17 de novembro de 2012

TRATADO DE NUMEROLOGIA CABALÍSTICA II

6- Arcano IV
O IMPERADOR

O imperador sentado no seu trono trabalhado na rocha demonstra o reinar sobre o mundo da matéria.

O símbolo de Áries decorado no trono índica a virilidade, o poder sexual. Em mãos um símbolo fálico (cetro) e um uterino (orbe).

Arcano IV é o misterioso e santo Tetragrammaton.

O nome do Eterno tem 4 letras: Iod, He, Vau e He.

Tetragrammaton

Iod é o homem
He é a mulher
Vau é o falo
He é o útero

A Cruz tem 4 pontas, indicando cada um dos elementos:

terra,água, fogo e terra, cruz que devemos lançar sobre as costas, a própria iniciação.

Vemos também 4 animais sagrados tanto da esfinge egípcia quanto na de Ezequiel.

Abaixo, desenho de Eliphas Levi representando a esfinge de Ezequiel.
O leão oculta o enigma do fogo.

O homem oculta o mercúrio da filosofia secreta.

A águia indica o ar.

O touro indica a terra

O evangelho de Marcos é simbolizado por um leão (fogo)

O evangelho de Mateus por um jovem (água)

O evangelho de João por uma águia (ar)

O evangelho de Lucas por um touro (terra)

Os 4 evangelhos simbolizam os 4 elementos da natureza e a realização da grande obra (Magnum Opus).

Temos também as 4 leis do karma que são:
"(...) A lei de ação e consequência governa o curso de nossas variadas existências e cada vida é o resultado da anterior ...".
"(...) Fazes boas obras para que pagues tuas dívidas ..."." (...)Quem tem capital com que pagar, paga e sai bem nos negócios; quem não tem com que pagar, deve pagar com dor ...".
"(...) Para o indigno todas as portas estão fechadas, menos uma: a do arrependimento...Pedi e dar-se-vos-á; golpeai e abrir-se-vos-á."

As 4 verdades budistas são a base de toda a doutrina búdica do Nirvana. Elas são, diz o livro da Prajña-Pâramitâ:

1- A existência da dor
2- A produção da dor
3- A aniquilação da dor
4- O caminho da aniquilação da dor

O que nos faz sofrer senão os próprios defeitos psicológicos que carregamos dentro? O ego animal, o falso eu é a causa de toda dor.

A soma dos ângulos de qualquer figura que tenha 4 lados é sempre 360 graus.

Cabalisticamente temos:

3+6+0= 9.
Nome é o número da alquimia sexual, dos escolhidos, dos 144mil imaculados (1+4+4+0+0+0= 9)
que diz o livro do apocalipse.

(Falaremos detalhadamente no Arcano IX)

Letra hebraica: Heh
Som relacionado: Dó maior
Décimo quinto caminho, de Tiphareth a Hocmah

O décimo quinto caminho é a Inteligência Constituinte, ela constitui a substancia da criação na completa escuridão.

Características positivas: Realização, Efeito,Desenvolvimento, Estabilidade, Honestidade, Apoio,Organização.

Características invertidas: Bloqueio, Impedimento,Imaturidade, Falta de energia, Indecisão, Incompetência, Limitação


7- Arcano V

O HIEROFANTE

Sentado num trono que fica entre dois pilares dos opostos, o hierofante faz o sinal da benção e da suprema autoridade com sua mão direita, na mão esquerda empunha a cruz patriarcal dos quatro elementos.

Vestido com vestes de um supremo pontífice, tem diante de si dois padres ajoelhados, simbolizando as naturezas intelectuais e de desejo do homem.

Estudando o pentagrama analisaremos o homem que se levanta da trilha espiritual.

Vemos a semelhança das pontas da estrela com braços, pernas e cabeça.
O inverso, o pentagrama de cabeça para baixo, é símbolo da magia negra, indicando que o homem está direcionando sua cabeça ao abismo.

É a própria caída do homem na ilusão da matéria e na perdição espiritual.

“Como caíste tu do céu, estrela brilhante, que eras tão esplêndida em teu nascimento”. (Isaías 14.12)

A Torá do Antigo Testamento
é constituída do Pentateuco, os cinco livros de Moisés.

Jesus com cinco pães alimentou quatro mil pessoas.

Cinco cruzes são gravadas nas pedras dos altares como lembrança dos cinco estigmas.

