10 de junho de 2010

ALEGORIA DOS SIGNOS


Dividimos os doze signos do zodíaco em grupos com determinadas características comuns. Uma forma de classificação é denominada por elemento ou triplicidade, como segue:

Signos Cardeais: Palavra chave “atitude”: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio.

Esses signos são os quatro pontos cardeais da bússola: leste, oeste, norte e sul.

Áries é leste,
Libra é oeste,
Câncer é norte,
Capricórnio é sul.

Esses signos são chamados cardeais porque regem a mudança das estações:
Áries, primavera;
Câncer, verão;
Libra, outono;
Capricórnio, inverno.

Os signos cardeais têm iniciativa, são ativos, ardentes, ambiciosos, entusiásticos e independentes. Sua mente é rápida e insaciável. Usados negativamente, podem ser apressados, imprudentes e dominadores; podem deixar de terminar o que começam.

Signos Fixos: Palavra Chave “estabilidade”: Touro, Leão, Escorpião e Aquário.

Esses signos fixos correspondem ao mês intermediário de cada estação. Enquanto os cardeais fazem a transição entre as estações, os signos fixos são firmemente estabelecidos no meio de cada estação.

Os signos fixos são determinados, capazes de se concentrar, estáveis, resolutos, econômicos e majestosos. Sua mente é penetrante e sua memória é excelente. Alcançam resultados vagarosos, porém seguros. Usados negativamente, podem ser teimosos, egoístas e demasiadamente presos à sua maneira particular de encarar as coisas.

Signos mutáveis: Palavra chave “Flexibilidade” (também chamados signos comuns): Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes.

Esses signos correspondem ao mês final de cada estação. Esta é a época em que se completa o trabalho da estação e ao mesmo tempo se planeja para a estação vindoura.

Os signos mutáveis são versáteis, adaptáveis, variáveis, sutis, simpáticos e intuitivos. Sua mente é engenhosa e flexível. Usados negativamente, podem ser enganosos, ladinos, inconstantes e indignos de confiança.

Também podemos dividir os doze signos do zodíaco em quatro grupos de três signos cada; os signos de cada grupo têm certas qualidades em comum e cada grupo tem um modo diferente de operar na vida.

Essas qualidades ou quadruplicidades são:

Signos de fogo: Áries, Leão e Sagitário.
Esses signos são ígneos, ardentes, entusiásticos, espontâneos, auto-suficientes e românticos. Mal empregados, podem ser autoritários e demasiadamente vigorosos.

Signos de terra: Touro, Virgem e Capricórnio.
Esses signos são práticos, realistas, prudentes, conservadores e sensuais. Gostam de conforto material e têm bons poderes de recuperação. Mal empregados, podem ser insensíveis e demasiadamente materialistas.

Signos de ar: Gêmeos, Libra e Aquário.
Esses signos comunicam-se bem; tendem a ser intelectuais e são capazes de lidar com o raciocínio abstrato. São lógicos, de mente aberta, objetivos, idealistas e sem preconceitos. Mal empregados, podem ser frios e sem senso prático.

Signos de água: Câncer, Escorpião e Peixes.
Esses signos são emotivos, apoiadores e receptivos. São emocionais, intuitivos, responsivos, sensíveis e profundos. Tendem a variar de humor e são facilmente influenciados pelo ambiente.

Lembrem-se de que a água é encontrada em três formas: líquida, congelada (gelo) e gasosa (vapor).

Câncer é a forma líquida;
Escorpião é a forma congelada;
Peixes é a forma gasosa.

Mal empregados, esses signos podem ser auto-indulgentes, autopiedosos e indecisos.


A palavra horóscopo significa “mostrador de horas” e a Mandala Astrológica aparenta ser exatamente isso, o mostrador de um relógio. Em um relógio, após um período de tempo os ponteiros voltam sempre para o mesmo ponto de onde partiram, sendo o ciclo reiniciando, assim é a Mandala, um ciclo que nunca termina.

