2 de outubro de 2012

ARQUIVOS DE OUTROS MUNDOS III


Nos inteiramos de que os incas eram uma raça estrangeira no Peru. Catari, o quipocamaio, nos abre outros horizontes quando escreve:

Manco (o primeiro inca), assustado pela tempestade, resolveu não ir mais longe de Ica e não penetrar dali ao interior das terras... Seus companheiros o descobriram mais tarde numa espaçosa caverna do lago Titicaca, escavada pela mão humana. As paredes estavam recobertas de ornamento de ouro e de prata, e não dava acesso além duma porta muito estreita...Para se reconhecer, os companheiros de Manco se perfuraram os lóbulos das orelhas e se penduraram grossos aros duma espécie de junco chamado aotora (aotora = totora = junco). Essa prática parece haver dado origem à casta dos orelhões).

Manco saiu, numa manhã, da caverna, na alvorada, com uma roupa feita de placas de ouro e não teve dificuldade em se fazer reconhecer como rei. «Foi assim que fundou a monarquia dos ingas.Tal é o relato de Anello Oliva.

Em certo sentido pode orientar as especulações a propósito de Nasca pelo fato de que Manco chegou até Ica pra reconhecer seu futuro reino, limitado, então, pelas pistas e linhas do pampa de Nasca. Tinham por missão esses traçados deter magicamente a marcha conquistadora de Manco ou bem, ao contrário, o guiar até as ribeiras do lago Titicaca onde devia concluir sua missão e seu destino de futuro inca?

É uma hipótese que merece ser estudada, tanto mais que ninguém, até hoje, se ocupou do tema. Não cremos que Manco tenha detido sua exploração em Ica pra se dirigir obliquamente até o lago Titicaca onde, finalmente, se deteve.

A Cordilheira dos Andes é um obstáculo que não se desafia impunemente, e teve ele de descer até Nasca e Arequipa onde encontrou na montanha uma falha que conduzia a Puno, na borda do lago, e a Chinchillapi (a 140km a sudeste) onde se encontram as cavernas com pinturas de Mazo Cruz, de Kelkatani e de Pizaoma.

Lá encontrou os santuários dos mais antigos povos andinos: Os kollas fundadores do mundo que reinavam há 10.000, anos depois de ter chegado, não da costa, como se supunha, mas do norte! De todo modo é necessário recalcar que os gravados rupestres do lago Titicaca, se bem que aparentados aos do deserto de Atacama, não têm semelhança com os geoglifos do pampa.

Então, o que seria Nasca? Barreira mágica pra deter Manco ou outro invasor ou painel de endereço devendo guiar um ou outro até o lago sagrado do futuro império?

Apenas esse bípede incômodo, vaidoso e inteligente que é o homem teve a idéia de se expressar de outro modo além da dança, voz, dente e punho. Começou a garatujar sobre a terra e sobre a rocha.Sua primeira escola foi a Natureza, seu primeiro mestre o céu e sua primeira piçarra o solo.

As escrituras mais antigas que se conhecem são traços, espirais e círculos gravados sobre as paredes lisas das cavernas.
Houve, seguramente, outras mostras mas não chegaram até nós.
Esses testemunhos antigos, primários ou, às vezes, muito elaborados se encontram em toda parte do mundo onde a civilização não lacerou, arrasou, assassinou o passado.

OS MIMBRES DE BLYTHE

Em homenagem à Natureza e pra agradecer suas dádivas: Animais, plantas, rios, mel, etc., os índios pré-históricos mimbres, do Novo México (Estados Unidos) representavam sobre obras de olaria, peixe, flor, pássaro.

Para se dirigir mais diretamente aos deuses, ou talvez pra deixar uma rubrica, uma pegada ou uma marca de posse do terreno, tiveram, como os povos de Nasca, e do mesmo modo, a idéia de gravar sobre a areia.

No deserto, perto de Blythe, Califórnia, se pode ver, sobretudo, uma efígie humana de mais de 56m de longitude e representações animais de estilo muito tosco.

Como em Nasca e sobre o Candelabro dos Andes, vândalos montados em jipe ou em moto deixaram suas pegadas e tem assolaram o lugar.

