14 de junho de 2010

RODA ASTROTAROLÓGICA-CABALÌSTICA II

A letra hebraica Vau condensa hieroglificamente o número 6 sendo seu significado o olho. Aquele que se estabelece entre a cegueira, a luz, as formas e as trevas, o exterior e o interior, o espírito e o mundo das ilusões.

Entre o macrosopus e os microssomos é que se construiu o Talismã deste arcano o grande hexaframa ou signo de Salomão. A letra da palavra sagrada significa gancho (ou unha) terceiro termo desta misteriosa trindade que tem íntima relação entre o Eu e o não Eu.


Se número de caminho na árvore é 16 (dez esferas) mais o número da letra, este caminho situa-se no trânsito da esfera 2 Chochmah, segunda esfera do triângulo supremo, que tem a coloração cinza do mundo material, e a quarta esfera Chesed de coloração azul.

Esta sephiroth achasse depois do grande abismo produzido pela queda. Este caminho entre sabedoria de Chochmah e a magnificente misericórdia de Chesed, tem coloração laranja = 2 – 4.

A letra Vau corresponde astrologicamente ao signo de touro (térreo) cujo planeta regente é Vênus. Baixo a quadriplicidade deste arcano maior encontra-se o rei de ouros e também o As – 4 e 7 de ouros (com seus correspondentes números de arcanos menores 41/44/47).

Estes números correspondem à dimensão viva da criação sendo feito: o pensamento, o rim direito e dada a liberdade de escolha.

Chesed o protetor, o pai carinhoso, o legislador governante do reino da paz, do universo manifesto que na idéia arquétipa e o resultado do abstrato. Onde toda a idéia criativa primeiramente se faz graças as mentes que atuam nesta esfera e Júpiter o benigno, na árvore evolutiva esta representado por Netuno o confuso), a parte inversa de todos os vícios sócias.

Esta descrição esclarece o porque esta carta e geralmente vista como a representação do homem entre o vício e a virtude; onde o anjo ameaça o vício com sua flecha em quanto o homem tem sua provação e tribulação.

Este gomo representa o arcano maior “O Carro” nome vulgar dado a esta carta representativa da vitória de quem escolhe o bem entre o grande dilema apresentado no arcano anterior. O nome científico é Carruagem de Hermes, carta que completa o primeiro grande centenário do Tarô.

A letra hebréia Zain determina o numero 7, sendo seui significado a espada, instrumento usado para lutar, dominar e vencer. O número de caminho na árvore é o 17 (dez de esfera e sete de valor numérico) caminho que possibilita aos santos serem fiéis tornando-os aptos a receberem o espírito santo.


Este caminho encontra-se situado entre as esferas 3 Binah e 6 Tiphereth, seu trânsito tem a coloração laranja, resultante e produto da beleza do centro do pilar do equilíbrio, onde reina, governando as seis esferas arquétipas que se antecedem ao reino das formas de Malkuth. A letra Zain corresponde astrologicamente ao signo aéreo Gêmeos sendo seu planeta regente Mercúrio , o principal indicador da inteligência e do raciocínio.

A quadriplicidade deste arcano tem como arcanos menores o e os As – 4 e 7 de espadas que correspondem aos números de arcanos 55/58/61.

Como anteriormente dito este números dimensões vivas da criação expressam: o andar, o pé esquerdo e a propriedade.

É importante deixar bem claro que as Sephiroth ou esferas são estados e não lugares.

Representante deste arcano maior denominado comumente com o nome de “ A Justiça”, produto do equilíbrio desta carta que tem o nome científico de Balança. A letra hebréia Heth significa perto daqui a idéia que tudo o que exige um esforço continuo tem como resultado estabelecer o equilíbrio entre a destruição das obras do homem, e a conservação das boas obras de Deus.

O número de caminho pelo qual transita este arcano é 18 (dez de esferas) mais oito do número da letra.

Neste caminho encontra-se a inteligência da afluência casa dos arcanos e dos sentidos ocultos, que descansam na sua sombra.,situa-se entre as esferas 3 (Binah) e 5 (Geburah), esta é a esfera da força da severidade, aquela que como virtude tem a “coragem” e como vício a “destruição”, o aspeto maléfico da astrologia, o elemento dinâmico da essência que desafia os obstáculos.

Este mal precisa ser compreendido sendo que e tão necessário como os outros estudos das outras sephiroth, já que estes processos cósmicos são importantes para a evolução .


Porém o mal e ignorado por D´s, já que este não se opõe a este como sentido de força, nunca esquecendo que se o bem se opusesse ao mal, este teria que usar uma força da mesma intensidade, e as forças opostas resultam em anulação. O bem jamais será anulado, porque o mal e finito e anulado pelo próprio mal.

