6 de julho de 2009

LAMED-VAV



"Há somente 36 tsadikim (imortais) no mundo que recebem a presença divina (Talmude Bavlí. Sanhedrin 97b)” - Talmud

De acordo com lendas judaicas, há trinta e seis homens, o Vav Lamed, que também são chamados de Tzadikim Nistarim ou os "Justos Ocultos" ( hebraico : ל"ו צַדִיקִים, 36 justos), mencionados no cabala ou misticismo judaico. Eles são geralmente pobres, desconhecidos, obscuros e sobrevivem com o suor de seus trabalhos. Ninguém pode adivinhar o que eles são e que carregam todas as tristezas e pecados do mundo. Eles nem sequer sabem que eles mesmos o são. É por causa deles que Deus não destrói o mundo, mesmo quando o pecado oprime a humanidade.

A tradição judaica diz que suas identidades são desconhecidas também entre si e que, se um deles chega a uma realização de seu verdadeiro propósito, então eles podem morrer e seu papel é imediatamente assumido por outra pessoa.

Em ocasiões muito raras, uma delas pode ser "descoberto" por acidente - caso em que o segredo de sua identidade não deve ser divulgado. De fato, pode-se dizer que, se um dos Lamed Vav percebe que ele é um Nistar Tzadik, um novo deve ser escolhido para substituí-lo.

Então, há, em cada geração, um número de 36 Tzadiqim (indivíduos justos) que são imortais e que são os responsáveis por atrair a Shekiná (a Divina Presença) para o nosso mundo (malchut). Eles são almas reencarnadas de 36 pessoas justas do passado e de partes do corpo metafísico de Adão que fugiram antes dele começar na Árvore da penetração do bem e do mal. Eles não podem morrer, e possuem habilidades escondidas que somente são reveladas quando a geração em que vivem ocultos corre perigo de ser destruída, aniquilada.

Este conceito mais incomum judaico é baseado em uma talmúdica declaração no sentido de que “em cada geração há 36 justos a cumprimentar a Shechiná ", a Presença Divina (Tratado Sanhedrin 97b; Tractate Sucá 45b).

O Talmud explica da seguinte forma:
“Diz-se que há 36 pessoas especiais no mundo, e que se não fosse por eles, mesmo se um deles faltar, o mundo chegaria ao fim”.

Lamed e v av são duas letras do alfabeto hebraico. No sistema tradicional de numerologia Cabalista, representam o valor 36: lamed = 30, vav = 6.

Nos contos populares judaicos o Vav Lamed é obrigado a sair do seu esconderijo e desviar desastres iminentes. Eles feve fazer isso usando poderes místicos que desconhecem possuir. Segundo a lenda, enquanto o Vav Lamed continuar a servir a humanidade e a Deus desta forma, o mundo continua seu curso. Mas se em algum momento Deus é incapaz de encontrar alguém justo e bom o suficiente para substituir um Tzadik, o mundo pode acabar!

Segue-se um argumento sobre o que acontece se não houver estes trinta seis no mundo. Como o mundo pode ser redimido? A ideia pode ter sido sugerida pela história famosa na bíblia sobre Sodoma, em que Abraham discutiu com o Criador tentando evitar a destruição da cidade (gênesis, capítulo 18). O Criador concordou que se dez indivíduos justos (tsadikim) pudessem ser encontrados lá, Ele não destruiria a cidade. Abraham ganhou o argumento, mas perdeu a luta e Sodoma foi destruída, porque o mínimo, dez indivíduos justos, não puderam ser encontrados. Este é o lado secreto da história dos trinta seis. Às vezes o mundo não pode conter trinta seis indivíduos justos, e então, o que acontece?

Os cabalistas dizem que, os trinta seis escondidos têm o potencial de conservar o mundo, aparecem quando é necessário, e um deles é o Messias. Aparecem, às vezes, em um período de grandes conflitos, em anonimato e humildade, pela necessidade de conservar o mundo.

Poderia ser a pessoa que nós menos suspeitamos, porque os trinta seis, de acordo com a cabalá, estão escondidos. Podem aparecer, e não podem aparecer. Se aparecerem, podem ser conhecidos. Em cada geração, nós os procuramos em toda parte. Como não sabemos apontar um dos trinta seis anônimos, temos que tratar os desconhecidos com bondade, pois há a possibilidade da pessoa ser um Messias.

Algumas referências dos Lamed-vav:

• Em "Três setembros e um janeiro", de Neil Gaiman 's, em quadrinhos The Sandman , Morte comenta: "eles dizem que o mundo repousa sobre as costas dos 36 santos vivos - 36 homens e mulheres altruístas. Por causa deles o mundo continua a existir. Eles são os reis e rainhas secretos deste mundo. "

• O filme ‘Hora do Lobo’ por Michael Haneke, faz referência aos 36 Lamed-vav e descreve um personagem secundário sugerido como um deles.

• No romance ‘A História do Amor’, de Nicole Krauss , acredita-se que o Pássaro da Alma é um lamed vovnik, uma das 36 pessoas especiais no mundo.

• No ‘Irmãos Coen’, filme, A Serious Man, o elogio dito pelo rabino em um funeral refere-se ao falecido como, talvez, ter sido um "lamed vovnik".

• Em 1999, em ‘Senhores da Luz’, por Deepak Chopra , os Vav Lamed são retratados.

• No filme 1998 ‘O Cruzeiro’, a personagem principal discute sobre o vovnik Lamed.

• No romance ‘Mantendo a Fé’, por Jodi Picoult, o personagem principal, Fé Branco, acredita-se ser um dos lamed vovnik.

• No romance de 2007, ‘A União Policial ‘, por Michael Chabon, o protagonista, o detetive Landsman, discute que a vítima de assassinato pode ter sido um Tzadik Ha-dor.

• No romance 2009, ‘Deixe o mundo girar’, por Colum McCann , o narrador do livro fala do mito dos "trinta e seis santos ocultos", enquanto na faculdade e compara as ações de seu irmão Christian Corrigan a um dos santos.

• No romance 2011, ‘O Último Homem Bom’, por AJ Kazinski, há um serial killer que tenta matar todos os 36 homens bons.

• Na série ‘Touch’, "Música das Esferas", Jacob Bohm, um menino mudo, que misteriosamente sente o sofrimento das pessoas no seu caminho, tem como objetivo ajustar positivamente os seus destinos, é revelado como um dos "Lamed Vav Tzadikim".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!