O mimbre de Blythe foi desenhado varrendo as oxidações do solo e eliminando as pedras escuras de modo a fazer ressaltar a personagem.

OS GEOGLIFOS PINTADOS DOS NAVAJOS

Na mesma região os índios navajos, ilhados em suas terras áridas, traçaram, certamente, antanho, geoglifos de grande dimensão que desapareceram varridos pelo vento. Não obstante, o costume se perpetuou em menor escala mas segundo técnica mais artística.

Quando um navajo está enfermo sua família vai ao bruxo da tribo pra que conjure o malefício e expulse os maus espíritos do corpo do paciente.Então são traçados sobre o solo desenhos, não mediante varrido ou acúmulo de pedra, senão ao modo dum quadro pintado, dispondo sobre o solo cores minerais e vegetais finamente pulverizados.O motivo é realizado por várias pessoas, de modo muito destro, como uma mandala hindu.

Essa mandala, tanto se é redonda, quadrada ou ovalada, está pintada no sentido do curso do Sol e os cores ficam dispostas numa ordem ritual. Colocadas num casca de cortiça são distribuídas com arte e podem representar linhas, figurações animais, geometrias ou sinais de exorcismo.

Quando a mandala está terminada se coloca o enfermo no centro. O bruxo e os assistentes se entregam a encantamentos rituais a base de cânticos e danças mágicas.
Seguidamente o enfermo é devolvido a seu hogan (choça de terra ressecada) e o bruxo espalha o desenho na areia.

Se foi reproduzido num hogan, a habitação é destruída e seus vestígios enterrados.
Certos geoglifos pintados são dedicados às forças naturais, às plantas, aos animais ou aos deuses. Então, se lhes deixa perdurar tanto tempo quanto os preservem o vento e a intempérie.

A RODA MEDICINAL DA MONTANHA DOS GRANDES CORNOS

Em Estados Unidos, no estado de Uaiomem, e no Canadá, principalmente nas províncias de Alberta e de Sascacheuã, povos antigos, ao não dispor de deserto de areia pra gravar nele verdadeiros geoglifos, utilizam a técnica das pedras transportadas.

A dizer verdade, essa técnica é também praticada no Peru sobre as colinas que margeiam a estrada Panamericana, de Lima a Paracas, e se relaciona com os procedimentos pré-célticos: Cromeleches, menires, alinhamentos, recintos megalíticos.

Os desenhos representam personagens muito estilizadas, círculos, tartarugas, túmulos de pedra (quernes) ou, com maior freqüência, círculos duplos com raio. Os arqueólogos deram a esses últimos o nome de medicine wheels (rodas medicinais) ou cosmic wheels (rodas cósmicas).

Sem grande certeza se lhes atribui aos antigos índios cheienes, chochones, arapajos, corvos, etc. Mas a tradição quer que, antanho, um povo pequeno habitasse em grutas, sob essas rodas de pedra.

Os índios corvos da comarca dizem que as cosmic wheels existem desde tempo imemorial e que sempre as viram.Os que as edificaram não conheciam o fogo, asseguram, e as rodas são à imagem do Sol e dos astros.

A roda medicinal da montanha Bighorn (grandes cornos), em Uaiomem, é uma das mais bonitas. Está construída sobre uma meseta rochosa a quase 3.000m de altura, o qual a coloca, relativamente, a amparo do vandalismo turístico.Tem 24m de diâmetro e conta 28 raios e seis quernes dispostos desigualmente ao redor da circunferência.

Se pensa que o conjunto poderia ser um calendário astronômico ou uma espécie de centro cósmico onde se produziriam intercâmbios benéficos entre o Céu e a Terra. Seria uma clínica pré-histórica, como opinam os esotéricos sobre os alinhamentos megalíticos de Bretanha, e daí seu nome de medicine wheels, rodas medicinais, que lhes dá um sentido e poder terapêuticos presumidos.

É uma explicação possível mas, sem dúvida, há que pensar que esse calendário servia, também, pra fixar as horas e os dias favoráveis pra determinadas cerimônias rituais.
O templo de Estonerrenge, na Inglaterra, tinha destinação idêntica e, como as rodas medicinais, estava orientado com pedras ilhadas ou disposições de monolitos pra indicar os solstícios e os lugares por onde assomam as estrelas mais brilhantes do céu: Vênus, Sírio, Rigel, Aldebarã.