A letra Heith corresponde astrologicamente ao signo aquoso de Câncer , sendo seu planeta regente Lua , aquela que preside a fertilidade. A quadriplicidade deste arcano tem como arcanos menores o Rei de Copas o As - 4 e 7 de copas que correspondem ao número de arcanos 69/72/75.

A letra Heith corresponde astrologicamente ao signo aquoso de Câncer , sendo seu planeta regente Lua , aquela que preside a fertilidade. A quadriplicidade deste arcano tem como arcanos menores o Rei de Copas o As - 4 e 7 de copas que correspondem ao número de arcanos 69/72/75.

A derivação arquetípica da creação fez: a visão, a mão direita, a repartição a multiplicação ou fertilidade, dimensões viva da criação. A iniciação desta carta se fundamenta no Salmo 119

Este segmento representa o arcano maior “O Eremita” nome comum dado a esta carta representativa da proteção das influências danosas e do isolamento em busca da sabedoria e da iluminação dos três, mundos: o mental, o astral e o material.

Esta carta tem o nome científico de Lux Oculta a luz de Hermes o três vezes grande. O signo do nono arcano é a letra hebráica Teth, que concentra hieroglificamente o valor numérico 9 nove, sendo seu significado "a serpente", símbolo do conhecimento na tradição hermética, e da força sexual que precipitou a queda e expulsão do éden (Daath).


Ela representa a libido transmutada e subliminada, sendo pela força da vontade e fé, que se ergue da área pélvica subindo pela coluna vertebral até formar a coroa dourada.

Ela é conhecida como Kundaline. Em hebraico, serpente se escreve nachosh, baixo a ciência da Gematria em seu estudo numérico determina o valor somatório de 358 (Nun 50 + Cheth 8 + Shin 300) este mesmo valor resultante na ciência que estuda a construção das palavras (Notaricon) determina que a palavra messias também tem o valor somatório 358 (Men 40 – Schin 300 – Yod 10 – Cheth 8) quando analisados os comparativos entre as duas palavras se chega a um ; o significado de Sephira é “visível- irradiante – numérico”.

O número de caminho na árvore é o 19 (dez de esfera e nove de valor numérico), sendo a trilha de sua coloração de cor amarela.

Este caminho encontra-se no trânsito das esferas Geburah de coloração vermelha, regida por Marte e Chesed de coloração azul regida por Júpiter. Estas duas esferas precisam trabalhar sempre juntas para equilibrar a força da batalha e a força do amor = 5 – 4.

A letra Teith corresponde astrologicamente ao signo ígneo de Leão cujo planeta regente é o Sol Na quadriplicidade deste arcano maior se encontram os seguintes arcanos menores: 2 - 5 e 8 de paus com seus correspondentes números de arcanos 28/31/34 mais a Rainha de Paus . Neste arcano foram criados: a audição, o rim esquerdo e a prudência.

Nome vulgar dado a esta carta representativa da necessidade, este arcano maior também chamado de Esfinge e de roda do tempo, linha sem começo nem fim, símbolo da eternidade.

Neste arcano é onde a esfinge se demonstra equilibrante e dominadora entre o Gênio do mal Tifon e o gênio do bem Hermanúbis (aquele que sobe). Esta roda que puxa alguns para cima e outros para baixo, nos inevitáveis altos e baixos da vida.

O décimo arcano também chamado (A Cabala) expressa a plenitude da palavra Tarô, na qual trocando de posição suas letras, permutação ou Temura, também indica as palavras ROTA-RATO-TORA (livro de lei hebraica).


A letra hebráica Yod, tem valor numérico 10, esta letra hieroglificamente representa o dedo indicador: aquele que sinala, mostra e toca.

Representando esplendidamente no afresco de Leonardo D´Vinci na Capela Cistina (no Vaticano). Seu caminho na árvore cabalística é o 20 (dez de sephiroth, mais dez do valor).

Este caminho dominado pela inteligência da vontade é aquele que precisa ser transitado por toda criatura antes de achar a existência da sabedoria.

O significado de sephiroth é visível irradiante, Numérico.Este caminho encontra-se no transito da esfera azul chesed (4) e a sexta esfera Tiphereth (6), isto é, entre a magnificente misericórdia e o produto da beleza e da harmonia, do equilíbrio, e da estabilidade / 4-6.

O valor numérico 10 representado pelo algarismo 1 (principio absoluto) e zero (que nada vale), a não ser quando se somente a uma ordem inferior e seqüencial, na qual se produz a elevação do tudo (10 -100, etc). Assim o absoluto 1 produz o universo 10 surgido do nada.

A letra Yod' corresponde astrologicamente ao signo de Virgem, sendo seu planeta regente Mercúrio. A quadriplicidade deste arcano tem como arcano menor a "Rainha de Ouros".Terra e os arcanos 2-5-8 de ouros que corresponde aos Nº° 42/45/48, e suas dimensões expressam o trabalho, a mão esquerda e a ordem.
(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!