10 de julho de 2010

TERMOS ASTROLÓGICOS


Falaremos a seguir dos termos mais comuns usados em Astrologia Hermética.

ENERGIAS E OS SIGNOS: Nossa realidade é baseada em um conceito dual de energias que se complementam, que os orientais chamam de Yang e Yin, positiva e negativa, masculina e feminina, penetrante e penetrada, luz e sombra, calor e frio, etéreo e denso e por ai vai.

Se imaginarmos que no início dos tempos a energia primordial dividiu-se em duas (Yin e Yang). Mais tarde, estas duas energias dividiram-se novamente, originando 4 energias:

Fogo (espírito, yang-yang),
Água (emoção, yang-yin),
Ar (razão, Yin-Yang) e
Terra (físico, Yin-Yin).

Como as combinações yin-yang e yang-yin estão em um mesmo nível de energia (que chamamos de mente, um meio termo entre corpo e espírito, formada pela razão e emoção), os ocultistas dividiam o nosso corpo em três partes (corpo, mente e alma).

Com uma terceira divisão, considerando apenas 3 “patamares” energéticos (que os astrólogos chamam de Fixo (terra), Cardinal (Fogo) e Mutável (ar, água), chegamos a 12 energias diferentes que agem sobre o ser humano.


Deste pequeno gráfico chegamos à divisão dos signos em 4 grupos:
Fogo (Áries, Leão e Sagitário),
Água (Câncer, Escorpião e Peixes),
Ar (Aquário, Gêmeos e Libra) e
Terra (Capricórnio, Virgem e Touro).
Outras pessoas preferem agrupar estas energias em 3 categorias:
Cardinal (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio),
Mutável (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes) e
Fixo (Touro, Leão, Escorpião e Aquário).

Então o que chamamos de Áries, na verdade, é o Fogo aplicado no espírito: representa a energia mais agressiva do Zodíaco, seja fisicamente, espiritualmente, impulsivamente. É a mais rápida, mais elétrica, mais impulsiva e mais agressiva das energias.

O signo de Touro, por outro lado, é a Terra aplicada ao Plano Físico: A energia mais lenta e estável. Representa o trabalho duro e constante, a lentidão, a estabilidade, o acumular, encorpar, possuir. É a energia mais materialista do zodíaco.

O signo de Gêmeos é o Ar aplicado à mente: a energia que representa comunicação; novas experiências, novas sensações, habilidade com palavras, frases, familiaridade com a escrita e a leitura, vontade de viajar e experimentar sensações diferentes. É o signo mais inquieto do zodíaco.

O signo de Câncer é o elemento Água aplicado ao Espírito (cardinal), o lado emocional mais inflamado de todos. Câncer é sinônimo de mãe, de lar, de poesia, dos sentimentos extravasados. Energia que ronda as artes, a poesia e a pintura, além de todas as formas de expressar, tocar e extravasar os sentimentos. É o signo do apego emocional.

Leão é o elemento fogo aplicado ao físico. Alia a criatividade com o brilhar do sol, mas sua energia lida basicamente com aparecer mais do que os outros elementos (manifestar-se no físico). A Criatividade nada mais é do que uma forma de dizer “eu sou melhor do que vocês”. Está diretamente ligado com a capacidade de aparecer em público e também com marketing e publicidade.

Virgem é o elemento Terra aplicado no Plano mental: Virgem é o signo neurótico, metódico, higiênico e preciso. “Um lugar para cada coisa, cada coisa no seu lugar”. Pensamento racional, técnico e cético.

Libra é uma energia do Ar voltada para o espírito. É o intelecto atuando no mundo espiritual. São energias que compreendem os outros ao redor e sabem trabalhar bem com as palavras para fazer com que os outros façam aquilo que você deseja. A capacidade de enxergar as necessidades dos outros. É um signo que lida com tranquilidade, beleza e equilíbrio.

Escorpião é um signo interessante. Sua essência, o elemento Água voltado para o plano Material, faz com que esta energia trabalhe os sentimentos aplicados na prática. São especialistas em tomar conta das coisas dos outros; os melhores políticos, CEOs e magistas. É um signo extremamente competitivo e ciumento. Regido por Marte, da mesma forma que Áries, só que a competição aqui ocorre no plano emocional.

