10 de dezembro de 2010

DIREÇÕES PRIMÁRIAS


A origem das direções do ponto de vista histórico, está contida no Tetrabiblos, de Claudio Ptolomeu (150 d.c) de forma explícita, e nos antigos papiros gregos de Vetius Valens, anteriores à Ptolomeo, (Otto Neugebauer "Greek Horoscopes") de forma rudimentar, mas muito característicos. Em seus primeiros séculos, eram chamadas apenas de "direções", ou seja, curso de movimento. Após longos séculos, com o advento da invenção das direções por translação (direções secundárias), ela ganhou seu codinome: Primárias.

O termo "Primárias" se refere à primeira classe de interferências em importância, depois do mapa natal. Segundo os Gregos, a tradição ensinada pelos Caldeus, a mecânica natural do mundo faz com que soframos constantemente as interferências provenientes do meio ambiente, incluindo a dos astros. Desta forma, a interferência do instante do nascimento não seria o único momento de diálogo com o meio cósmico. Esta interferência já estaria ocorrendo desde o útero materno, se intensificaria próximo ao instante do nascimento, se tornaria máxima nos primeiros minutos e iria enfraquecendo ao logo dos anos, devido à adaptação ao meio. Em suma: quanto mais se afasta da origem, mais fraco o efeito.

Direções primárias são formadas pelos movimentos que os corpos celestes fizeram em relação ao plano do horizonte, o meridiano do lugar e os luminares pelo sistema horizontal de referências (mundano naquela época, daí o nome direções mundanas) devido à rotação da terra em torno de seu eixo. Se estudam todos os deslocamentos anteriores à aproximadamente seis horas anteriores e posteriores ao nascimento, supondo um indivíduo que viva noventa anos (devido ao fato de que em primárias, quatro minutos de tempo, eqüivalem a 1 ano de vida). Eis o que se investiga em Primárias. Sempre as comparamos com o radical, que possui a maior interferência.

O espelho nada mais do que uma tabela de cálculos de direções. De forma engenhosamente construída, ela contem as direções de toda uma vida, podendo-se consultá-las depois de construída com muita facilidade, sem necessidade de cálculos complexos. Nada tem a haver com "Espelho que revela a alma" ou "reflexo do ego transcendente". Nele estão contidos informações astronômicas que permitem ao astrólogo a rapidamente calcular um importante período da vida de um indivíduo.

Existem alguns problemas práticos para dominar este assunto:

1) é necessário conhecer o mínimo de Astronomia esférica para isto. Um estudo de sistemas de referência irá ajudar no caso, principalmente o horizontal. Como a Astronomia deixou de ser ensinada em muitas escolas, este se tornou um primeiro obstáculo.

2) A falta de didática. Os textos de direções primárias escritos, são dirigidos a alunos avançados de uns séculos atrás. Como os mesmos tinham uma razoável cultural geral, não necessitavam de muitas explicações básicas.

3) Os textos se tornaram raros. A maior parte deles estão esgotados ou fora de catálogo. A língua pode ajudar a complicar as coisas quando se descobre que a maioria esmagadora de textos está em Espanhol, Inglês e principalmente em Francês.

4) O cálculo . Este é um dos inimigos antigos das primárias. Mas posso lhes assegurar: estes dão menos trabalho do que imaginam. Hoje, desenvolvi algorítimos para computadores PC que resolvem o problema do tempo para calcular, mas entendê-los ainda é muito importante, inclusive para a interpretação.

Se dá o nome de "Diretas" ao movimento do céu nas primeiras horas posteriores ao nascimento. Por exclusão óbvia, deve-se entender "Conversas" por movimentos anteriores ao nascimento. Utiliza-se os nomes análogos em secundárias (que são extensões das primárias). Progredida, para os primeiros dias após o nascimento e pré-natais, para os dias imediatamente anteriores ao nascimento.

As direções mais importantes, se referem aos aspectos sobre o MC a Asc natais, bem como o Sol e Lua. As direções de planetas à planetas são consideradas de segunda classe em importância. Sempre se deve prestar mais atenção aos movimentos do Sol, da Lua e dos ângulos.

Qual seria então a hierarquia de interferência segundo os fundamentadores da Astrologia ?

1) Mapa Natal (Primeiros 4 minutos) 2) direções Primárias (primeiras 6 horas) 3) direções Secundárias (primeiros 90 dias) 4) Trânsitos (primeiros anos) 5) cartas complementares (Revolução Solar, Lunações , e trânsitos de disparos)

Direções primárias não são realmente um bicho tão assustador. São antes trabalhosas. São para pessoas que já estudam astrologia há muitos anos. Uma espécie de manjar do conhecimento Astrológico. Para se entendê-la de forma abrangente, incluindo-se os cálculos, bastam uns três meses com um bom professor que disponha de um planetário ou um soft de Astronomia e um bom material didático, ou seja alguém que conheça o caminho das pedras. Para estudá-la, é preciso ter alma de arqueólogo: colecionar obras raras, descobrir quem são os estudiosos do assunto e acima de tudo ter muita paciência. E os resultados ? Nenhum outro método é tão eficaz como elas. É só ler as opiniões dos grandes astrólogos do passado, e obviamente praticá-las. Logo se irá descobrir que sete cabeças são criadas mais pela ausência de informação do que pelo fato do tema ser exclusivo para iniciados.

"Os Mistérios tem como pai a incapacidade humana de preservar suas conquistas intelectuais e como mãe, a preguiça em desvendá-los".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!