UMA CÓPIA DE STONEHENGE?

As coincidências com Stonehenge são tão numerosas, pois a roda de Bighorn Mountain é, em certo modo, uma projeção plana do monumento inglês, que arqueólogos têm considerado a possibilidade duma migração dos celtas à América do Norte.

É uma hipótese revolucionária mas que já nos era familiar, posto que há muito tempo temos a quase certeza de que os antigos povos da América procediam, em sua maioria, da Europa e que eram pré-celtas e, mais tarde, celtas.

É o que assegura o Popol Vu dos maias quichés em termos sem ambigüidade e o que permite supor a invasão dos Tuatha Dé Danann à Irlanda há mais de dois mil anos.

As tradições dos iroqueses, dos hurões e dos leni-lenapes, recolhidas nos Ármales dos jesuítas, dizem igualmente que os antigos Iniciadores na América do Norte eram homens brancos, barbudos, de olhos azuis, procedentes do lado onde se levanta o Sol, atravessaram o oceano em barcos de pedra sobre os quais cresciam árvores (barcos com mastro).

Seriam esses migrantes europeus os que teriam marcado sua marcha de nômades com milhares de círculos de pedra tendo de 5 pés a 30 pés (1,6m a 9,7m) de diâmetro.

Esses cromeleches são chamados pelos ianques os círculos de tepees (tendas ou vivendas dos índios) e se encontram em todas as grandes planícies e sobre as vertentes das montanhas desde o Canadá até o Texas.

Existem centenas sobre a vertente oriental das montanhas Rochosas, mais em forma de querne (túmulo de pedra) rodeados por círculos de 30m a 60m de diâmetro, que, como no caso da roda de Bighorn, têm 28 raios que correspondem ao número de dias dum mês lunar.

A RODA DE MAJORVILLE

A roda medicinal de Majorville em Alberta, Canadá, é maior que a da montanha Bighorn e seu centro é um querne de tamanho imponente. Sua construção se remontaria a 4.000 ou 5.000 anos, o qual nos levaria ao período em que os pré-celtas da Europa descobriram a América.
A roda da montanha Moose, nas montanhas de Sascacheuã, com um diâmetro de 60m, está sobre uma cume, a modo dum posto de observação.

Se pensa que, antanho, as rodas medicinais ocupavam todos os cumes importantes e marcavam uma via que permite ser localizada desde muito longe.

Quando os raios eram pouco numerosos estavam dirigidos até outras rodas, como pra assinalar a trilha a seguir pelas tribos migratórias.

A roda da montanha Moose não tem mais que quatro grandes raios aparentes terminados em pequenos quernes em forma de poços mas devia de ter seis em sua origem.

Seu eixo central é um importante túmulo de pedra rodeado por um círculo de pedra.O raio mais largo está orientado até o este e o solstício de verão. Outros raios indicam o lugar de Sírio, de Rigel ou de Aldebarã, o qual demonstra, claramente, o destino astronômico do monumento.

Não obstante, na América do Norte abundam tanto os desenhos antropomorfos e zoomorfos traçados com pedras que estamos obrigados a crer que esses geoglifos eram também mandalas mágicas e evocações às forças da Natureza.

AVEBÚRIA E O TEMPLO ALADO DE BARROW

Denominamos geoglifo tudo o que está desenhado sobre o solo, seja em baixo ou alto relevo, se tendo adotado essa denominação a propósito de Nasca.
Em realidade, Nasca é melhor um desenho que um glifo, e as rodas mágicas de América não são gravadas, senão construídas.

O homem é um arquiteto e um geômetra e sua civilização está, principalmente, representada pelo que desenha ou edifica sobre o solo. Em resumo: O que fica quando quase tudo desapareceu! Nossos antepassados sempre tiveram a preocupação de se expressar escavando linhas de fossos ou, ao contrário, alçando taludes.

Avebúria, o grande centro céltico da Inglaterra, está delimitado por um valado circular de 470m de diâmetro que é um imenso e profundo fosso (glifo).
O templo alado de Barrow, no Lincolnshire é, à vez, um hieroglifo e um geoglifo formado por taludes e fossos, com um círculo central de 70m de diâmetro e asas duma centena de metros de largo.

