28 de abril de 2010

OS QUATRO PILARES DE SALOMÃO



Um pilar simboliza o eixo do mundo, sustentação, coluna vertebral. Representa a firmeza de uma estrutura.

Conhecer, Ousar, Querer a Calar são os quatro pilares principais do templo de Salomão, portanto, do macro e do microcosm,o sobre os quais foi erigida a sagrada ciência da magia.

Relativamente aos quatro elementos, são estas as características básicas que todo místico deve possuir se quiser alcançar o grau mais elevado.

Franz Bardon, em seu livro O Caminho do Adepto, sugere que cada pilar pode ser associado a um elemento. Aqui, faço essa associação simbólica livremente.

SABER é o primeiro pilar.
Podemos associar o Saber ao elemento Ar.

O passo inicial para que o estudante alcance o Saber é um estudo intenso e reflexão sobre as Leis cósmicas, meditar a respeito dos mecanismos do macrocosmo (o universo) e também sua analogia com o microcosmo (ele próprio).

Tal conhecimento, aliado com a experiência que só pode ser adquirida através da prática, o levará gradativamente até a sabedoria.


QUERER é o segundo pilar, sendo um aspecto da vontade.
Este pilar é associado ao elemento Fogo.

O adepto, cultivando a tenacidade e a persistência, desenvolverá sua vontade.

O Querer liga-se ao inabalável desejo de superar os obstáculos do caminho. É a habilidade de invocar a sensação de absoluta certeza de que a vontade é concreta.

O Querer pode ser cultivado com a prática e é extremamente importante quando se usam afirmações e a imaginação plástica.

Quem pretende levar a sério o caminho que está trilhando, precisará de uma vontade inquebrantável.


OUSAR é o terceiro pilar.
Associado ao elemento Terra.

Ousar significa manter seu objetivo sempre à frente e não vacilar. Lançar-se de cabeça nas suas práticas, ignorando tanto o fracasso quanto o sucesso.

Ousar é vencer o medo - não ignorá-lo, mas vencê-lo. É ser corajoso para realizar uma introspecção profunda e contemplar seus defeitos sem recuar, sem temer provocar as mudanças necessárias.


Calar é o quarto pilar.
O último verbo é associado ao elemento Água

Bardon considera o Calar como uma regra de ouro. O falar descontrolado é realmente o ego se exibindo. O adepto deve calar-se para submeter o seu ego.

De fato, quanto mais o adepto se calar sobre as próprias experiências e conhecimentos, tanto mais poderes ele obterá da fonte primordial.

Os quatro elementos da natureza: o Ar, a Água, a Terra e o Fogo, elementos cujo extrato é a pura a essência da Pedra Filosofal.

O quartenário também simboliza os quatro animais do Apocalipse ou a Esfinge Tetramorfa (do grego: quatro formas), de garras de Leão, asas de Águia, corpo de Touro e rosto de Homem, que é SABER, QUERER, OUSAR E CALAR.


Decifra-me, ou te devoro!

SABER, QUERER, OUSAR E CALAR.
O Iniciado deve SABER com Sabedoria (Homem); QUERER com ardor (Leão); OUSAR com Audácia (Águia) e CALAR com força (Touro).

2 comentários:

  1. maravilhosa página!! Eu como uma Rosacruz admito vocês!!
    maria fernandda

    ResponderExcluir

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!