26 de agosto de 2010

PLANETA RETRÓGRADO


Qual o significado desse planeta no nosso Mapa?

Considerando nossa visão da Terra, ou seja, na conjugação da órbita do planeta com a órbita da Terra, há períodos em que temos a impressão de que o planeta em sua trajetória ao redor do Sol está se movendo para trás. Este movimento aparente é chamado de retrogradação.

Mesmo sendo o movimento retrógrado aparente, sua influência sobre a atuação do planeta é notável e deve ser examinada. O movimento direto simboliza o impulso para frente, para fora. Já o simbolismo do movimento retrógrado é de recuo, de volta para trás, para dentro. Podemos portanto concluir que as qualidades representadas pelo planeta retrógrado atuam de forma lenta e sutil, ou nas palavras de Bill Tierney, "nos bastidores", dificilmente podendo ser observadas na superfície.

Tierney associa ao planeta retrógrado traços de Peixes, Casa 12 e Netuno, porque a retrogradação estimula as facetas da personalidade que são menos acessíveis, sua natureza é introspectiva, sendo difícil de ser reconhecida objetivamente e retardando sua expressão plena durante os primeiros anos da vida. Segundo Tierney, o planeta retrógrado indica uma questão que não está terminada, seus recursos são adquiridos no inconsciente profundo, podendo manifestar-se melhor através da reflexão.

Virginia Ewbank e Joanne Wickenburg formularam uma teoria diferente acerca do tema. Para estas autoras, o caráter do planeta retrógrado opera como se funcionasse por meio do seu segundo signo ou de sua co-regência. Assim temos: Júpiter/Peixes, Saturno/Aquário, Vênus/Libra, Mercúrio/Virgem. Tomando como exemplo Mercúrio, segundo essa idéia, estando retrógrado, este seria mais descritivo da natureza de Virgem (seu segundo domicílio), uma vez que este signo tende a estudar e analisar com cuidado o que Gêmeos agrega e propaga com mais facilidade. Como outro exemplo poderíamos pensar em Marte, que retrógrado, atuaria mais de acordo com Escorpião, isto é, menos ativo externamente que em Áries.

Em ambas as teorias, de qualquer forma devemos ressaltar que no caso de Urano, Netuno e Plutão, a retrogradação não tem o mesmo peso, pois além de serem geracionais, no caso da teoria de Ewbank e Wickenburg, não têm um signo de co-regência. Aliás, a questão da retrogradação será sempre mais relevante para os planetas pessoais, já que a partir de Júpiter, planetas sociais e geracionais, é comum encontrarmos pelo menos dois planetas em movimento retrógrado simultâneamente.

Quando um mapa possui quatro ou mais planetas retrógrados (sendo pelo menos dois pessoais, de acordo com o que vimos), temos um indicador de que a personalidade pode florescer tardiamente e só manifestar talentos e capacidades na maturidade. Pode indicar ainda, que a pessoa é menos moldada pelas estruturas externas da sociedade, desenvolvendo-se segundo suas próprias inspirações. Só quando aprende a conhecer-se é que sua verdadeira natureza emerge.

Um grande número de planetas retrógrados também pode ser indicador de um início de vida difícil, já que a natureza introspectiva da retrogradação retarda a expressão plena dos planetas. Assim, devemos estar especialmente atentos para o momento em que um planeta retrógrado no mapa natal muda de direção pela progressão secundária, passando ao movimento direto. Nas palavras de Sophia Mason, "o planeta retrógrado funciona como "uma torneira pingando" que finalmente se abre quanto este passa para o movimento direto".

No caso dos planetas retrógrados estarem em aspecto difícil com os pessoais e especialmente se estes envolverem o Ascendente ou o seu regente, a pessoa pode sentir-se como que exilada, desconectada de seu meio e portanto solitária.

Também devemos ressaltar a importância do movimento retrógrado numa análise de Trânsitos, especialmente para Júpiter ou Saturno. Se um deles por retrogradação volta a transitar um ponto do mapa, os efeitos do trânsito poderão se extender por meses, até que o planeta faça a sua última e definitiva passagem pelo ponto em questão. Nesse caso, um trânsito de Júpiter ou Saturno tem sua importância consideravelmente aumentada.

Devemos olhar com atenção um planeta lento (à partir de Júpiter) que se encontre retrógrado na Revolução Solar. No caso, devemos observar o momento em que, por trânsito direto, o planeta em questão volta a tocar aquele grau e minuto. Quando isso ocorrer, a pessoa poderá experimentar marcadamente algum fato ou circunstância correspondente ao significado do planeta em questão.

Para concluir, relacionamos algumas das palavras-chave citadas por Tierney para os planetas retrógrados:

Construtivos: profundo, sutil, reformador, reflexivo, força interior.
Não construtivas: inibido, bloqueado, reprimido, inadaptado, esquivo.

Ainda dentro do tema Retrogradação faz-se necessário abordar a questão do estacionamento.

Uma condição muito importante durante a trajetória dos planetas é a que corresponde ao momento imediatamente precedente àquele em que o planeta muda do movimento direto para retrógrado, e vice-versa. Essa fase é marcada por uma diminuição notável da velocidade do planeta, quando ele se encontra virtualmente imóvel. O planeta nessas condições recebe a designação de estacionário.

O critério para considerar o planeta estacionário pode variar, mas nos parece sensato considerar no caso de Mercúrio, Vênus e Marte, quando estes se encontram em uma velocidade inferior a 1/10 de sua média, entretanto há quem os considere estacionários quando permanecem no mesmo grau. No caso de um planeta lento, este é considerado estacionário quando permanece no mesmo grau e minuto.

Devido ao fato de estar ainda que ilusoriamente parado, podemos concluir que o planeta estacionário funciona como especialmente concentrado. Ele é uma força poderosa e indica um interesse marcante de acordo com seus significados. Em geral, é fixado na sua orientação, rígido, não adaptável, atuando de forma compulsiva, especialmente com relação à área do mapa em que se encontra. É importante ressaltar que o planeta estacionário estará sempre a ponto de tornar-se retrógrado ou direto.

No caso do planeta estacionário para retrógrado, este tenderá a um caráter ainda mais subjetivo, pois a pessoa se concentra sobre suas implicações. Seu impacto interiorizante é ainda mais forte que o retrógrado normal. O planeta estacionário para direto, por sua vez, está prestes a emergir e utilizar o que desenvolveu podendo parecer mais empreendedor e manifestando o mesmo grau de urgência daquele em movimento direto. Entretanto, para ambos os casos, a utilização do planeta estacionário deve ser parte de uma aproximação paciente e perseverante.

Também faz-se necessário observar que os graus de estacionamento dos planetas lentos em trânsito, muito utilizados na Astrologia Mundial. Quando um lento estacionou em um dado grau, qualquer outro planeta em trânsito passando pelo referido grau, inclusive um planeta rápido, deflagrará situações de acordo com o significado do planeta que ali estacionou. É como se o grau permanecesse com a marca do planeta. Do mesmo modo, na eleição de um mapa devemos evitar aspectos difíceis dos planetas significadores da questão com os graus de estacionamento, especialmente os de Saturno, Urano, Netuno e Plutão.
(Texto: Débora Camacho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!