17 de julho de 2010

MARTE



Marte rege sobre o signo Carneiro. A Marte sempre estiveram associadas as forças viris do guerreiro e do conquistador. Marte exprime, por isso, o desejo de posse, o querer, o instinto de apropriação.

Em sânscrito, Marte encontra a sua etimologia em «Mar», uma das formas do deus védico «Marut», senhor das tempestades, dos furacões e do fogo.

Entre os Romanos, os espíritos dos guerreiros eram colocados sob protecção de Marte. Marte é também um símbolo de vitalidade e impulsividade, de energia a todos os níveis. O impulso conquistador que Marte representa, acarreta inevitavelmente as forças da luta, da digladiarão e do conflito, que nestes astros se encontram representadas.

A libido e as mais profundas pulsões estão também representadas em Marte, que pode simbolizar uma energia afetiva ou sexual de tal forma intensa, que acaba não só possuindo como também agredindo o objeto do amor.

Na expressão tântrica, Marte equivale a Kundaline, a força serpente que deve ser despertada, gera a energia que pode ser distribuída por todo o corpo através dos plexos chamados «chakras». Contudo, traduzindo esta noção para a fisiologia sexual, Kundaline e Marte representam o simbolismo da virilidade.

Na Árvore da Vida: Gevurah.Num horóscopo, Marte pode não só ser lido como a expressão da força interior de uma pessoa, (na sua combatividade, ambição, desejo de posse, desejo de afirmação, etc.), como também significativo de situações de conflitualidade ou competição, ao passo que também pode ser lido enquanto a representação do grau das forças ou obstinação de um inimigo, ou do grau de adversidades e bloqueios que se enfrentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!