O Zohar explica ainda que nosso ego não constitui realmente quem somos. Mais apropriadamente, os cabalistas descrevem o ego como uma vestimenta, uma cortina que esconde a Luz do nosso eu verdadeiro. Nosso propósito neste mundo é remover a vestimenta que oculta nossa verdadeira essência e potencial.
De acordo com a Kabbalah, a humanidade está destinada a ter o controle sobre a natureza física; o único obstáculo é o nosso ego. Superar o ego em sua raiz permite o controle sobre o mundo físico, e este é o propósito do instrumento que são os 72 NOMES.
O alfabeto é representado por setenta e dois nomes escritos e cada nome representado por seus respectivos arcano maiores e menores, sendo que cada um deles pertence a uma letra, e se combinássemos todas elas, teríamos 231 portas ou combinações (Merkabah*), as quais cabalisticamente se aproximaram de uma compreensão do universo ou macrocosmos, para o microcosmos.
*MERKABAH não significa apenas “carruagem” mas também “combinação” de letras, energia pura do veículo divino que se manteve oculto durante muito tempo.
As formas das letras evocam forças poderosas que existem no interior de todos nós. - O que os cabalistas modernos denominaram como o "DNA da Criação".
Assim cada letra corresponde a um atributo Divino que se denomina "palavra" e que se inicia com a respectiva letra:
1 - ALEPH - AHIH (Aheieh), "Sou o que sou" - essência divina
invisível a todos os sêres.
2 - BETH - BaChOR - jovem
3 - GHIMEL - GaDOL - grande
4 - DALETH - DaGOL - insigne
5 - HE - HaDOM - majestoso
6 - VAU - VeZIO - explendoroso
7 - ZAIN - ZaKhaI - imaculado
8 - HETH - ChaSID - misericordioso
9 - TETH - TeHOR - puro
10 - IOD - IaH - Deus Eternamente Vivo
11 - CAPH - KhaBIR - poderoso
12 - LAMED - LiMUD - sapientíssimo
13 - MEM - MeBoRaKh - bendito, abençoado
14 - NUM - NoRA - formidável
15 - SAMECH - SOMeKh - apoio
16 - HAIN - HwaZaZ - forte
17 - PHE - PoDeH - redentor, salvador
18 - TZADE - TsaDeK - justo
19 - KUPH - KaDOSh - santo
20 - RESH - RoDeH - governador
21 - SHIN - ShaDai - providência
22 - TAV - TheCiNaH - graça
As vinte e duas letras do alfabeto hebreu são constituídas por três mães, sete duplas e doze simples.
- As três mães são os fundamentos que representam “o prato do merecimento “, “o prato da culpabilidade” e “ a balança da lei “, elas são Aleph que domina sobre o espírito, Mem que domina sobre a água e Shin que reina sobre o fogo.
As sete duplas que são reduzidas em seus opostos pela permutação de suas letras criando a vida e a morte, a paz e guerra, a ciência e ignorância, a riqueza e pobreza, a graça ou abominação, a felicidade ou esterilidade, a liberdade ou escravidão.
As letras são denominadas assim,porque possuem uma dupla pronúncia.Na tradição cabalística se adota às vezes o simbolismo sete para representar os setes mundos.São chamadas de duplas,porque esses mundos sendo psíquicos são duplos: Dualidade,negativo e positivo.
Elas são Beth que criou a Lua, Guimel que criou Marte, Daleth que criou o Sol, Kaf que criou a Venus , Phe que criou Mercúrio , Reish que criou Saturno e Tav que criou Júpiter.
As doze letras simples (HEH - VAU - ZAYIN - SHET - TET - YOD - LAMED - NUN - SAMED - AYIN - ZADI e KOPH) têm correspondência com os 12 SIGNOS astrais (áries,touro, gêmeos, câncer, leão, virgem, libra, escorpião, sagitário, capricórnio, aquário e peixes).
As 12 letras simples correspondem também, aos 12 meses do Calendário Hebraico (Nissam, Iar, Sivan, Tamus, Av, Elul, Tishrei, cheschevan, Kislev, Tevet, Shevat e Adar.
São os canais psíquicos que giram em torno do coração em número de doze,no ciclo lunar e doze no solar, perfazendo um total de 24.
Exotericamente as 12 letras possuem as seguintes qualidades:
Letra :hê
Sentido/Talento : fala, expressão - Membro/Órgão:perna direita
Letra : vav
Sentido/Talento : pensamento, contemplação - Membro/Órgão: rim direito
Letra : zayin
Sentido/Talento : caminhar, progresso- Membro/Órgão :perna esquerda
Letra : chet
Sentido/Talento : visão, percepção- Membro/Órgão :mão direita
Letra : Tet
Sentido/Talento : audição, entendimento-Membro/Órgão :rim esquerdo
Letra : yud
Sentido/Talento : ação, retificação-Membro/Órgão : mão esquerda
Letra : lamed
Sentido/Talento : tato, sexualidade-Membro/Órgão : vesícula biliar
Letra : nun
Sentido/Talento : olfato, sensibilidade-Membro/Órgão : intestinos
Letra : samech
Sentido/Talento : sono, sonhos-Membro/Órgão : baixo estômago
Letra : ayin
Sentido/Talento : raiva, indignação-Membro/Órgão : fígado
Letra : tsadic]Sentido/Talento : comer, paladar-Membro/Órgão : alto estômago
Letra : cuf
Sentido/Talento : riso, exuberância-Membro/Órgão : baço
A letra hebraica Cuf (Caf)significa Palma (de uma mão).
A forma pictográfica antiga da letra hebraica Caf era a forma de uma “palma de uma mão’, daí muitos artigos e simbologia judaica hebréia com o símbolo de uma palma de mão (hamtsá).
A Cabala nos revela que a palavra Caf tem as duas letras iniciais das palavras Koach (Força) e Poel (real, existente) nos mostrando que a letra Caf indica o poder latente das esferas celestiais no potencial para se manifestar na esfera do nosso mundo físico. Por esta razão os sacerdotes abençoavam o povo com as palmas das mãos as vistas e também é a razão pela qual os pais hebreus abençoam seus filhos com as palmas das mãos de fronte as suas testas. (ou abençoamos pessoas desta forma).
A guematria da letra hebraica Caf é 20 o mesmo valor para a palavra hebraica Yod (mão).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!