod e nesse caso significa simplesmente "Eu". Já é algo para se pensar, como uma palavra tão simples e curta como "Eu" é ao mesmo tempo tão abrangente. É porque o "eu" é onde se resume tudo e apenas uma coisa.

Esta palavra deu nascimento ao termo grego aei (sempre). Logo, Eheieh significa sempre, e se compreende como a letra cabalística Iod. No alfabeto cabalí¬stico, Iod é a representação que exprime o começo e o fim de tudo, porque todas as outras letras do alfabeto cabalístico são apenas diferentes combinações da letra Iod. Todas as letras do alfabeto hebraico são junções do Iod. Um Iod para cima e um Iod para baixo juntos formam uma letra. Mas. Como este não é um texto sobre cabala, vamos soltar ao assunto dos nomes divinos.

É escrito e representado misticamente em um triângulo com três "Iod", um em cada ponta do triangulo e cada um desses três Iod tem um significado e simbolismo específico. Esse simbolismo representado pelos três Iod representa os atributos da divindade que fez surgir a Criação.

Antes de prosseguirmos, vamos entender o que é a Criação. Vou resumir criação em uma simples equação: Tempo + Espaço + Matéria = Criação

Em outras palavras, “ETERNIDADE, INFINITO, SUBSTÂNCIA” são as matérias-primas que possibilitaram a criação e cada Iod representa uma dessas matérias primas.

O primeiro Iod é a representação da ETERNIDADE dando nascimento ao TEMPO na sua tríplice divisão:
- passado
- presente
- futuro

O segundo Iod é a representação do INFINITO, dando nascimento ao ESPAÇO na sua tríplice divisão:
- Comprimento
- Largura
- Profundidade

O terceiro Iod é a representação da SUBSTÂNCIA eterna, que dá nascimento à MATÉRIA na sua tríplice divisão:
- Sólida
- Líquida
- Gasosa

Dessa forma é reunido num todo o Tempo, Espaço e Matéria e, assim, o SEMPRE se manifestará.

Concluímos assim que o nome EHEIEH é a manifestação do SEMPRE, que é constituído pela ETERNIDADE, pelo INFINITO e pela SUBSTÂNCIA. Por esse motivo esse nome significa a essência simples da divindade.

Confere assim o nome do ser a todas as coisas que preenchem o universo, desde sua circunferência até o centro. É o nome que possibilita o contato e ligação entre a essência divina e o ser.

(Continua)

Um comentário:

  1. eu pesquiso sobre o nome de DEUS tem varias explicações cada um que descubro fica mais complicado.agora vi mais coisas aqui sem querer mais acho legal.o dificil é saber quem fala o verdadeiro.eu disse que pesquiso mais sou uma pessoa simples que gosto de estar procurando estes nomes

    ResponderExcluir

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!