18 de agosto de 2010

PLANETAS E ASTROLOGIA


SOL
O Sol é, no centro do nosso sistema solar, um doador de vida, traz ordem ao caos, representa o centro da consciência, a nossa existência única em relação ao mundo. É o princípio da paternidade, integridade e autoridade. Mostra nosso potencial de crescimento, criatividade, vontade e decisão. É a necessidade inerente do indivíduo de atingir um centro de referência do valor pessoal e de se sentir apto a exercer controle sobre o meio. É portanto, a capacidade de controlar e integrar todos os outros elementos do mapa astral, ou seja, da personalidade como um todo.

O Sol indica a consciência, o foco da personalidade. A posição do Sol no mapa indica onde você pode brilhar, exteriorizando a sua individualidade e verdadeira essência. O signo sob o qual o Sol estiver, mostra onde a sua consciência se abastece; já a casa, diz qual o setor prático da sua vida em que a consciência atua com mais clareza.

LUA
A Lua como satélite da Terra, reflete a luz do sol, e as suas mudanças de fases ocorrem num ciclo regular correspondente ao ciclo menstrual da mulher, ligando-a assim ao conceito do feminino. Representa o princípio da maternidade, a necessidade de fecundar, gerar, nutrir e proteger. É a expressão da natureza feminina, receptiva, sensível e do emocional sujeito às mudanças de humores.

Representa também, a partir de sua função receptiva, a memória, com sua capacidade de armazenar as impressões e estímulos do meio ambiente, bem como as imagens e os significados dos fatos passados. Nesse sentido, a Lua mostra nossas respostas emocionais, como reagimos inconscientemente por nossos padrões de hábitos antigos.

A Lua indica os seus modelos e necessidades emocionais mais profundos, a sua receptividade e capacidade de reflexão. Ela está associada à capacidade intuitiva, de sonhar e imaginar. No Mapa do Céu, o signo sob o qual a Lua estiver, indica onde a sua capacidade de sonhar e criar se abastece. Já a casa, mostra o setor prático da sua vida onde este plano da sua personalidade atua com mais intensidade.

MERCÚRIO
Na mitologia Mercúrio é o mensageiro dos deuses. No sistema solar ele se situa entre o Sol e todos os outros planetas, é portanto, simbolicamente, o elo que liga o nosso Eu consciente tanto ao mundo interno como externo. Representa a necessidade do homem de estabelecer comunicação com o meio ambiente, para aprender, se adaptar, trocar e desenvolver sociabilidade. É a nossa capacidade de perceber, fazer associações mentais e classificar o conhecimento. Sendo assim o signo onde Mercúrio se posiciona no mapa astral mostra como nós nos comunicamos, pensamos e também a nossa capacidade de aprender com as experiências.

O planeta Mercúrio representa a inteligência, a capacidade de comunicação e expressão. O signo sob o qual ele estiver, indica onde a sua capacidade de informar-se ou expressar-se busca nutrir-se; já a casa, fala sobre o setor prático da sua vida no qual você tende a utilizar a sua inteligência da melhor forma.

VÊNUS

Curiosamente, em Vênus, um dia dura mais que um ano. Na mitologia Vênus é a deusa da beleza e do amor. Vista no céu é muito brilhante e atraente. O amor é essa poderosa energia de atração que se expressa na necessidade de união. À medida que aprendemos com as experiências, criamos os nossos valores pessoais a partir de escolhas que possam nos satisfazer plenamente. Escolher valores é exercer a energia magnética amorosa, pois para que haja satisfação dos nossos desejos, precisamos buscar a união com os objetos que nos permitem a nossa realização. Sendo assim, no mapa astral, Vênus representa o impulso para a realização do prazer, nossas escolhas e nossos valores. É a necessidade de estabelecer relacionamentos, de desenvolver a cooperação e de conviver com beleza e harmonia.

Vênus representa a sua sensibilidade, o sentido de belo e o afeto com que você lida com as pessoas e situações. A Casa do Mapa onde estiver Vênus é onde você precisa agir com delicadeza e suavidade. O signo em que o planeta estiver, indica o conceito em que sua sensibilidade se abastece.