Esses geoglifos, e existem muitos mais, são parentes próximos, com suas alamedas em forma de serpente, das antigas construções tumulares dos montículo builders.

Por outra parte, a edificação dum talude ou dum túmulo implica, como contrapartida, a escavação dum fosso, tanto é assim que o estudo das diferentes nascas não poderia se dissociar da dos morros funerários, dos montículos, dos salientes e ressaltados.
Stonehenge, como quase todos os monumentos megalíticos, é um templo em relevo inscrito num geoglifo.

FOSSO, TERTRE, CROMELECHE, PIRÂMIDE E GEOGLIFO

A nasca da Inglaterra, que está representada por fossos, efígies de gigantes e imagens de animais, parece constituir o elo duma cadeia que, começando na antiga Céltida européia, se prolonga através do oceano, primeiro até o Canadá, depois Estados Unidos, México, Colômbia, Peru e Chile.

Em seu arranque, se encontra o fosso (geoglifo) e sua contrapartida, o talude ou tertre (túmulo funerário), em toda parte onde habitaram os celtas e seus predecessores árias.

Com Stonehenge, Avebúria e os fossos pré-históricos, se encontra a construção emergente: Templos, túmulos, dolmens e a escritura em relevo, alamedas de pedra, alinhamentos de menir, recintos megalíticos, cromeleches, quernes e, mais tarde, recintos galos.

Passado o Atlântico, se entra no país dos Tertres onde eram originários os Tuatha Dé Danann, invasores e civilizadores dos celtas.

De feito, o país dos Tertres se estende até o México e, inclusive, até o Peru.
O fosso na América do Norte adquire uma importância considerável e o túmulo se multiplica se convertendo em montículo e pedestal de terra suportando um templo.
Robert Claiborne em Les premiers américains (Os primeiros americanos)apresenta o plano duma cidade fortificada do estado ianque de Ilinóis: Cahokia, que prosperava a este de São Luís, entre os anos 900 e 1100 de nossa era.

Cahokia, reconstituída com ajuda de documentos e comprovações arqueológicas é, exatamente, Chichén Itzá ou qualquer outro centro maia do México.
Ademais das casas, se vê, construído no ápice dum tertre de grava, o templo ao que se acessa por uma escada monumental, como em Palenque, em Chichén Itzá, em Caaba, em Uchmal.

O tertre construído em andares sobre uma superfície de 6ha, precisa a lenda da ilustração que dá, ainda, os detalhes seguintes a propósito dum enterro:

«A procissão franqueia outros montículos de cerimônias que possuem a forma dum terrapleno, duma plataforma, duma série de terraços. O cortejo se detém ante o tertre dos sacrifícios. Ali a esposa e os familiares do chefe serão imolados e depois sepultados com o defunto no montículo funerário de forma cônica que está no outro lado da avenida. Atrás do tertre funerário...»

Acrescentamos que o texto fala também de quatro outros montículos situados no exterior das muralhas e, por último, dum observatório «utilizado pra calcular a data mais favorável pra semeadura».

Muito curioso. E quanta coincidência!

Com efeito, esses tertres pululavam, antanho, na Europa. Esses templos sobre pedestais (impropriamente denominado pirâmides), encontrados, igualmente, aos milhares, em México, ao mesmo tempo que as construções piramidais típicas, idênticas quase, de Plouezoch (Finisterra), Cahokia (Estados Unidos), Monte Albano, Teotiuacão (México), Rumicucho (Equador), Moche, Macho-Picho, Kenko (Peru) e nos povoados incas da região de Nasca (e na própria Nasca).
E, nesses mesmos lugares, padronizamos, também, nossos misteriosos geoglifos gravados ou, perdão pelo barbarismo, traçados em relevo, dolmens (México, Colômbia), menires, recintos megalíticos (La Venta, Iucatão...).

Em resumo: Toda continuidade coerente, todos os elos duma cadeia que estaríamos tentados em qualificar de pré-céltica.

Essa similaridade de caracteres é a que pode nos ajudar a compreender Nasca, posto que os geoglifos estão entrelaçados ao conjunto.

(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!