3 de agosto de 2010

A MAGIA DE PAPUS III


Ora, na natureza, todos os seres... Quaisquer que sejam sua forma ou constituição...são animados por um mesmo princípio que circula em todo o planeta, como o sangue circula em todos os pontos do organismo humano.

...Efetivamente, a célula orgânica é banhada pelo sangue, o homem é banhado pela atmosfera; resta sabermos que fluido banha a Terra ...A Terra, como todos os planetas do nosso sistema, é banhada pelo fluido solar ... força misteriosa que preside a vida em toda a natureza. Porém, o fluido solar não é, por si mesmo e materialmente falando, a vida universal, assim como o sangue, por si mesmo, não é a força vital, antes, é condutor da força vital. (p 85)

A Terra, considerada do ponto de vista mais externo e tangível, compõem-se de uma carcassa mineral, que tambémcompreende as massas líquidas (mares, rios, fontes,lagos etc.) e gasosas. Sobre esta base evoluem os vegetais e os animais, formando os dois outros reinos. ...Cada um dos seres minerais, vegetais ou animais que vivem sobre a Terra é análogo a cada uma das células do homem.

O ar atmosférico que banha todos estes seres é análogo ai sangue e os fluidos solares e astrais que, a toda parte, levam o movimento, são análogos ao fluido nervoso. ...A Terra deve ser concebida pelo magista como um organismo, isto é, como uma máquina animada cujo fluido nervoso são as emanações vindas dos astros que circundam nosso globo. (p 86-87)

O corpo humano representa, realmente, o reino mineral por sua ossatura; o reino vegetal, por sua vida vegetativa, cujo centro está no abdômen e o reino animal, por sua vida anímica, cujo centro está no peito. Há porém um quarto homem, o homem divino, a alma imortal cuja sede está na cabeça.

...O homem, assim concebido é, de fato, um resumo da natureza, o pequeno mundo, o microcosmo, contendo em si não somente os três reinos físicos mas ainda a centelha divina que lhe permitirá agir de igual para igual com a natureza.


O homem torna-se senhor da natureza quando começa a agir conscientemente sobre seu próprio organismo ...Quando a Vontade, por meio do fluido nervoso domina o organismo e o dirige, está agindo sobre a luz astral e, por conseguinte, sobre as forças da natureza. O homem, porém, que não dominou suas paixões; o homem susceptível aos reflexos do organismo, é completamente subjugado pela natureza e se converte em um escravo do seu próprio corpo.

...Todas as palavras mágicas do mundo, todos os talismãs, todas as cerimônias postas em uso por tal homem, o escravo, só produzirão efeitos nulos ou ridículos porque um cavalo de raça não tem o hábito de deixar-se conduzir por meninos inexperientes (p 94-95-96-97)

Em primeiro plano colocaremos o fluido solar ...Mas quando a ação do Sol e de seu fluido deixa de ser preponderante sobre um ponto da Terra, quando o fenômeno da noite se produz, a emanação do centro so sistema é substituída pela do reflexo deste centro e o FLUIDO LUNAR entra em ação.

...A marcha da vida sobre a Terra está estreitamente ligada aos influxos astrais e se os fenômenos das marés nos indicam uma ação física destes astros, uma observação mais atenta indicará bem depressa outras influências, não somente físicas mas ainda psíquicas. Como no homem, que possui um centro predominante no seu sistema ontológico (de ser), na natureza a acontece o mesmo.

O Sol é o centro do nosso sistema planetário, porém, com este centro se relacionam vários outros, os planetas, os quais, não somente a influência do Sol mas também agem uns sobre os outros. A Terra não escapa a esta regra e portanto sofre influência dos astros que lhe são próximos. Destes, sete são de especial interesse para a magia. Na astrologia dos antigos, cada dia da semana é associado a um dos sete astros: (p 90-91)

DOMINGO — Sol
SEGUNDA — Lua
TERÇA — Marte
QUARTA — Mercúrio
QUINTA — Júpiter
SEXTA — Lua
SÁBADO — Saturno

Enquanto percorrem suas órbitas, os astros assumem posições diferentes e relações espaciais diferentes entre si. Estas diferenças resultam em variações da influência que estes astros exercem sobre o globo terrestre. "Consideramos estes astros como verdadeiros órgãos do mundo."

No organismo humano, quando um acidente ou uma doença destruiu um certo número de células mas os centros simpáticos permaneceram intactos, o inconsciente repara os orgãos e isto em suas formas primitivas.

