17 de julho de 2010

RODA ASTROTAROLÓGICA-CABALÌSTICA IV

“A temperança”, carta representativa da persistência com seu nome científico “INGENIUM SOLARE” a influência do sol compreendida e personificada pelo espírito angelical deste.

A letra hebréia Noum concentra hieroglificamente o número 50 sendo seu significado o “Fruto” o ser produzido e refletido, geração do filho na existência individual e material. Quando usada como última letra, tem o sentido aumentativo, e o valor numérico nele traçado passa a ser 700.


O caminho da sabedoria na árvore cabalística é 24 (dez de esferas) mais 14 no valor numérico da ordem alfabética da letra, sendo este caminho da inteligência imaginativa, tendo como característica a semelhança entre os seres, é importante lembrar-se que este valor numérico é a seqüencial por ordem numérica no alfabeto hebreu. Já que matematicamente o peso é de 50 no plano da encarnação.

O Caminho situa-se entre as esferas 6 esfera da majestade e da beleza (TIPHAREH) a esfera 7 (NETZACH) a vitória, seu trânsito tem a coloração verde esmeralda. O governante planetário deste arcano está abaixo do signo de Escorpião cuja fonte energética necessita do direcionamento positivo sobre tudo no aspecto sexual. A letra Noum corresponde astrologicamente ao signo de Escorpião sendo regente planetário Marte e Plutão.

Na quadriplicidade deste arcano maior se encontram os seguintes arcanos menores Rainha de copas e 2-5-8 de copas que correspondem respectivamente os arcanos números 70/73/76. Estas dimensões vivas criarão o trabalho, a mão esquerda e a ordem.

Sua coloração juntamente ao nome divino produz vibrações e servem como ponte ligando as atividades do sistema nervoso central e glandular ao sistema nervoso simpático.

Arcano Maior “O Diabo”, tem o nome científico”TYPHON” em sua manifestação evolutiva da maior e mais grotesca de todas as criaturas vivas.


A letra SAMEKH escreve o verbo determinado por Ele e simboliza o movimento circular, a circunferência, a renovação cíclica, o universo. A serpente dobrada sobre si mesma e enrolando a cauda, símbolo da fatalidade, do sionismo, do turbilhão de “TEMOHPAB” o sacerdote do templo da paz para os homens (Expressão usada pelos templários relacionada a compreensão do bem e do mal), e para aquele que conscientizado aprende a desprezar os obstáculos que encontram-se no caminho da perfeição, desprendendo-se do caráter ilusório do mundo material.

A corrente astral comumente chamada de Egrégora de escalas diferenciadas e de pólos opostos. De um lado a sutileza dos rosacruzes, irmandade iluminada, e do outro, o lado denso da mentira, do satanismo ou do falso espírito.

O valor numérico da letra SAMEKH é 60, seu significado hieroglífico a “flecha” determina a arma com a qual inevitavelmente nos encontramos em seu vôo ao longo da circunferência do círculo evolutivo. Queda que podia ser freada ou direcionada.

Este arcano corresponde astrologicamente a Sagitário (O Arqueiro), signo ígneo, cujo regente planetário é Marte e Júpiter .

Dentro da quadriplicidade deste Arcano Maior encontram-se os seguintes Arcanos Menores: N°25 Cavalheiro de Fogo (ou Paus) mais os seguintes Arcanos Menores 3 – 6 – 9 de paus, estando baixo a ordem numérica de Arcanas N° 29/32/ 35, respectivamente.

Estes Arcanos são números vivos da criação e dominam o Sono, o Estômago e o Ser Universal. O caminho na Árvore é o N°25 (dez de esfera mais quinze na ordem numerologia alfabética).

Por se encontrar no centro energético do plexo solar e do chacra sacro, esta região do abdômen influencia o diafragma e o coração formando uma aliança com o aparelho genético urinário. Este caminho é o caminho da provação,sendo esta a primeira tentação com que Deus visita os santos.

Observem que o destino da formação do ser universal começa com a procriação e está intimamente ligado por um lado ao coração e por outro ao aparelho genito-urinário, tudo isto no terreno corpóreo. Quando no astral, a força da kundaline atinge o coração, nosso diafragma se contrai e expande vertiginosamente na aliança com o sagrado.

Tudo isto está representado na carta e seus significados vão desde o destino do ser e da evolução humana, ate a fatalidade de não consegui-lo.

Numa mente de sonhos ilimitados temos a limitação de nossos atos, com uma mãe abençoada pela ação jupteriana da responsabilidade e da fé, que recebe uma explosão de vida onde a coragem está permanentemente em apressado conflito com o objetivo de acertar sua fecundação. O destino fixará a alma, à personalidade do mais forte, se manifestará nos umbrais do despertar e dos limites do livre arbítrio nascerá um santo ou um demônio.

Este caminho tem uma coloração azul no mundo material de Assiah e encontra-se situado entre a esfera de Thiphareh (esfera 6 ) e Yesod (esfera 9), a esfera da fecundação.