Para os autores medievais que tratam da simbólica, os cinco sentidos do homem se refletem nas cinco pétalas de inúmeras flores.

Letra Hebraica: Vav
Som Relacionado: Dó sustenido

Décimo sexto caminho: De Chesed a Hokmah

O décimo sexto caminho é a Inteligência Triunfal ou eterna, além da qual não existe outra glória igual a ela, que também é chamado de Paraíso preparado para os justos.

Características positivas: Misericórdia, Beneficência, Bondade, Gentileza, Poder Espiritual, Espiritualidade, Novos aprendizados, Justiça, Inteligência analítica, Dever moral,Convencionalismo, Liderança Espiritual.

Características invertidas: Fraqueza, Generosidade tola, Vulnerabilidade, Fragilidade, Irracionalidade, Projetos retardados,Calunia, Revolta.


8- Arcano VI
OS AMANTES

Na ilustração de um homem e uma mulher nus representam a alma masculina que é a alma humana (Copo Causual ou Manas Superior) e a alma espiritual que é feminina (Corpo Búdhico ou Budhi), pertencentes à Atman (o Espírito, o próprio Pai) que são advindas da Mônada, cada individuo tem 7 corpos (ver detalhadamente em Arcano VII).

O Anjo caracteriza o Atman em presença de sua alma masculina e feminina. Para fazer o ‘‘casamento’’ dessas almas deve-se subir a kundalini do corpo budhico e a do corpo causal, a cerimônia ocorre nos mundos internos como uma cerimônia iniciática.

‘‘Quando transformardes o masculino e o feminino em um só, de forma que o masculino não seja masculino e o feminino não seja feminino,... Então entrareis no Reino de Deus.’’ (Evangelho de Tomas)

''Por isto, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher;e os dois serão uma só carne. Assim, já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu.'‘ (Mateus,C.19,V 5 e 6)

A árvore da alegoria de Adão e Eva, atrás da mulher e atrás do homem uma árvore em chamas, símbolo da natureza intelectual espiritual. A montanha no indica ascensões mais elevadas que o par deve alcançar, representa também a própria montanha iniciática.

Vemos o arcano 6 no sagrado símbolo O SELO DE SALOMÃO que é dado ao Iniciado que passa por provas muito difíceis no astral. Estudemos o símbolo:

Notamos 3 pontas para cima somado as 3 pontas para baixo, dando como resultado 6.

O triângulo voltado para cima representa a trindade Superior: Pai, Filho e Espírito Santo.

O triângulo voltado para baixo representa os 3 traidores: demônio do desejo( do corpo astral), demônio mental( do corpo mental) e desejo da má vontade( corpo causal).

''E vi sair da boca do Dragão, da besta e da boca do falso profeta, três espíritos imundos (ego do corpo astral, mental e causal), semelhantes a rãs.” (Apocalipse, cap. 16 V)

No Arcano 6 está a escolha individual de servir ao Pai ou ao ego animal.

Inúmeras vezes na nossa caminhada espiritual nos encontramos diante de situações das quais não temos nenhuma firmeza de decisão, para optarmos. Ai ficamos cara à cara com o Arcano 6, conhecido também como ‘‘ A Indecisão’’.

Ficamos entre trilhas que podem ter grande interferência no nosso trabalho Interno, como relações amorosas, profissionais,condutas sociais e morais, e ate mesmo entre a estrada do acerto e do delito, mediante o livre-arbítrio da alma .

Pode haver dúvida e desespero a domar, tirando a lucidez e calma do caminhante.

Bhagavad Gita Cap.I:

Diz Arjuna a teu mestre:
''As minhas pernas tremem, os meus braços não me obedecem; a minha face está em agonia; a febre queima-me a pele; os pensamentos se confundem no meu cérebro;todo o meu corpo está em convulsões de horror; o arco cai das minhas mãos.''
Cap II

1.Krishna, cheio de amor, piedade e compaixão, disse a Arjuna, vendo a sua tristeza e as lágrimas nos seus olhos:

2.''Donde te vem, ó Arjuna, esta pusilanidade? Esta fraqueza, indigna de um homem, faz-te infeliz, pois te fecha as portas do Céu.

15.O homem que não se deixa mais atormentar pelas coias-que se conserva firme e inabalável no meio do prazer e da dor ,- que possui a verdadeira igualdade de ânimo: esse,crê-me, ENTROU NO CAMINHO QUE CONDUZ À IMORTALIDADE.’’