MARTE
Na mitologia Marte é o deus da guerra. No céu é o "planeta vermelho" que nos lembra a força quente e ígnea da paixão que mobiliza a luta para a realização dos desejos. Representa no mapa astral o nosso guerreiro, a nossa capacidade de agir, o impulso para interferirmos no meio ambiente e enfrentarmos os desafios da vida. Mostra a nossa energia agressiva para a competição e defesa. É o impulso masculino da necessidade de afirmação e projeção da individualidade. É a necessidade de tomar iniciativas, conduzir ações, avançar, progredir, vencer obstáculo e conquistar nossa independência.

Representa a energia que você coloca em tudo e a força que usa para abrir os seus próprios caminhos. No Mapa, o signo sob o qual estiver, indica o conceito no qual a sua capacidade de enfrentar os desafios se abastece. Já a casa, mostra onde esta força e coragem atuam com maior concentração.

Vermelho, pequeno (tem um pouco mais do que a metade do diâmetro da Terra), mas em compensação tem duas luas (Demos e Fobos), pertinho da terra (o que nos possibilita ter uma visão bastante clara dele), cheio de linhas ou canais, produto de uma ilusão de ótica .

Simbolicamente Marte mostra uma coerência maior do que qualquer um dos outros planetas, seu tom vermelho claro é resultado da alta concentração de óxido de ferro em sua superfície. O vermelho é sempre associado com fogo e sangue e Marte governa o ferro, um metal que fica vermelho quando sofre o processo de oxidação, que, por sua vez é usado para fabricação de armas.

Mitologicamente, a associação com o vermelho e o ferro continua. Na Roma Antiga, Marte (Ares na mitologia grega) deus da Guerra, mas também associado à fertilidade, ao crescimento e ao vir-a-ser, é um dos deuses mais proeminentes e adorados. Filho de Júpiter e Juno, de acordo com algumas fontes, Marte é pai de Romulo e Remo com a vestal Rhea Silvia, por ter sido pai dos fundadores de Roma, os romanos chamavam a si próprios de filhos de Marte.

Marte é retratado como um guerreiro vestido com uma armadura de guerra usando um elmo com uma crista e portando um escudo. Seus animais sagrados eram o lobo e o pica-pau e era acompanhado por Demos e Fobos (terror e medo).

O nome do mês de março foi dado em sua homenagem, porque na Roma Antiga as guerras frequentemente iniciavam, ou eram intensificadas, na primavera.

O deus Marte representava para os antigos romanos a ação, o prazer da batalha, a iniciativa, a prontidão para o combate, a honra, o desafio e a vitória que a luta traz.

Astrologicamente, Marte é Regente de Áries, co-regente de Escorpião.
O glifo astrológico representa o escudo e lança de Marte, o deus da guerra, a germinação da semente. É usado como símbolo de masculino e o de Vênus como o do feminino.

No corpo humano, Marte rege o sistema muscular, os órgãos externos de reprodução, glóbulos vermelhos do sangue, nervos motores, bexiga, glândulas supra-renais, que produzem os hormônios adrenalina - que controla a pulsação, e testosterona.
A termo-regulação e todos os processos ligados ao calor são de Marte, assim como o glicogênio guardado no corpo (glicose + O2 = calor).

Marte é ligado a qualquer processo de furar, cortar, penetrar e rasgar. Governa a cirurgia, as operações, as armas, a guerra, os acidentes, as inflamações, os cortes, os ferimentos, as queimaduras e a violência. Relaciona-se com as ferramentas, o ferro e o aço.

Seu significado astrológico fala de tudo o que se relaciona com ambição, força, poder, construção, trabalho, luta e competição.

O Sol no mapa astral refere-se ao "eu sou" enquanto que Marte refere-se ao "eu ajo", isto é, mostra como a pessoa manifesta sua vontade solar. Marte diz da vontade de desenvolver o "eu sou", do desejo de progredir e de ir para frente. Indica como o indivíduo age no mundo em todas as áreas, profissional e socialmente. Representa o princípio ativo do mapa.

Marte significa auto-afirmação, é o impulso masculino da necessidade de afirmação e projeção da individualidade. É a necessidade de tomar iniciativas, conduzir ações, avançar, progredir e vencer obstáculos.

Representa também a raiva, o "pavio-curto", como o indivíduo se deixa levar pela paixão destemperada.

O planeta vermelho, no mapa astral, mostra como a pessoa lida com sua natureza animal, com o desejo e as energias sexuais. Marte tem a ver com desejo, com a libido de uma forma não seletiva e não conscientizada.