Sagitário 22/11 a 21/12 Significado do Arcanos Maiores
Certeiro – Apressado (15) O Destino / A Fatalidade
Inseguro – Explosivo
Marte Significado dos Arcanos Menores
Coragem – Conflitos (29) – 3 paus - Sono / Limites
Júpiter (32) – 6 paus - Estômago / Vitalidade
Responsabilidade – Fé (35) – 9 paus / Ser Universal / Mãe
Cavalheiro de Paus (25)
Boas / Más notícias


Carta representativa da matéria “ A Torre” é o nome deste segmento representativo do décimo sexto Arcano Maior coroado pela letra, (AYIM ). Esta carta representativa da “Destruição” que indica a idéia da matéria , as relações físicas, o confuso, o curvo, o falso, o perverso.


Símbolo da queda que o destino nos fixara. O nascimento do ser desarmônico, cujo valor numérico é 70, seu nome científico é “Turris Destructa” a torre destruída, aquele que produz complicadas transformações, que em mãos do destino, gera através dos fatos a preservação ou destruição das formas.

A casa do Deus não reconhece posições sociais e conduz a destruição divina da forma temporária, verdadeira queda do reflexo da morte no qual se encarna a matéria do mundo visível. O caminho cabalístico é número 26, dez de esfera, mais dezesseis do valor numérico da letra em ordem criativa.

Situa-se entre a esfera 6 (TIPHAREH) a beleza e a esfera 8 esfera da divina glória de HOD, caminho este onde hospeda-se a inteligência, pela qual Deus renova a criação do mundo.

A letra hebraica AYIM corresponde astrologicamente ao signo de Capricórnio sendo seu regente planetário Saturno (o planeta do sacrifício e do esforço) onde consolida-se com teimosia e firmeza em uma solitária busca, com seu esforço vem a pagar antigas dívidas cármicas, produto da queda e da destruição da aliança. Agora o ser reclamará a eternidade.

Na quadriplicidade deste Arcano Maior se encontram os seguintes Arcanos menores de terra: O Cavaleiro de Ouros ou terra, e os arcanos menores 3-6-9 de ouros que correspondem respectivamente aos Arcanos N° 43/46/49. Estes Arcanos representam, nas dimensões vivas da criação, a Raiva, o Fígado e o Equilíbrio.

O caminho da cura, quando devidamente entoado o nome divino e mentalizada a cor púrpura, o centro energético produz vibrações reconstrutivas, no fígado e vesícula.

Capricórnio 22/12 a 20/1 - Terra Significados do Arcano Maior
Firmeza – Teimosia
(16) A Destruição / A Guerra
Solidão – Reclamação
Saturno Esforço Significados do Arcano Menor
Dividas no pagas -Sacrifício
(43) 3 ouros – Raiva / Desperdício
(46) 6 ouros – Fígado - Vesícula / Administrar
(49) 9 ouros – Equilíbrio / Gastos/ avós
Cavalheiro de Ouros (39)
Trabalho / Raiva , desperdício
Acumulo / Filantropia
Equilíbrio / Cuidado Calote
Ganhos

Este décimo sétimo Arcano Maior do tarô é a carta representativa da “Esperança“, da oposição a destruição e é chamada comumente de “A Estrela”, sendo seu nome cientifico “STELLA MAGORUM” (estrela maior).

Como podemos observar na seqüência arcanica, depois de nascido o ser desarmônico na esperança de sua força renovadora, busca ser imortal. Isto significa que nos planos do homem, do arquétipo e do verbo em ação na natureza , será através da palavra e dos atos que sofrerá as conseqüências. A estrela guia nossos passos, a salvação nos guarda.


A letra hebraica PHE hieróglifo primitivo indica “a palavra” e tudo o que se relaciona com ela. Quando criada por Ele, esta letra impulsionou o domínio, e quando combinada e coroada formou com ela: Mercúrio, o Quinto dia no mundo, o Ouvido esquerdo do ser humano.

A regência de Mercúrio tem como característica principal a comunicação e seus impulsos para expressar as idéias através da fala. Impulsiona a necessidade de aprender e ensinar, e de entrar em contato usando a mente consciente ou inconsciente, usando a boca.

O valor da letra no plano da encarnação tem valor numérico 80. O caminho 27 na árvore da vida, encontra-se entre as esferas glória (HOD) e da vitória (NEYZACH) sendo sua coloração vermelho fogo.

Este caminho situa-se no corpo humano no intestino delgado e no sistema linfático, quando devidamente entoado e visualizado o nome sagrado das esferas, produz a cura, nesta parte do corpo.Com este arcano se completa o ciclo da evolução, a decida do espírito na matéria.

Os antigos rabinos e os cabalistas, quando ensinavam a ordem, a harmonia e as influencias de Deus sobre o mundo, determinavam que esta letra é ligada ao redentor e salvador.

Como podemos observar na sequência arcanica, depois de nascido o ser desarmônico, na esperança de sua força renovadora, vai na esperança em busca do ser imortal.
O caminho vigésimo sétimo é chamado “Inteligência que Agita” e neste caminho é criado o espírito de toda criatura.
(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!