Precisamos consultar auxílio divino como fez Arjuna, em especial ás Divindades Internas.

Façamos nossas orações, meditemos, jejuemos, pediremos ao Pai que nos mostre em nossos sonhos o que devemos escolher,qual caminho seguir.

É importante ficarmos atentos a cada momento do dia, nos mínimos detalhes O sentiremos, O perceberemos que Ele está a nos falar.

Letra Hebraica: Zain
Som relacionado: Ré maior
Décimo sétimo caminho, de Tiphareth a Binah

O décimo sétimo caminho é a Inteligência da Eliminação, que proporciona Fé aos justos, que são revestidos por ele com o Espírito Santo

Características positivas: Sábias disposições, Provações, Tribulações vencidas, Momento de escolha, Liberdade, Confiança, Beleza, Perfeição, Renuncia de prazeres, Otimismo.

Características invertidas: Planos imprudentes, Falha ao ser posto á prova, Insatisfação, Separação, Tentações perigosas


9- Arcano VII

O CARRO

Numa armadura um guerreiro real viaja puxado por duas esfinges, uma escura e a outra branca, indicando as polaridades masculino e feminino, também pode ser entendido como as paixões que devem ser domadas com o bastão em mão, o bastão da vontade.

As muralhas ao fundo mostram que deixou para trás o mundo da forma para conhecer novas regiões (espirituais).

No arcano 7 o iniciado recebe a Espada flamejante nos mundos internos.

No jardim dos prazeres da Alquimia encontramos a palavra VTRIOL (contem 7 letras), que vem a ser um acróstico da frase: Visita interior à terra e ‘rectificatur invenies ocultum lapidum’ (Visita o interior da terra o qual retificando encontrarás a pedra oculta’).

Em seu livro Testamentum, Basílio Valentin assinala as excelentes propriedades e as raras virtudes do Vitriolo:

“É um notável e importante mineral a que nenhum outro na natureza poderia ser comparado, porque o Vitriol se familiariza com todos os demais metais mais que todas as demais coisas. Alia-se intimamente com ele, pois de todos os demais metais pode obter-se um vitriol ou cristal, já que se conhecem como uma só e a mesma coisa.

O vitriol é preferível aos outros minerais e deve conceder-se-lhe o primeiro lugar depois dos metais. Pois embora todos os metais e minerais estejam dotados de grandes virtudes, o vitriol é o único suficiente para fazer-se a Bendita Pedra, o que nenhum outro no mundo poderia conseguir por si só. A este propósito digo que é preciso que imprimas vivamente este argumento em teu espírito, que dirijas por inteiro teus pensamentos ao vitriol metálico e que recorde que confiei-te este conhecimento, de que se pode de Marte (homem) e Vênus(mulher) fazer um magnífico vitriol, no qual os três princípios se encontrem e que servem para o nascimento e produção de nossa Pedra” (Moradas Filosofais. Págs. 483 e 484).

Na terra filosófica (organismo humano) encontraremos a pedra filosofal (sexo).Quando Jesus disse a Pedro: ‘‘ Pedro tu és pedra’’, como grande alquimista e ocultista que Jesus é, quis dizer Ele, que Pedro tinha o segredo da pedra filosofal, o próprio nome Pedro tem origem do nome pedra. E quando disse Jesus: ‘‘Sobre esta pedra erguei a minha igreja’’, quis dizer Ele que a base de sua igreja deveria ser a Alquimia Sexual. São Pedro tem a chave do céu, do paraíso, e a chave é a Alquimia Sexual.

Vemos que Constantino junto dos cleros utilizam a interpretação literal deste trecho bíblico para dar sustentação e criação da Igreja Católica, que não fez outra coisa senão adulterar a doutrina de Jesus afim de dar apoio aos dogmas para manter a integridade da igreja e assim fortificar o império romano que estava em crise.

As 3 maiores pirâmides do Egito significam as 3 montanhas iniciáticas (ler a obra ‘‘As 3 Montanhas’’ de Samael Aun Weor).

PRIMEIRA MONTANHA
No início tem de se erguer 7 kundalinis.(uma kundalini para cada corpo: 1-físico, 2- etérico, 3- astral, 4-mental, 5-Causal, 6- Budhico e 7-Atman). Assim encarnamos nosso Íntimo e criamos os corpos de FOGO.

