11 de maio de 2010

ROSA CRUZ HERMÉTICA


É uma mistura de vários conceitos e conhecimentos de natureza esotérica e Ocultista.

Vamos fazer uma análise deste símbolo, explicando cada parte isoladamente para facilitar a compreensão.

Ela é a representação da ligação da alma (Rosa) com a matéria (Cruz).

Existem 12 convexidades que são relacionadas aos 12 signos do zodíaco, sendo 3 signos para cada elemento no quaternário, ar, fogo, água e terra, sendo relacionada cada triplicidade à uma ponta.

Suas cores também se relacionam aos 4 estados de consciência, sendo
o amarelo a cor da causa, da mente e do ar, onde temos o princípio hermético do mentalismo, "tudo é mental":

O fogo no vermelho dos sentimentos,
o azul da água e da vitalidade e
por fim, na parte inferior, manifestação plenamente densificada e "polarizada" no tetragramaton e hexágono, representando a terra (mundo físico), malkut na Cabala.

A Luz do Hexagrama = equilíbrio das forças de cima com as de baixo e o pentagrama ( tetragrammaton ) com as 4 cores representando o universo manifestado.

Ao observamos mais atentamente os 3 círculos centrais que formam a "Rosa" vemos 22 pétalas, simbolizando plenamente os 22 Arcanos Maiores, ligados aos arquétipos de espiritualidade estão dentro de nós para serem trabalhados.

Um dos primeiros segredos da Rosa Cruz é a divisão da Rosa que está dividida em 3 partes:

A primeira (interna) com 3 pétalas simboliza três letras mães. A segunda com 7 pétalas, relaciona-se com os 7 planetas sagrados/ 7 estados de consciência.

A terceira com 12 pétalas, ligada ao último círculo, representa os 12 signos do zodíaco.

Agora estudemos a cruz manifestada , que crucifica a rosa central em nosso quaternário. Antes devemos observar que existem "2 cruzes“:

uma pequena no centro do símbolo (dentro das 3 pétalas centrais) que representa o microcosmo e o homem ( 5 pétalas = Pentagrama) e a maior que representa o macrocosmo e mundo divino. As 7 pétalas do meio, ou letras mais adentro, representam os 7 planetas e as 7 letras duplas do alfabeto cabalístico.

A totalidade das pétalas da grande rosa sobre a cruz, que somam 22, representam as 22 letras do alfabeto cabalístico Hebreu.

Nos 4 extremos da Cruz tem três símbolos alquímicos:
- Mercúrio- Sal- Enxofre

Nos braços da cruz e um pouco para dentro tem quatro pentagramas. Em cada uma das pontas do pentagrama vemos um desenho diferente, representando assim os cinco elementos:
- Espírito - Ar - água- Terra- Fogo

Logo acima vemos uma estrela de seis pontas (o hexagrama), que tem o símbolo de 6 planetas, um em cada uma de suas pontas:
- Lua- Vênus- Júpiter- Saturno- Marte- Mercúrio
Com o Sol (no centro do hexagrama)

Os quatro raios longos que se estendem por trás da cruz simbolizam os raios da luz divina ou cósmica. Estes raios tem as letras: “ÍGNEA NATURA RENOVA E INTEGRA" (o fogo da natureza promove a renovação integral) .

As letras dos raios menores representam as primeiras letras dos nomes ressonantes usados pelos gregos e egípcios nas suas antigas escolas de mistérios.

As 12 letras exteriores, que se encontram divididas de 3 em 3 em cada letra do INRI, representam os signos do zodíaco.

As quatro projeções por trás da pequena rosa cruz são as pontas da cruz de Malta, símbolo do equilíbrio perfeito das energias.

Por fim, vemos também o símbolo Rosa Cruz...a rosa dentro da cruz, que possui uma profunda simbologia. A alma e o corpo. A união com a finalidade cósmica de evolução da essência através das vidas no plano físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!