Áries – Fogo - Cardeal

Touro – Terra - Fixo

Gêmeos - Ar - Mutável

Câncer – Água - Cardeal

Leão – Fogo - Fixo

Virgem – Terra - Mutável

Libra – Ar - Cardeal

Escorpião – Água - Fixo

Sagitário – Fogo - Mutável

Capricórnio – Terra - Cardeal

Aquário – Ar - Fixo

Peixes – Água – Mutável

O ano sideral começa na constelação de Áries:

Áries (Cardeal)
Encerrado o inverno, inicio da primavera, um novo ano se inicia, a natureza se renova, época de tosquiar as ovelhas e retirar a lã, época em que os carneiros mostram sua energia, sua força, brigando entre si para provar qual é o melhor, o mas forte, são explosivos, Impulsivos, agressivos, competidores, dinâmicos,
guerreiros, chifram-se uns aos outros em seu ritual de seleção, tem um verdadeiro fogo dentro deles. Regente: Marte

Touro (Fixo)
È a época de preparar a terra, época de lançar raízes, é preciso ser paciente, para ver os grãos crescerem, época de cuidar da casa. (Regente: Venus)

Gêmeos (Mutável)
É preciso vender a colheita, é preciso muita comunicação, com os compradores, precisamos viajar para vender, observar a natureza respirar o ar. É preciso dinamismo, e ser inteligente, para cumprir essa tarefa. (Regente: Mercúrio)

Câncer (Cardeal)
Acabou a primavera e se inicia o verão, as chuvas de verão trazem água em abundância, a terra torna-se fértil, a emoção e a paixão estão em toda parte. A família é importante. (Regente: Lua)

Leão (Fixo)
Nesse período o sol tem um brilho, e uma intensidade sem igual, com um vermelho, cor de fogo mostrando o seu poder sua força e vitalidade. (Regente: Sol)

Virgem (Mutável)
Novamente temos a colheita, a terra nos supre, precisamos ser metódicos, disciplinados, organizados, detalhistas, observadores, não podem permitir o desperdício, é a ultima colheita do ano. (Regente: Mercúrio)

Libra (Cardeal)
Após a ultima colheita do ano é preciso muita negociação para conseguir bom preço, muita diplomacia para agradar a todos, o ar começa a ficar frio, o outono se aproxima. (Regente: Venus)

Escorpião (Fixo)
O frio começa, as cores desaparecem, nos tornamos introspectivos, observadores, estocamos comida inclusive água. É preciso saber exercer o poder, distribuir as tarefas. (Regente: Plutão)

Sagitário (Mutável)
É o momento da caça, que proverá a todos de carnes, para alimentação e peles para nos aquecer, é preciso que os guerreiros ao sair tenham em mente o fogo da vitoria, precisam ser pragmáticos para alcançar resultados, na volta é preciso passar aos, mas novos as técnicas de caça, é preciso ser bom professor, pois esse é um ciclo que sempre se renova, preparando a mão de obra futura, nesse momento critico em
que o inverno se aproxima devem ter um alto astral para manter a moral de todos elevada. (Regente: Júpiter)

Capricórnio (Cardeal)
O inverno chegou, a terra nada mais produz, é o momento em que a disciplina e a seriedade são importantes. (Regente: Saturno)

Aquário (Fixo)
O ar já está bem frio, é o último período de chuvas, é preciso motivar as pessoas, manter as pessoas unidas, manter as amizades, mas manter também a independência, e a inventividade. (Regente: Urano)

Peixes (Mutável)
Nas Corredeiras os peixes se reproduzem na pouca água que resta. O momento é de reflexão interiorização melancolia o inverno se faz presente, tudo esta branco ou cinza, é momento de meditação, de exercer a religiosidade, é preciso ser intuitivo na procura de bons locais, a emoção aflora. (Regente: Netuno)

E assim o ciclo se renova permanentemente.


Encontrei no youtube e envio os links:

Canção do Sistema Solar. Mais uma obra que une a arte à Astronomia!

Trata-se de uma idéia do pessoal do White Vinyl Design, que produziu música ao considerar os planetas cruzando uma corda sonora imaginária. Esta corda parte do Sol e vai até os confins do Sistema Solar. O ponto onde cada planeta intercepta a corda gera um som que depende da frequência orbital do planeta. Plutão ainda está inserido, isto é bom porque ajuda a contribuir com suas notas musicais.

Veja aqui


Mercúrio - o mensageiro alado


Vênus - o portador da paz


Marte - o portador da guerra


Jupiter - portador da alegria


Saturno - portador da "idade madura"


Netuno - o Místico


Urano - o mágico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!