SEGUNDA MONTANHA
Os corpos de fogo morrem para se erguer outras 7 kundalinis e formar os corpos de OURO. Assim encarnamos o nosso Cristo, o Pai, nosso Deus Interno. Poucos O encarnaram. Jesus encarnou o Cristo, seu Pai interno, na segunda montanha iniciática.

TERCEIRA MONTANHA
Os corpos de ouro morrem para se erguer novamente 7 kundalinis e formar os corpos de LUZ. Assim nos libertamos, voltamos a Mônada. E cada pirâmide representa os 7 corpos e suas respectivas kundalinis que o iniciado deve erguer com a Alquimia Sexual. Vejamos:


1 – CORPO ATMICO
É o Corpo onde reside a Mônada humana (centro de força do Logos), nosso Deus Oculto que nos dá a Vida e a Autoconsciência.

2 - O CORPO BÚDICO
A palavra buddhi vem do sânscrito e traduz-se por sabedoria. Este é o corpo da Sabedoria divina, da intuição, dos lampejos divinos e dos sentimentos superiores. É a contraparte superior do Corpo Astral ou Emocional. É a sede do Amor Incondicional pelo Criador e pelo próximo, da Renúncia, do Perdão, da Pureza, da Síntese, da Unidade.

3 - O CORPO MANÁSICO OU CORPO MENTAL SUPERIOR OU CORPO CAUSAL
É o corpo da nossa Mente Abstrata, que pode ligar-se à Fonte Suprema e captar diretamente o Conhecimento Universal, sem esforço intelectual de qualquer natureza.

Neste corpo atuam os Mestres, filósofos e gênios que trazem novas revelações ou novos aspectos da Verdade Universal à Humanidade. A prática da meditação é a principal porta de acesso a este corpo. Neste corpo reside o nosso Anjo Solar, ou nosso Mestre Interno, ou nosso Eu Superior.

4 - O MENTAL CONCRETO OU CORPO MENTAL INFERIOR
É o veículo do pensamento. Com uma estrutura mais sutil e menos definida, ele contém nossos processos mentais, nossas ideias e geralmente aparece aos videntes na forma de uma auréola dourada. Este corpo possui 7 subdivisões.

Estas subdivisões ou subplanos inferiores constituem propriamente o MENTAL INFERIOR, que é dissolvido em cada encarnação, enquanto que as três subdivisões superiores constituem o imortal MENTALSUPERIOR ou CORPO MANÁSICO.

Ali residem os pensamentos nossos de cada dia, ou seja, as preocupações, o raciocínio prático, lógico, analítico, egoísta,calculista, enfim o tipo de pensamento que gera carma e mantêm-nos afastados de TRÍADA SUPERIOR. A sua contraparte superior é o CORPO MENTAL SUPERIOR (Mental Abstrato, ou Corpo Causal, ou Corpo Manásico).

5 - O CORPO ASTRAL
O Corpo astral interpenetra o corpo etérico. É o veículo das emoções, desejos e paixões; corresponde exatamente à matéria física que a interpenetra, cada variedade de matéria física atrai matéria astral de densidade correspondente. Tem a forma ovoide e é constituído de radiações coloridas que os videntes descrevem quando observam a aura. Nos homens mais primitivos sua constituição áurica é grosseira.

É a sede dos instintos, das emoções fortes, desejos e paixões. O amor terreno que vibra egoisticamente, com necessidade de posse,ciúmes, autopiedade, etc, tem origem nesse corpo. À medida que evoluiu e seus sentimentos começam a se expressar nos subplanos superiores, o indivíduo sublima este corpo e começa a ligar-se à sua contraparte superior, ou Corpo Búdico (ou Corpo Intuicional,ou Corpo Crístico), sede do Amor Universal incondicional.

6 - O CORPO ETÉRICO
É o veículo do prana, da força vital universal (o Ki do ReiKI). Este corpo absorve o prana ou vitalidade e o distribui pelo corpo físico. É a ponte entre o corpo físico e o corpo astral, transmitindo a consciência dos contactos e as sensações físicas ao corpo astral. Inversamente, também transmite a consciência astral e dos corpos superiores ao cérebro físico e ao Sistema Nervoso.

7 - O CORPO FÍSICO
Serve para nos manifestarmos no plano tridimensional, chamado comumente plano denso, que é onde a matéria tem sua completa manifestação. É claro que este veículo é adaptado para este plano físico. Ele é o laboratório, através dele poderemos trabalhar nossa evolução.

