24 de agosto de 2012

A BARCA DE RA III


A grandeza dessa civilização ultrapassa nossa compreensão e se projeta ao infinito, nas profundezas dos mistérios cósmicos, onde suas barcas sagradas continuam navegando, na sua incessante busca dos Campos Celestiais e no profundo anseio de sua união com os deuses que, em verdade, representam os atributos do Deus Único.

O egiptólogo Alan Shorter nos diz que nos relatos dessa jornada de RA ao submundo, deparamo-nos com uma hoste de misteriosos seres, enquanto lagos de fogo, vítimas sacrificadas e cem números de serpentes compõem juntas, um verdadeiro pesadelo.

Houve variações desse mito, como o Livro dos Portões, o Livro da Noite e também O Livro das Cavernas. Todos tinham o mesmo intuito de incluir a alma do morto na barca solar de Rá para que pudessem atravessar o Duat.


A primeira versão do Livro da noite, que sabemos vem de Osireion em Abidos, e cobre apenas até a hora nona da noite (Farei um resumo deste livro em breve).

Descrições extraídas de " O Túmulo de Ramsés VI ", p 227 et seq. A. Piankoff, para versões mais antigas do trabalho (decoração do terceiro corredor – Livro das Portas e Livro de Amduat.

O Duat é uma vasta área sob a Terra, ligados à Nun, as águas do abismo primordial, o Duat é o reino do deus Osíris e da residência de outros deuses e seres sobrenaturais. É a região através da qual o deus-sol Ra viaja de oeste para leste durante a noite.


Duat também é o lugar por onde as almas passam para o julgamento após a morte, embora não seja toda a extensão da vida após a morte. Os espíritos podem ir e vir entre os mundos físico e Duat.

A geografia do Duat é similar em linhas gerais para o mundo os egípcios conheciam. Há características realistas, como rios, ilhas, campos, lagos, montes e cavernas, juntamente com lagos fantásticos de fogo, paredes de ferro e as árvores de turquesa. No livro de duas maneiras, um dos Textos de Coffin, há mesmo uma imagem do mapa-como do Duat.

O morto deve passar por uma série de portões guardados por perigosos, retratados como corpos humanos com cabeças grotescas de animais, insetos, tochas e demônios. O objetivo é chegar ao final do 12º portal para a pesahem do coração e o julgamento.


Neste ritual, o coração do defunto era pesado por Anubis, usando uma pena, o que representa Ma'at, a deusa da verdade e da justiça. O coração se tornaria fora de equilíbrio devido a uma falha de seguir Ma'at e qualquer coração mais pesado ou mais leve que sua pena foram rejeitadas e comido pelos Ammit, o Devorador de Almas. Aquelas almas que passaram no teste seria permitido viajar em direção ao paraíso de Aaru.

O calendário egípcio é dividido a cada dia em vinte e quatro horas, doze para o período de luz solar, que cortou o céu Ra em seu barco durante o dia, e 12 sobre o mundo do além, quando o sol atravessou as regiões escuras no Duat o barco durante a noite. O Livro de Amduat estabelece as doze divisões correspondentes às doze horas da noite, dando uma descrição de cada uma delas. A estrutura é muito semelhante aos outros dois reais textos funerários da literatura do Novo Reino, O Livro de Gates e do Livro das Cavernas, mas aqui o sol não tem que passar por qualquer porta. Cada divisão é representada em três registros, exceto para a primeira vez que inclui trimestre recorde adicional.


O centro inclui o caminho do barco pelo rio de Duat, assimilado do Nilo, mas apenas nas segunda e terceira hora de funcionamento através da água, aparece em um pequeno retângulo que representa a água. Apenas algumas horas rebocado no quarto, quinto, oitavo e décimo segundo.

