13 de novembro de 2010

O ANJO DA GUARDA SANTO


Em 1888, SL MacGregor Mathers, um dos fundadores do Goldendawn, traduziu em Inglês um manuscrito encontrado na Biblioteca do Arsenal, em Paris, cujo título era: A magia sagrada de Abramelin, o Mago, transmitido por Abraham, o judeu a seu filho Lameque. Este manuscrito do século XIV, foi escrito em hebraico, ao contrário de outros grimórios medievais atribuídos a Moisés, ou Salomão.

Abraham, o judeu era uma figura histórica, um judeu alemão que viveu quase cem anos entre os séculos XIV e XV, famoso mágico e alquimista, identificado como um dos homens mais ricos do seu tempo. Há indícios de que chegou a reunir-se com Henrique VI de Inglaterra, e os Papas, João XXIII, a primeira a ter esse nome, Bento XIII e Gregório XII, e vários outros imperadores e nobres da Europa.

Durante uma de suas viagens em busca da sabedoria, Abraham soube que no Egito havia um mago eremita de nome Abramelin, com o qual viveu por um tempo aprendendo a ciência oculta. Uma vez que o egípcio, que já era um homem velho, estava convencido das qualidades morais de seu aluno, mostrou-lhe dois manuscritos contendo a magia santa. Abraham, o judeu alegou que os seus conhecimentos e competências eram o resultado desse ensino, bem como a prosperidade e a fama que o acompanhou em sua vida.

Abraão morreu antes de transmitir completamente os textos para seus dois filhos, mas consegue entregar dois manuscritos distintos a Joseph com um dos maiores segredos da Cabala, e para Lameque doa a conversa com o Santo Anjo Guardião.

No texto, Abramelin basicamente diz que todos nós temos um link para um ser espiritual chamado o Santo Anjo Guardião. Mas até entrarmos em contato com ele, somos reduzidos a viver à mercê dos impulsos da nossa natureza inferior. Assim, qualquer prática que ele propõe, visa conseguir essa comunicação, e até que isso seja alcançado, é inútil tentar controlar as circunstâncias de nossas vidas, pois se não sabemos nossa verdadeira vontade, não estamos preparados para o exercício dessa vontade no cosmos, visto que as práticas mágicas da época eram destinadas apenas a alcançar os desejos mais profanos (como ainda ocorre atualmente).

A proposta de Abramelin é poderosa porque nos mostra que ter uma visão espiritual clara, induzirá a todo o universo conspirar para o encontro do caminho para nossa realização espiritual.

Embora existam antecedentes históricos Agathosdaimon Zaratustra também fala de um guardião espiritual pessoal que deve ser contatado antes de qualquer cerimônia mágica. Estes seres faziam parte da hierarquia dos arcanjos caldeus. Ou seja, em todas as culturas ouvimos falar desses contatos que nos guiam, então estamos nos referindo a uma experiência universal.

Para nosso espanto, na religião organizada ignorou-se esta questão central, talvez porque a negociação com o Santo Anjo Guardião seja uma experiência muito pessoal e impossível de desenvolver um culto fora dele. Além disso, para quê seria necessário um sacerdote para transmitir a vontade de Deus se podemos recebê-la diretamente de nosso SAG?

O procedimento para estabelecer contato com o SAG, de acordo com o livro, envolve uma cerimônia de pelo menos seis meses longe do mundo, em constante oração e penitência, mas o método não é a essência da mensagem, é importante saber que esse ser existe e nossa devoção deve ter como objetivo conseguir estabelecer uma relação harmoniosa com ele. Assim, é evidente que o nosso anjo está ansioso para falar conosco, mas cabe a nós a escolha do momento. Afinal cumpre-se a Lei do Livre Arbítrio.

Muitos magos tentaram padronizar os procedimentos para entrar em contato com o SAG, mas não é a metodologia que garante o sucesso. Ao seguir as instruções ao pé da letra nos tornamos muito analíticos, quando, na verdade, é o coração que deve ser encaminhado para a baliza. É o amor que professa a parte espiritual em nós mesmos e que nos aproxima dele. Da mesma forma que um amante, pensa e vive para o objeto de sua paixão, cada uma de nossas ações cotidianas devem ter a intensidade do amor da adolescência, porque consideramos que é o caminho para encontrar a nossa verdadeira vontade. Para os hindus, esta forma de devoção é chamada de yoga Bakti, e é o caminho mais rápido para a iluminação.

Depois de três dias em êxtase completo, passa o interessado pelos quatro príncipes do mal, Lúcifer, Leviatã, Satanás, Belial e depois para o resto dos habitantes do submundo, e responde ao juramento de obediência.

Discutir o motivo para essa ação aparentemente absurda levaria muito espaço. Afinal, o mago acaba de passar seis meses procurando a mais alta aspiração e parece um absurdo a troca de um juramento em frente ao mal. Poderíamos dizer que o mal no universo pode ser entendido como desequilíbrio energético ou aplicado no lugar errado e a forma de resgatar as partes escuras do ser, que estão relacionadas com a hierarquia demoníaca. Na verdade, o mago está colocando seu real desejo de se tornar um ser integrado, liberto das contradições que coexistem dentro de cada um.

No final da operação proposta por Abramelin, depois de passar por algumas experiências pessoais de busca e purificação, ocorre uma cerimônia para se “casar” o indivíduo com seu anjo, que desce para acompanhá-lo, tornando-se o mago, a partir desse momento, uno com o divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!