Temos 7 gênios planetários no nosso sistema solar, Mônadas de alta hierarquia: Gabriel (Lua); Raphael (Mercúrio); Uriel (Vênus); Michael (Sol); Samael (Marte); Zachariel (Júpiter); Orifiel (Saturno);

Talismãs para trair forças planetárias :Sol – Ouro Lua - Prata

Marte – Ferro
Vênus – Cobre
Mercúrio – Azougue
Júpiter – Estanho
Saturno – Chumbo

Devemos transmutar os 7 vícios ou pecados capitais, que representam as 7 cabeças da hidra que Hercules cortou :
Orgulho: Fé solar e humildade de Cristo
Avareza: Esperança e altruísmo
Luxúria: Castidade
Cólera: Amor
Preguiça: Prudência
Gula: Temperança
Vaidade: Simplicidade

Conhecemos também os 7 selos de São João, do Apocalipse.

Falta apenas o sétimo para ser lacrado, que se caracteriza pela chegada de Hercólubus, a catástrofe final (ver na obra Enteléquia).

7 cores tem o prisma: as mesmas do arco íris (Vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou indigo) e violeta).

São 7 trombetas apocalípticas.

São 7 livros que constituem o Antigo Testamento.

São 7 véus de Isis

Significado das cores:
Vermelho: libertação das paixões e vitória do amor
Laranja: libertação da raiva e dos sentimentos de ira
Amarelo: libertação da ambição e do materialismo
Verde: saúde e equilíbrio do corpo físico

Azul : encontro da serenidade
Lilás: transmutação da alma, libertação da negatividade
Branco: pureza, encontro da Luz.

O templo de Salomão foi construído em 7 anos.

Ao lado, os dois pilares do Templo de Salomão (Jachin e Boaz). Entre ambos, os 7 pilares do tabernáculo, representando os sete planetas (gravura rosacruz).

Temos 7 dias na semana. No sétimo dia Deus descansou (dito alegórico).

A oração do Pai Nosso ensinada pelo Mestre Jesus contem 7 preces sagradas.

É dado a cada planeta 7 raças-raiz para atingir a evolução planetária, no planeta Terra segue (Detalhes no livro Enteléquia):
1 raça-raiz: Protoplasmática
2 raça-raiz: Hiperbórea
3 raça-raiz: Lemuriana
4 raça-raiz: Atlante
5 raça-raiz: Ária, a atual.
6 raça-raiz: futura raça
7 raça-raiz: depois da sexta


Cada Raça-raiz divide-se em 7 sub-raças-raiz, cita sobre as sub-raças da atual raça-raiz (Ária):

‘‘ A primeira sub-raça se desenvolveu no Planalto Central da Ásia,de forma mais concreta na região do Tibet, e teve uma poderosa civilização esotérica.

A segunda sub-raça floresceu no sul da Ásia, na época pré-védica,e então foi conhecida a sabedoria dos Rishis do Hindustão, os esplendores do antigo Império Chinês etc.

A terceira sub-raça se desenvolveu maravilhosamente no Egito (de direta ascendência atlante), Pérsia, Caldéia etc.

A Quarta sub-raça resplandeceu com as civilizações da Grécia e de Roma.

A Quinta foi perfeitamente manifestada com Alemanha, Inglaterra e outros países.

A Sexta resultou da mescla dos espanhóis com as raças autóctonesda Indoamérica.

A sétima está perfeitamente manifestada no resultado de todas essas mesclas de diversas raças, tal como hoje o podemos evidenciar no território dos Estados Unidos.’’

Na China, enquanto número ímpar, o sete está associado ao princípio masculino, yang, mas representa a sucessão de anos da vida da mulher: ao cabo de 2 x 7 anos começa “a vida yin”(primeira menstruação), que termina após 7 x 7 anos(menopausa). O quarenta e nove (7 x 7) aparece também no culto aos mortos, pois a partir do sétimo dia do falecimento e até o quadragésimo nono, eram feitas festas de oferecimentos em memória do defunto.

A série de sete planetas é, na China, menos tradicional que a série mais antiga que comporta apenas os cinco planetas e à qual se atribui influência indiana. Aqui no ocidente é bem popular a missa do sétimo dia.Entre os judeus, o setenário oriental se manifesta no candelabro com sete braços (a Menorá) que remete à divisão das quatro fases da revolução lunar (28 ÷ 4 = 7).

(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!