...Da mesma forma, no estado normal é ainda este inconsciente que preside o jogo das funções nutritivas e respiratórias ...A escola de Paracelso deu a inconsciente o nome de CORPO ASTRAL. ...O instrumento (matéria-prima) empregado por este corpo astral éo fluido nervoso. ...Na natureza, a substância análoga ao fluido nervoso é o FLUIDO ASTRAL.

...Toda evolução dos seres terrestres se fará sob a influência do influxo astral. ... Cada organismo individualiza (detém) uma porção desta luz astral, a qual, condensada nos centros nervosos, torna-se o corpo astral do organismo e desenvolve as formas materiais do mesmo.

...O corpo físico é como uma "tradução material" (realidade perceptível) dos aspectos do corpo astral. Estudando as formas de um corpo material pode-se determinar a qualidade do corpo astral que presidiu a evolução deste corpo e logo remontar à influência do astro dominante no momento da individuação daquele corpo astral.

...Em cada organismo, o mago reconhece a assinatura de um ou dois astros. A esta ciência de adivinhação denomina-se estudo das assinaturas astrais. (p 94-95)

Um ser terrestre, uma planta, por exemplo, sofre a influência astral quando o astro que se desloca encontra-se em relação atrativa com esta planta.

...Haverá momentos em que uma planta, sofrendo uma influência astral particular, estará em um estado especial. Colhida neste instante, ela terá propriedades diferentes das que possuía habitualmente ou, ao menos, muito mais acentuadas. (p 94 e 99)

O psíquico existe Natureza tanto quanto no homem... A Natureza concebida como ser vivente, deve também ser concebida como ser inteligente.

...Nossos estudos contemporâneos, baseados no materialismo, entendem o Universo como um imenso cadáver movido por forças exclusivamente físicas. A concepção de um Universo povoado de inteligências, agindo segundo impulsões do destino, parece uma coisa bizarra. Os críticos delicados consideram esta concepção algo poético.

A magia, entretanto, ensinou sempre a teoria do Universo vivo e inteligente em lugar da teoria do universo-cadáver. Os físicos encaram os astros como enormes blocos materiais cujo movimento só pode ser concebido como resultado da aplicação das forças físicas à periferia do astro. Os magistas ensinam, ao contrário, que os astros se movem sob a influência de forças que atuam do interior para o exterior e que a ação do núcleo de cada astro não é, em coisa alguma, diferente da ação do núcleo de uma célula orgânica qualquer. (p 107 - 108)

Aqueles que estão familiarizados com o ocultismo sabem que toda realização no plano físico é produto de ação do plano astral sobre a matéria. No corpo humano, quando uma leve incisão destrói um pouco da pele da ponta dos dedos, o ferimento recupera-se naturalmente e todo o tecido é recomposto inclusive as delicadas impressões digitais.

Ensina a fisiologia que são as células nervosas do gânglio simpático eu presidem o processo de regeneração. Se o ferimento for muito profundo danificando filetes nervosos ou o próprio gânglio, o tecido não recupera sua constituição primitiva e uma cicatriz persistente se produz. O fenômeno da regeneração dos tecidos sugere que existe uma MEMÓRIA DAS FORMAS. O que se passa no homem, se forma análoga acontece em toda a Natureza.

A forma dos seres terrestres que se perpetua através de gerações é também resultado da ação constante do plano astral e dos seres que o povoam sobre a matéria. Os sujets em estado de visão lúcida (os videntes) ...distinguem perfeitamente este mundo das inteligências atuando sobre a matéria, mundo velado aos olhos físicos. É atuando sobre estas inteligências que se pode fazer evolucionar rapidamente as formas; porém, há limites.

Não é dado ao homem modificar os resultados normais dos processos da Natureza. Um faquir poderá fazer germinar uma planta em duas horas; mas é impossível que obtenha pêras de uma videira. Isto seria sobrenatural ou não-natural e o sobrenatural é tão impossível como os milagres. (p 108 - 109)

Todas as percepções que eu experimento neste momento vêm da Natureza física, do MUNDO das FORMAS MANIFESTADAS. Porém, estas formas são apenas a vestimenta que envolve cada parcela da força conservadora do Universo (UNO & DIVERSO).

No seixo que está diante de mim, na árvore, nas ervas, nos pássaros, nos insetos, vejo que uma mesma força circula. Esta força que circula em mim e que preside também à elaboração da seiva nesta árvore é a VIDA. A vida, fonte das ilusões deste mundo cujo móvel secreto é o amor e que eu todos os seres criados pela cadeia sutil da correspondências.

E quando todos os seres terrestres parecem estranhos uns aos outros, por suas formas, aquele que possui a ciência das correspondências saberá encontrar o laço vital que faz da Criação uma unidade paradoxal que admite aquele que sendo UNO é, em simultâneo, DIVERSOS. (p 111)
(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!