Sagitário é a energia da síntese. Fogo aplicado ao Plano Mental; o espírito aplicado à filosofia. Esta energia é capaz de enxergar padrões ao seu redor e aglutiná-los em uma lógica. São os melhores professores, estudiosos, acadêmicos, legisladores e comediantes, pois conseguem perceber as idiossincrasias ao redor e trabalhar com elas de acordo com a necessidade. Por conta disso, também são teimosos e com tendências ao fanatismo (que nada mais é do que uma face desta teimosia).

Capricórnio é a energia da disciplina. Terra aplicado ao Plano Espiritual. A capacidade de ordenar pessoas, disciplinar (ou disciplinar-se) e seguir regras e hierarquias. São estrategistas e militares.

Aquário trabalha com a energia do Ar voltada para a Matéria. São os espíritos livres, os inventores, os membros do Greenpeace; aqueles que trabalham fora da caixa. Possuem a energia mais libertária e indisciplinada do zodíaco.

Peixes, o plano astral. Água trabalhando no plano Mental. As emoções manifestando-se na mente da pessoa. São as pessoas de pensamento mais místico, mais intuitivo e de maior contato com o “outro mundo”. Inclui tendências para a arte, mediunidade e inspiração divina. Também estão mais propensos a fuga da realidade e depressão.

A Astrologia Hermética utiliza-se dos dez Planetas, embora apenas sete sejam usados para avaliar o indivíduo, sendo os outros três relacionados com a sua geração. Também se utiliza o Caput Draconis, a cabeça do dragão, como sendo a representação da própria Árvore da Vida.

Ascendente: representa as energias de Malkuth, ou o Plano material. Mostra a energia que a pessoa veio desenvolver no Plano material. Começa a se manifestar por volta dos 30 anos, quando a pessoa deve estar mais próxima das energias do Ascendente do que do próprio signo solar.

Lua: representa as energias de Yesod, o Plano Intuitivo. Mostra quem a pessoa é por dentro.

Mercúrio: representa as energias de Hod. Mostra o lado racional e mental da pessoa. Como ela pensa.

Vênus: representa as energias de Netzach. Mostra o lado emocional, que seduz e cativa a pessoa.

Sol: o “signo” que os céticos e místicos resumem toda a Astrologia. Mostra o ego, ou como a pessoa se mostra para os outros. Influencia, mas não tanto assim.

Marte: representa as energias de Geburah. Mostra como a pessoa gasta sua energia.

Júpiter: representa Chesed. Mostra as energias que são facilitadas naquela pessoa.

Saturno: representa Binah. Mostra as limitações e onde a pessoa é mais disciplinada. Se for dominada, mostrará as energias empregadas de maneira mais sérias pela pessoa.

Urano: a oitava mais alta de Mercúrio.

Netuno: a oitava mais alta de Vênus.

Plutão: a oitava mais alta de Marte.

O Caput Draconis: A própria Árvore da Vida. É um Ás na manga, a energia que vai guiar a pessoa através da Verdadeira Vontade dela.

CASAS: São as posições relativas dentro do Mapa Astral:

Casa 1: A casa do Eu, do Self, Projeçao pessoal e aparência.
Casa 2: valores, auto-estima, finanças, bens e segurança.
Casa 3: Viagens, redes locais, comunicação e expressão, irmãos.
Casa 4: fundação, família, mãe, ambiente doméstico.
Casa 5: auto-expressão, ego, criatividade, exposição, marketing pessoal, diversão.
Casa 6: Trabalho e saúde.
Casa 7: parcerias, casamento, relacionamento com outras pessoas.
Casa 8: recursos dos outros, o mundo desconhecido, magia.
Casa 9: filosofia de vida, estudos acadêmicos.
Casa 10: ambições, disciplina, autoridade, carreira.
Casa 11: Afinidades sociais, grupos, amizades, ONGs.
Casa 12: preocupação com o social, altruísmo, o transcendente.

OS ASPECTOS:

Conjunção: fusão das energias planetárias. As energias atuam juntas.
Oposição: energias complementares, que podem estar em conflito se não forem trabalhadas.
Trígono: relações harmoniosas de energia.
Quadratura: energias conflitantes, que tendem a se atrapalhar.
Sextil: recursos mentais harmônicos.
Quincúncio: falta de integração, impulsos negativos.
Semiquadratura: tendências de atrapalhar e trabalhar o aspecto egoísta da combinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!