12 de setembro de 2010

A ESCADA


Uma das passagens mais marcantes bíblica é a de Jacob e a escada. Jacob está prestes a embarcar em seu exílio pessoal de sua família e da terra para entrar no mundo corrupto Laban. Imediatamente antes da partida Israel ele repousa sobre o futuro do Monte do Templo em Jerusalém, que foi também o local da ligação de seu pai, Isaac. Jacob adormece e sonha com uma escada com anjos subindo e descendo.

Classicamente, essa cena é interpretada como a partida e elevação dos anjos que acompanharam Jacob em Israel e na descida dos anjos que iriam acompanhá-lo em suas viagens. Cabalisticamente esta escada ", ou sulam, representa a escada dos mundos , o Seder Hishtalshalut e é a ligação entre G-d (na Cabala, G-d é referido como o Ein Sof, significando o Ser que "não tem fim) e do etéreo com o nosso mundo físico.

A escada conceitual sugere que se pode subir e descer, mas o objetivo da subida está a ganhar uma perspectiva mais elevada, uma visão de cima. O objetivo da descida é para cumprir o propósito da criação. Na verdade, ambos são essenciais. Só quando subimos a escada da criação se tem uma verdadeira percepção da realidade, permitindo uma perspectiva mais nítida e mais focada na reentrada na esfera terrestre.

Esta subida e descida é tradicionalmente chamada de oração. No nível mais básico, a oração está voltada para Deus, para pedirmos ajuda. Em um nível cabalístico , o objetivo da oração é para prender a alma à sua fonte e de aperfeiçoar e elevar a natureza crasso de unidades de um e as paixões mais vis. Estas duas metas são indissociáveis.

Através de elevação e ascensão - se pode aperfeiçoar o caráter por meio de uma compreensão mais profunda da finalidade da criação. Assim, os Cabalistas escrevem que o conhecimento da cadeia de criação é um grande Mitzvah, na medida em que leva o homem a "conhecer Deus, o amor ", e ficar admirado com ele.

Na verdade, nenhum mortal tem a noção do próprio D'us. O que se entende pela expressão "conhecer Deus "está a ser plenamente consciente e sensível às ShechináEa integração total que a presença em todos os escalões da experiência humana. É por isso que nós rezamos todos os dias.

O homem está numa encruzilhada da criação. Seu corpo é feito de terra, enquanto sua alma era literalmente soprou- lhe por D'us. O Homem encarna o céu e a terra e em sua programação diária oscila entre os dois. Às vezes ele é espiritualmente elevado e distante do cotidiano. Em outras ocasiões, ele está totalmente imerso no pântano materialista. Como pode manter-se um ser humano saudável/equilíbrio Divino? A abordagem mística a esta pergunta é a partir de uma perspectiva totalmente diferente e nova.

A Cabala explica que essa fusão ocorre no reator de oração. Ao subir a escada de turismo do mundo "superior", nível após nível, a vista do alto é deslumbrante. O mundo material é quase uma piada, pateticamente insignificante na enorme Luz Divina acessível nos reinos mais elevados. No auge da meditação, a alma experimenta um êxtase espiritual tão poderoso que pretende vencer e deixar o recipiente terreno.
E então, na altura do vôo, dissolve-se em reverência, diante do Todo-Poderoso. Todas as noções de ego e self são dissipadas e o sentimento que permeia é um dos Atzmut apenas. Nesse nível, percebe que a finalidade da criação é para o Nefesh Elokit a descer através dos mundos, tornar-se revestida no corpo terrestre, e imersos em rotina diária.

No judaísmo, a ação é a coisa principal. O místico não é o asceta com a cabeça nas nuvens, mas sim entende que um conhecimento profundo dos reinos mais elevados traz um envolvimento muito mais rico neste mundo. É precisamente no mais baixo "de todos os reinos" que se pode fazer uma morada para o Divino. Isto é conseguido pela descida da alma e da sua transformação física das trevas para a luz espiritual, do amargo para o doce.

Podemos agora compreender por que razão a Cabala anatomicamente traça os caminhos do céu. Através do estudo desta cadeia e meditar sobre ela , torna a todos totalmente sensibilizados para a Shechiná, bem como conscientes de que não só é a própria finalidade, mas a finalidade de toda a criação .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua atenção!
Paz Profunda!