Marte e Vênus, os amantes na mitologia grega e romana indicam os princípios masculino e feminino, ying e yang, macho e fêmea. O impulso basicamente feminino para o relacionamento, a harmonia e o ajuste na esfera das relações pessoais, contrapondo-se ao impulso basicamente masculino para a conquista, o isolamento e a afirmação, para satisfazer o desejo. Marte deseja, Vênus é o impulso para ser desejado.

A energia de Marte combina o impulso sexual e a força da vida. Qualquer que seja o destino do indivíduo é necessário o impulso e a coragem para se chegar lá.

JÚPITER
Maior planeta do sistema solar. No céu é magnânimo e magnífico. No mapa astral simboliza a consciência solar ampliando-se através dos relacionamentos sociais com seus princípios, costumes e ética. Representa a busca da compreensão da condição humana, o estabelecimento das leis, religiões e filosofia. É a necessidade humana de ordem, moralidade, justiça e saber. É o impulso da expansão para uma evolução espiritual. É a necessidade de romper limites e alcançar novos horizontes.

Júpiter representa o poder, a autoridade, a sabedoria e a razão. É conhecido como o planeta da sorte no Mapa, indicando o ponto de expansão da sua psique. O signo sob o qual ele estiver, mostra em que conceito a sua capacidade de sabedoria se abastece. Já a casa, determina em que setor prático da sua vida você tende a agir com maestria.

SATURNO
Saturno representa o limite e a responsabilidade. É a "cruz do mapa", um ponto de restrição que deve ser tratado com seriedade, para que a maturidade e estrutura possam ser uma realidade concreta em sua vida. A casa em que estiver, indicará em qual o setor prático da sua vida esta "cruz" está localizada e o signo, em qual conceito sua noção de limites e capacidade de realização se alimenta.

URANO
Curiosamente, Urano se diferencia dos outros planetas por ter o eixo de rotação quase deitado em relação a sua órbita. Por isso se associa a tudo que é diferente e fora do comum. Urano representa a necessidade de se libertar dos condicionamentos sociais e quebrar os limites representados por Saturno. É o excêntrico, o revolucionário e o inventor dentro de nós. No mapa astral simboliza a intuição mental e a originalidade que nos lança para o futuro e impulsiona a promover as mudanças na vida. É a eletricidade e a tecnologia. Tem como função preservar a individualidade e a independência. É o despertar do sentimento humanitário e fraternal.

Urano representa o próprio Céu, aquilo que não tem limites dentro de você. São a criatividade e as idéias. No mapa, indica o seu lado criativo, inventor, original e excêntrico. A casa em que ele estiver, mostra o setor prático da sua vida em que estas características atuarão com maior intensidade. Já o signo, diz em que conceito elas se abastecem.

NETUNO
Enquanto Saturno representa a realidade, Netuno traz o sonho, a imaginação e a ilusão. É o desejo que temos de escapar dos problemas cotidianos e nos refugiarmos na fantasia. No mapa astral representa a sensibilidade que se manifesta na inspiração e na criação artística. É o instinto psíquico para percepção do mundo invisível que desperta a fé mística e a necessidade de se unir ao divino. Netuno é o solvente universal. Tem como função a transcendência do ego e a elevação do espírito humano para o sentimento de compaixão.

Netuno representa a inspiração criadora, a crença, o êxtase e a intuição. É o amor universal que faz você sentir-se como parte do Todo. A casa em que ele está localizado indica em que setor prático da vida você tem maior possibilidade de serenar, extasiar-se e, numa má utilização, iludir-se. O signo sob o qual ele está, mostra o conceito em que estas possibilidades se abastecem.

PLUTÃO
É o último planeta do sistema solar e tem a órbita mais excêntrica de todos. Na mitologia é o senhor das trevas. No mapa astral rege os instintos mais profundos do inconsciente. É a psicologia, a sexualidade e o fascínio pelos mistérios da vida. Mostra como lidamos com o poder, tanto nosso como o dos outros. É a persistência e a obstinação que levadas ao extremo trazem a compulsividade e a obsessão. Representa a nossa capacidade de transformar, regenerar e renascer.

Plutão representa os "infernos", o invisível e o misterioso. Este planeta indica a sua capacidade de transformação, de "matar" alguma coisa para criar algo mais belo.

O signo sob o qual Plutão está, fornece os conceitos para que você compreenda as transformações que precisa sofrer; já a casa, mostra o setor prático da sua vida em que sua capacidade de regeneração será mais presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!