Ao contrário de outros textos, em que a representação do barco é sempre o mesmo, no livro de horas Amduat pode variar. A comitiva que o acompanha é composta normalmente por estrada Opener (Upuaut), Sia, A Senhora do Barco, a carne de Rá, representado como um símbolo de carneiro cabeça Ba, Horus de Louvores, El Toro Verdade, The Watcher, Hu eo Guia de la Barca. Há exceções, como na segunda hora, que são Isis e Nephthys como duas cobras. No primeiro, a proa do barco é coberto por uma esteira de junco, e do segundo, tanto o arco como a popa, com flores de lótus, exceto o quarto final e quinto que é uma cabeça de cobra. A imagem típica de uma cobra em torno do deus só aparece a partir da sétima divisão.

Outra das obras que narra essa viagem é chamada modernamente de Livro de Him no Inferno e, entre outras coisas, ela descreve as serpentes que habitavam o além-túmulo. As paredes da tumba de Tutmósis III (c. 1479 a 1425 a.C.) imitam um enorme papiro com cenas desse livro. Em resumo, todos os citados mencionam o seguinte:


Os barcos sagrados do deus sol são chamados de Mandjet e o Mesektet. O Mandjet era o barco que Rá utilizava para atravessar o céu e o Mesektet era o barco que levava Rá até o submundo. O barco solar (Mesektet) que viajava ao submundo é constantemente retratado no “Livro dos Mortos”, onde ele levaria o morto em seu caminho na busca da vida eterna.

A viagem se manifesta em três entidades diferentes: a aurora era Khepri , ao meio-dia, Horajti e ao anoitecer, Atum . Para os egípcios, todas as noites quando o sol se punha significava que Rá travaria mais uma grande batalha contra a serpente do caos, Apópis.

Segundo os documentos, o inferno dividia-se em 12 regiões que correspondiam às 12 horas da noite e o deus-Sol levava uma hora para atravessar cada uma delas.

O Amduat dava detalhes do que o deus iria encontrar durante a jornada de 12 horas no Duat (lugar de trevas, onde existiam diversos demônios, conhecido também como submundo). Assim como Rá, os Faraós começaram a associar o Amduat com a sua própria vida e o livro servia para que o faraó morto soubesse os nomes dos deuses bons e ruins que iriam encontrar na passagem junto com Rá. Nesse trajeto os demônios procuravam obstruir sua passagem e impedir que ele ressurgisse na Terra no dia seguinte.

Ao pôr-do-sol o deus passava da barca do dia para a barca da noite e, junto com outras divindades, navegava nas águas subterrâneas através das regiões das horas noturnas, iluminando o mundo das sombras e vencendo as criaturas hostis.


Nessa jornada, enquanto visitava o reino dos mortos, a divindade lutava contra vários demônios que tentavam impedir sua passagem. As serpentes estavam entre os adversários mais perigosos e o demônio líder de todos eles era a grande serpente Apófis. Ela era a serpente que habitava o Nilo celeste e algumas vezes surgia do fundo das águas para atacar o deus-Sol e fazer sua barca soçobrar. Gigantesca, ela acaba sendo derrotada pelo deus Seth, que, na proa do barco solar, a trespassa com o arpão.


Na morte, a noite tomava forma de um carneiro Rs ( Auf-Ra ) e, introduzido na boca do céu (Nut), lutava com a serpente Apophis , que vivia nas águas profundas de Nun. Apophis tentava impedir a saída do novo dia. Era a eterna luta entre a luz e as trevas. Caso Apophis vencesse, as trevas reinariam sobre o mundo.

Durante a viagem, Upuaut (Ofois) viajava na popa do barco "abrindo caminhos". Durante as 12 horas de escuridão o Deus visitou as 12 regiões de Duat, habitadas por terríveis monstros que tentavam deter o avanço do barco. Ra renasce a cada manhã como um novo sol.

Ao iniciar a viagem a divindade já sai acompanhada por serpentes, mas estas são suas companheiras: 12 deusas com forma de ofídios cujo trabalho consiste em iluminar a escuridão.



Segundo inscrições do Livro da Noite: Tendo sido engolido por Nut, o sol começa a turno da noite no corpo da deusa do céu. Nas representações, a região da noite, que atravessa o deus sol, ocupa o espaço entre os braços e as pernas de Noz. O espaço ocupado pelo Livro da noite é dividida em retângulos com longas listras verticais representam os onze registro Sebehets ou portas (imagem acima).
(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!